Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/5210
Tipo do documento: Dissertação
Title: Diálogos sobre a redação do ENEM: representações sociais de alunos do Ensino Médio de um Campus do Instituto Federal do Paraná
Other Titles: Diálogos sobre la redacción del ENEM: representaciones sociales de los estudiantes de secundaria del Instituto Federal de Paraná
Autor: Silva, Claudia Candido da 
Primeiro orientador: Baumgartner, Carmen Teresinha
Primeiro membro da banca: Baumgartner, Carmen Teresinha
Segundo membro da banca: Costa-Hübes, Terezinha da Conceição
Terceiro membro da banca: Saleh, Pascoalina Bailon de Oliveira
Resumo: O interesse pelas representações sociais acerca da redação do ENEM surgiu após observação dos dados publicados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) nos últimos quatro anos, os quais indicam que uma parcela significativa dos candidatos que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) enfrentou dificuldades na produção da redação. A investigação sobre as representações sociais acerca da redação do ENEM pode contribuir para a realização de estratégias diferenciadas no ensino da escrita e fornecer aos professores elementos para direcionar e (re)pensar a prática docente no que concerne à redação do ENEM. Com o objetivo geral de compreender as representações sociais acerca da redação do ENEM construídas pelos alunos concluintes do EM do campus Avançado Quedas do Iguaçu, do Instituto Federal do Paraná, as discussões desta pesquisa estão amparadas na perspectiva teórica do Círculo de Bakhtin, a partir dos conceitos de linguagem, de língua, de sujeito, de enunciado e de gêneros de discursos, embasadas em Bakhtin (2011[1979]) e Volóchinov (2017[1929]), além de pesquisadores brasileiros, como Geraldi (1993), Brait (2006) e Sobral (2017). Ademais, esta pesquisa estabelece um diálogo com a Teoria das Representações Sociais, que direciona as discussões sobre as representações sociais, a partir de estudos de Moscovici (2012[1961], 2015[2000]), Abric (2001) e Jodelet (2001[1989], 2015). A abordagem metodológica da pesquisa é qualitativa-interpretativista, na perspectiva teórica da Linguística Aplicada. Com a utilização de questionário e entrevista estruturada, os dados gerados na pesquisa compõem-se de enunciados de 10 alunos do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio. Nas análises, foram identificadas três representações sociais relacionadas à redação do ENEM. A primeira é que existem fórmulas para obter pontuação alta na redação do ENEM. Essa representação está intrinsicamente ligada aos discursos veiculados nas escolas, nos cursinhos preparatórios, nos livros didáticos e na mídia, e é construída a partir de três ideias que circulam no meio escolar: (i) quem domina a estrutura da língua sabe escrever uma redação; (ii) escrever a redação é um ato mecânico; (iii) memorizar frases/citações aumenta as chances de se sair bem na redação do ENEM. Ancorados nesses discursos, os alunos representam a redação do ENEM como um ato mecânico, para o qual seria necessário dominar a estrutura do texto e memorizar frases de autores célebres para obter uma nota alta. Essas representações sociais dialogam com vozes de outros atores sociais, como as dos documentos oficiais norteadores da prova, dos professores, da família e das mídias. A segunda representação social identificada é que a redação do ENEM é um obstáculo, algo que gera sofrimento. Esse modo de referir-se à redação dialoga com a ideia de que, para lograr um benefício ou um prêmio, devemos passar por sofrimento ou privações. A terceira representação social é que a redação do ENEM é a via de acesso ao ensino superior. Essa forma de encarar a redação dialoga com as mensagens explícitas nos documentos reguladores dos programas de incentivo ao ingresso ao ensino superior.
Abstract: El interés por las representaciones sociales acerca de la redacción del ENEM surgió después de observar los datos publicados por el Instituto Nacional de Estudios e Investigaciones Educativas Anísio Teixeira (INEP) en los últimos cuatro años, que indican que una parte importante de los candidatos que se presentaron al Examen Nacional de Enseñanza Media (ENEM) tuvieron dificultades para producir la redacción. La investigación sobre las representaciones sociales acerca de la escritura de la ENEM puede contribuir a la realización de estrategias diferenciadas en la enseñanza de la escritura y proporcionar a los profesores elementos para dirigir y (re)pensar la práctica docente en relación con la escritura de la ENEM. Con el objetivo general de comprender las representaciones sociales acerca de la redacción del ENEM, construidas por los estudiantes de secundaria del Instituto Federal do Paraná -Campus Avançado Quedas do Iguaçu, las discusiones de esta investigación se apoyan en la perspectiva teórica del Círculo de Bakhtin, desde los conceptos de lengua, lenguaje, sujeto, enunciación y géneros de discurso, basados en Bakhtin (2011[1979]) y Volóchinov (2017[1929]), e investigadores brasileños como Geraldi (1993), Brait (2006) y Sobral (2017). Además, esta investigación establece un diálogo con la Teoría de las Representaciones Sociales, que dirige los debates sobre las representaciones sociales, basándose en los estudios de Moscovici (2012[1961], 2015[2000]), Abric (2001) y Jodelet (2001[1989], 2015). El enfoque metodológico de la investigación es cualitativo-interpretativo, desde la perspectiva teórica de la Lingüística Aplicada. Con el uso de un cuestionario y una entrevista estructurada, los datos generados en la investigación se componen de las enunciaciones de 10 estudiantes del Curso Técnico de Informática Integrada a la Escuela Secundaria. En el análisis, se identificaron tres representaciones sociales relacionadas con la escritura del ENEM. La primera es que existen fórmulas para obtener altas puntuaciones en la redacción del ENEM. Esta representación está intrínsecamente ligada a los discursos transmitidos en las escuelas, los cursos preparatorios, los libros de texto y los medios de comunicación, y se construye a partir de tres ideas que circulan en el entorno escolar: (i) los que dominan la estructura del lenguaje saben cómo escribir un ensayo; (ii) escribir el ensayo es un acto mecánico; (iii) memorizar oraciones/citas aumenta las posibilidades de hacer bien la escritura del ENEM. Anclados en estos discursos, los estudiantes representan la escritura del ENEM como un acto mecánico, para el cual sería necesario dominar la estructura del texto y memorizar frases de autores famosos para obtener una alta puntuación. Estas representaciones sociales dialogan con las voces de otros actores sociales, como los documentos oficiales que guían la prueba, los profesores, la familia y los medios de comunicación. La segunda representación social identificada es que la redacción del ENEM es un obstáculo, algo que genera sufrimiento. Esta forma de referirse a la redacción dialoga con la idea de que para obtener un beneficio o un premio hay que pasar por sufrimientos o privaciones. La tercera representación social es que la redacción del ENEM es la forma de acceder a la educación superior. Esta forma de abordar la redacción dialoga con los mensajes explícitos en los documentos reglamentarios de los programas de incentivo al ingreso a la educación superior.
Keywords: Representações Sociais
Redação do ENEM
Dialogismo
Representaciones sociales
Redacción del ENEM
Dialogismo
CNPq areas: Linguagem e sociedade
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação, Comunicação e Artes
Program: Programa de Pós-Graduação em Letras
Campun: Cascavel
Citation: SILVA, Claudia Candido da. Diálogos sobre a redação do ENEM: representações sociais de alunos do Ensino Médio de um Campus do Instituto Federal do Paraná. 2019. 180 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel - PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/5210
Issue Date: 13-Dec-2019
Appears in Collections:Mestrado em Educação(CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ClaudiaCda_Silva2020.pdf1.9 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons