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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/5148
Tipo do documento: Dissertação
Title: Os influenciadores digitais e a escola: uma proposta de trabalho à luz da análise de discurso francesa
Other Titles: Los influenciadores digitales y la escuela: una propuesta de trabajo a la luz de Análisis de Discurso Francesa
Autor: Rozzini, Jocielly Marques de Oliveira Citon 
Primeiro orientador: Schröder, Luciane Thomé
Primeiro membro da banca: Schröder, Luciane Thomé
Segundo membro da banca: Orsatto, Franciele Luzia de Oliveira
Terceiro membro da banca: Soares, Alexandre Sebastião Ferrari
Quarto membro da banca: Bottega, Rita Maria Decarli
Resumo: O presente estudo trata-se de uma reflexão teórico-prática sobre leitura, a partir da Análise de Discurso de linha francesa, que resultou em uma proposta pedagógica de atividade voltada a um 8º ano do Ensino Fundamental. O estudo pauta-se, principalmente, nas orientações dos estudos de Pêcheux (2010 e 2014) e Orlandi (1996, 1999, 2002, 2010, 2012, 2015 e 2017). Tendo em vista que as crianças e os adolescentes estão cada vez mais conectados e que utilizam como forma de entretenimento vídeos do YouTube, pode-se afirmar que os influenciadores digitais contribuem para a formação de seus discursos. Dessa forma, a problemática que norteia a presente pesquisa é: como se organiza o discurso dos influenciadores digitais? E de que modo é possível trabalhá-lo em sala de aula, a fim de aproximar o aluno de uma leitura crítica e reflexiva? Em justificativa à temática, compreendese que os meios de interação a partir das plataformas digitais têm ganhado espaço considerável na vida das pessoas e, desse cenário, emerge um novo tipo de profissional, o influenciador digital. Neste estudo busca-se problematizar esse discurso por meio da análise de um corpus selecionado cujo público-alvo são adolescentes e crianças, portanto, sujeitos em processo de formação e, por isso, mais suscetíveis às investidas dessas novas práticas discursivas. Nesse sentido, o estudo de um corpus tido como não institucionalizado, mas presente na realidade da maior parte dos estudantes, aproxima-se do espaço escolar. Os objetivos traçados para o estudo foram, a partir da fundamentação teórica, lançar um olhar crítico ao papel dos influenciadores digitais na atualidade e analisar o discurso de um youtuber, a fim de explicitar as formações discursivas que constituem seu discurso, no caso, em especial, a vinculação do discurso a uma formação discursiva consumista, contraditoriamente atravessada por uma formação discursiva materno-amorosa. Num segundo momento, o estudo foi dirigido aos alunos por meio do projeto de intervenção pedagógica. Como resultados, foi perceptível uma evolução contundente na leitura dos alunos tanto em níveis mais pontuais (referente à análise de vídeos selecionados pela professora), quanto em níveis mais abrangentes (quando relacionaram o que foi abordado com outros vídeos por eles conhecidos). Assim sendo, a pesquisa propiciou a aproximação dos discursos da esfera digital e do âmbito escolar, contemplando as discussões realizadas pelo estudo durante todo o processo de aplicação da proposta pedagógica, a qual culminou em um trabalho de leitura significativa tanto para os alunos, quanto para a pesquisadora.
Abstract: El presente estudio se trata de una reflexión teórico-práctica sobre lectura, a partir de la Análisis de Discurso de línea francesa, que resultó en una propuesta pedagógica de actividad dirigida a un 8º año de la Enseñanza Fundamental. El estudio se pauta, principalmente, en las orientaciones de los estudios de Pêcheux (2010 y 2014) y Orlandi (1996, 1999, 2002, 2010, 2012, 2015 y 2017). Teniendo em cuenta que los niños y los adolescentes están cada vez más conectados y que utilizan como forma de entretenimiento vídeos del YouTube, puede-se afirmar que los influenciadores digitales contribuyen para la formación de sus discursos. De esa manera, la problemática que nortea la presente investigación es: ¿cómo se organiza el discurso de los influenciadores digitales? Y ¿de que manera es posible trabajárlo en las clases, con el objetivo de acercar el alumno de uma lectura crítica y reflexiva? En justificativa a la temática, se compreende que los medios de interacción a partir de las plataformas digitales tienen ganado espacio considerable en la vida de las personas y, de ese escenario, emerge un nuevo tipo de profesional, el influenciador digital. En este estudio se busca problematizar ese discurso por medio de la análisis de un corpus seleccionado cuyo público-alvo son adolescentes y niños, por lo tanto, sujetos en proceso de formación y, por eso, más susceptible a las embestidas de esas nuevas prácticas discursivas. En ese sentido, el estudio de un corpus tenido como no institucionalizado, pero presente en la realidad de la mayor parte de los estudiantes, se acerca del espacio escolar. Los retos trazados para el estudio fueron, a partir de la fundamentación teórica, lanzar una mirada crítica al papel de los influenciadores digitales en la actualidad y analisar el discurso de un youtuber, a fin de explicitar las formaciones discursivas que constituyen su discurso, en el caso, en especial, la vinculacón del discurso a una formación discursiva consumista, contradictoriamente atravesada por una formación discursiva materno-amorosa. En un segundo momento, el estudio fue dirigido a los alumnos por medio del proyecto de intervención pedagógica. Como resultados, fue perceptible una evolución contundente en la lectura de los alumnos tanto en los niveles más puntuales (referente a la análisis de vídeos seleccionados por la profesora), cuanto en los niveles más abrangentes (cuando relacionaron lo que fue abordado con otros vídeos por ellos conocidos). De esta manera, la investigación propició la aproximación de los discursos de la esfera digital y del ámbito escolar, contemplando las discusiones realizadas por el estudio durante todo el proceso de aplicación de la propuesta pedagógica, la cual culminó en un trabajo de lectura significativa tanto para los alumnos cuanto para la investigadora.
Keywords: Discurso
Ensino
Influenciador Digital
Leitura
Discurso
Enseñanza
Influenciador Digital
Lectura
CNPq areas: Linguagens e letramentos
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação, Comunicação e Artes
Program: Programa de Pós-Graduação em Letras - Mestrado Profissional
Campun: Cascavel
Citation: ROZZINI, Jocielly Marques de Oliveira Citon. Os influenciadores digitais e a escola: uma proposta de trabalho à luz da análise de discurso francesa. 2020. 116 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Letras - Mestrado Profissional) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel - PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/5148
Issue Date: 20-Mar-2020
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Letras (CVL)

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