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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/5105
Tipo do documento: Dissertação
Title: O núcleo de estudos e defesa de direitos da infância e da juventude de Foz do Iguaçu (NEDDIJ): una análise pedagógica
Other Titles: The center for the study and defense of the rights of children and youth of Foz do Iguaçu (NEDDIJ): a pedagogical analysis
Autor: Wilc, Evitani Rodrigues 
Primeiro orientador: Moraes, Denise Rosana da Silva
Primeiro coorientador: Nihei, Oscar Kenji
Primeiro membro da banca: Bondezan, Andreia Nakamura
Segundo membro da banca: Nicodem, Maria Fatima Menegazzo
Resumo: Os direitos e deveres atribuídos às crianças e aos adolescentes no Brasil, atualmente, são tidos como referência em todo o mundo. As conquistas adquiridas representam a soma de inúmeros esforços das esferas administrativas no âmbito nacional, estadual e municipal, que juntos compõem uma rede de proteção que delibera em favor do público infanto-juvenil, especialmente aos que se encontram em contexto de vulnerabilidade social. No Estado do Paraná, o Núcleo de Estudos e Defesa de Direitos da Infância e Juventude (NEDDIJ) é um dispositivo cujas ações vão de encontro com as normativas legais que visam a promoção e manutenção dos direitos de crianças e adolescentes, logo, é percebido como sendo um agente representativo das esferas supracitadas. Esta pesquisa teve por objetivo apresentar o projeto NEDDIJ de Foz do Iguaçu, pontuando a organização do núcleo, principais campos de atuação, seu papel formativo, além do aspecto pedagógico no contexto socioeducativo e, por fim, identificar as contribuições e desafios deste núcleo. A presente investigação, de caráter qualitativo, composta a partir de uma análise descritiva e exploratória, exibe informações que nos permitem obter clareza em relação a especificidade do NEDDIJ de Foz do Iguaçu, localizado em uma região de tríplice fronteira, fator que denota certo contraste em relação aos demais núcleos. Os resultados retrataram a percepção pedagógica amplamente difundida nos ambientes socioeducativos, em razão de ser o principal campo de atuação desse núcleo, bem como se evidenciou a heterogeneidade do NEDDIJ. Ao término da pesquisa, foi possível verificar quão importante é a atuação do NEDDIJ, pois este se compreende como um dispositivo de defesa, que intensifica e promove os direitos de crianças e adolescentes, nas esferas jurídica e pedagógica.
Abstract: The rights and duties attributed to children and adolescents in Brazil, today, are considered as a reference worldwide. The acquired achievements represent the sum of countless efforts of the administrative spheres at the national, state and municipal levels, which together make up a protection network that deliberates in favor of children and youth, especially those who are in a contexto of social vulnerability. In the State of Paraná, the Center for the Study and Defense of the Rights of Children and Youth (NEDDIJ) is a device whose actions are in line with legal norms aimed at promoting and maintaining the rights of children and adolescentes, therefore, it is perceived as being a rerpresentative agente of the aforementioned spheres. This research aimed to presente the NEDDIJ project in Foz do Iguaçu, punctuating the organizations of the nucleus, main fields of action, its formative role, in addition to the pedagogical aspect in the socio-educational contexto and, finally, to identify the contribuitions and challenges of this nucles. The presente investigation, of a qualitative character, composed from a descriotive and exploratory analysis, displays information that allows us to obtain clarity regarding the specificity of the NEDDIJ of Foz do Iguaçu, located in a triple border region, a fator that denotes a certain contrast in relation to the other nuclei. The results portrayed the pedagogical perception widespread in the socio-educational envoronments, due to being the main fiels of action of this nucleus, as well as the heterogeneity of NEDDIJ was evidenced. At the end of the research, it was possible to verify how important NEDDIJ´s performance is, as it is understood as a defense device, which intensifies and promotes the rights of children and adolecents, in the legal and pedagogical spheres.
Keywords: NEDDIJ
Socioeducação
Pedagogia
NEDDIJ
Socio-education
Pedagogy
CNPq areas: DIREITO::DIREITO PUBLICO
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação Letras e Saúde
Program: Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiras
Campun: Foz do Iguaçu
Citation: WILC, Evitani Rodrigues. O núcleo de estudos e defesa de direitos da infância e da juventude de Foz do Iguaçu (NEDDIJ): una análise pedagógica. 2020. 126 f. Dissertação (Mestrado em Sociedade, Cultura e Fronteiras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/5105
Issue Date: 9-Sep-2020
Appears in Collections:Mestrado em Sociedade, Cultura e Fronteiras (FOZ)

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