Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/5101
Tipo do documento: Dissertação
Title: Uso de gamificação para estimular a aprendizagem informal e não formal em uma instituição financeira cooperativa
Other Titles: Use of gamification to stimulate informal and non-formal learning in a cooperative financial institution
Autor: Pavan, Douglas Pereira 
Primeiro orientador: Pereira, Eliane Nascimento
Primeiro membro da banca: Bezerra, Renata Camacho
Segundo membro da banca: Silvina, Luani Back
Resumo: Nas empresas, sejam elas pequenas ou grandes, a aprendizagem é algo necessário para o desenvolvimento e crescimento das organizações. A aprendizagem pode contribuir para uma melhora do capital humano e consequentemente gerar uma vantagem competitiva para a empresa. Sendo assim, o presente trabalho pretende contribuir com o aumento na eficiência operacional de uma empresa, por meio de estudos atrelados à aprendizagem. O objetivo da pesquisa é propor uma estratégia que promova os princípios de aprendizagem informal e não formal, tendo em vista que essas podem contribuir na melhoria operacional de uma organização. Para tanto, foi realizado um estudo com os colaboradores que atuam no crédito rural da cooperativa Sicredi Vanguarda no município de Medianeira – PR. Para a coleta de dados foram utilizados questionários e observação participante. Os resultados compilados, demonstram que há um ambiente propício para a inserção da proposta desta pesquisa, visto que os índices são insatisfatórios em relação às práticas de aprendizagem formal aplicadas na empresa estudada, considerando ainda o fator atrelado à gamificação que tinha como propósito inicial ser o caminho para estimular à aprendizagem informal e não formal. Contudo, a mesma pode contribuir em melhorias operacionais que transcenderam o propósito inicial. Uma percepção obtida com o estudo foi compreender que, muitas vezes, por executar atividades repetitivas e por alta demanda de trabalho, tornam-se imperceptíveis as pequenas dificuldades dos processos. Todavia, quando se cria uma estratégia que visa a colaboração e aprendizagem mútua entre os envolvidos no processo, bem como integração de diferentes setores da empresa, pequenos ajustes operacionais demonstram uma grande repercussão em um cenário organizacional, podendo ser apoio para um aumento da eficiência operacional.
Abstract: In companies, whether small or large, learning is necessary for the development and growth of organizations. Learning can contribute to an improvement in human heritage and consequently generate a competitive advantage for the company. Therefore, the present research intends to contribute with the increase in the operational efficiency of a company, through studies linked to learning. The objective of the research is to propose a strategy that promotes the principles of informal and non-formal learning, considering that these can contribute to the operational improvement of an organization. To this end, a study was carried out with employees working in the rural credit of the Sicredi Vanguarda cooperative in the municipality of Medianeira - PR. For data collection, questionnaires and participant observation were used. The compiled results demonstrate that there is a favorable environment for the insertion of the proposal of this research, since the indices are unsatisfactory in relation to the formal learning practices applied in the studied company, considering also the factor linked to the gamification that had as its initial purpose to be the path to stimulate informal and non-formal learning. However, it can contribute to operational improvements that have transcended the original purpose. A perception obtained from the study was to understand that, often, due to repetitive activities and high demand for work, the small difficulties of the processes become imperceptible. However, when a strategy is created that aims at collaboration and mutual learning between those involved in the process, as well as the integration of different sectors of the company, small operational adjustments demonstrate a great repercussion in an organizational scenario, which can be support for an increase in operational efficiency.
Keywords: Aprendizagem organizacional
Gestão
Estratégia organizacional
Eficiência organizacional
Organizational learning
Managemente
Organizational strategy
Operational efficiency
CNPq areas: ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::ADMINISTRACAO FINANCEIRA
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Engenharias e Ciências Exatas
Program: Programa de Pós-Graduação em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade
Campun: Foz do Iguaçu
Citation: PAVAN, Douglas Pereira. Uso de gamificação para estimular a aprendizagem informal e não formal em uma instituição financeira cooperativa. 2020. 92 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/5101
Issue Date: 30-Jul-2020
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade (FOZ)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Douglas_Pereira_Pavan_2020.pdfDocumento principal1.18 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons