Recent Submissions
Uma jornada gamificada para o desenvolvimento das competências gerais da educação básica em aulas de matemática no 9º ano do ensino fundamental
Esta pesquisa se caracteriza como uma pesquisa-ação que versa sobre a utilização da Gamificação desenvolvida com uma turma de 9° ano da rede pública de Educação do Estado do Paraná durante processos de ensino e aprendizagem de Matemática. No contexto deste estudo, adotou-se como questão norteadora: O que manifestam estudantes de um 9° ano do ensino fundamental sobre o uso da Gamificação Estrutural experienciada na disciplina de Matemática, no que diz respeito às Competências Gerais...
Transformações de produtos notáveis em livros didáticos brasileiros do século XX
O ensino de produtos notáveis tem dificultado a aprendizagem de matemática em diferentes níveis do ensino. Ao longo da história, diferentes formas de abordagem foram apresentadas em livros didáticos, dentre elas as abordagens algébrica e geométrica. Dessa forma, tendo como aporte teórico-metodológico a História Cultural e a História das Disciplinas Escolares, buscamos novos elementos para compor a história deste conteúdo. Esta pesquisa busca descrever o percurso histórico do ensino ...
O Pensamento Computacional no Âmbito da Modelagem Matemática na Perspectiva da Aprendizagem Significativa
Dadas as crescentes discussões sobre a inserção de práticas que promovam o desenvolvimento do Pensamento Computacional nos contextos escolares desde 2006, e a similaridade dessas propostas com os trabalhos outrora desenvolvidos a partir das ideias de Seymour Papert por volta de 1980, surge a necessidade de refletir acerca de como articular o desenvolvimento do Pensamento Computacional aos componentes curriculares, uma vez que a ausência dessa relação contribuiu para a intermitência da p...
Ações Criativas de um grupo de estudantes ao lidar com atividades de Modelagem Matemática
A literatura que abarca a Modelagem Matemática na perspectiva da Educação Matemática, em grande parte, corrobora com a afirmação de que a realização de atividades de Modelagem pode desenvolver a criatividade dos estudantes ou, então, que para desenvolver uma atividade de Modelagem Matemática é necessário ter criatividade. Contudo, dentre as pesquisas que se dedicam a investigar especificamente as relações entre a criatividade e a Modelagem Matemática, há uma lacuna no que tange ao...
Ensinar ciências no ensino fundamental II: possibilidades e desafios na percepção de professores iniciantes.
O início da docência é um período repleto de aprendizagens que se estendem ao longo da carreira profissional dos professores, sendo comum que haja um maior número de incertezas em relação às dinâmicas escolares e ao trabalho pedagógico. Considerando esta temática, tivemos como objetivo principal compreender os desafios que permeiam o início da carreira de professores que lecionam a disciplina de Ciências no Ensino Fundamental II da Rede Estadual de Ensino de Cascavel-PR. Com enfoque epi...
Formação docente e percepção da ciência: interesses, atitudes e conhecimentos de licenciandos em Física
A formação docente perpassa as diferentes esferas da sociedade e é alvo de discussões e críticas há décadas por diferentes pesquisadores, afim de superar os desafios e dificuldades presentes no âmbito escolar. Deste modo, a presente tese contempla uma análise sobre a percepção da Ciência e da Tecnologia, por meio da temática da radiação não ionizante, envolvendo estudantes universitários matriculados em quatro Cursos de Licenciatura em Física/Ciências Exatas, abarcando a região Oe...
A mobilização de ideias-base de Função por estudantes autistas em uma perspectiva inclusiva
O propósito da Educação Inclusiva é oferecer oportunidades para que todos os estudantes aprendam juntos, sem discriminação. Contudo, não basta somente possibilitar que os alunos estejam em uma mesma sala de aula, pois incluir é proporcionar a todo e qualquer aluno o acesso ao conhecimento historicamente construído pelo homem. Na revisão bibliográfica realizada para a sustentação desta pesquisa, identificou-se que há carências de estudos teóricos e práticos em relação ao tema e a respost...
O ciclismo como atividade física: uma análise de projeto interdisciplinar de educação física e ciências naturais na educação básica
Este estudo teve como objetivo identificar e explorar o trabalho colaborativo na perspectiva da interdisciplinaridade entre Educação Física e Ciências no contexto escolar, com o desafio de despertar o interesse das crianças a se tornarem adultos ativos utilizando o ciclismo. De modo a contribuir com a compreensão do leitor acerca do objeto de estudo, o referencial teórico perpassa os temas da interdisciplinaridade, da Educação Física e o ensino de Ciências no contexto escolar. Discute-s...
“A gente precisava era de uma formação assim...” A alfabetização didático-científica do professor de ciências do ensino fundamental - anos iniciais mobilizada pela formação em grupo
Há décadas, a formação docente vem sendo constituída como campo de estudo, despertando nos pesquisadores um olhar acerca dos reflexos da trajetória formativa do professor enquanto fator contribuinte para o processo de ensino e aprendizagem. Tais pesquisas vêm apontando avanços, retrocessos, conquistas, limites e potencialidades da profissão de professor, evidenciando algumas lacunas deixadas ao longo das últimas décadas e demonstrando a insuficiência de políticas públicasde formação par...
O estagiário da licenciatura ao estar com o professor regente que assume a modelagem matemática em sala de aula
A pesquisa em Modelagem Matemática na Educação Matemática (MM) possui inúmeras frentes e temáticas relevantes, dentre elas, a formação de professores, tanto inicial quanto continuada. No contexto da formação inicial há um conjunto de investigações que focam práticas discentes e um número menor de pesquisas no contexto do estágio supervisionado. No entanto, do levantamento de literatura nacional e internacional, não emergiu nenhuma pesquisa que tenha focado o estagiário junto ao pro...
Alfabetização Científica com Modelagem Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Modelagem Matemática e Alfabetização Científica são expressões que provém de áreas distintas: a primeira é bastante discutida na Educação Matemática, enquanto a segunda na Educação em Ciências. Entretanto, a possibilidade de articulá-las tem sido enfoque, ainda que sutil, de pesquisas em ambas as áreas. Assim, este trabalho de pesquisa tem como focos a Alfabetização Científica e a Modelagem Matemática, investigadas a partir da realização de atividades de Modelagem com os estudantes....
A Contextualização na Modelagem Matemática na Educação Matemática
O termo contextualização tem sido frequentemente mencionado na literatura em discursos concernentes às práticas de ensino proporcionando a articulação dos conteúdos matemáticos com situações aplicadas e visando despertar o interesse dos estudantes pela aprendizagem. A contextualização como um meio de atribuir sentidos e significados ganhou destaque nos documentos oficiais brasileiros, e pesquisas em Educação Matemática se alinharam a eles. Contudo, essas afirmações são tomadas em s...
Formação de Professores em Materiais Manipulativos no contexto da Lesson Study com vistas a uma Alfabetização Matemática Inclusiva
O Ensino da Matemática para a Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental tem gerado discussões, na literatura, em relação aos desafios enfrentados pelos professores na condução dos processos de ensino e aprendizagem. Somando-se a tais desafios, temos a inclusão de alunos na rede regular de ensino. Dentre as possibilidades, como enfoque para este estudo, apresenta-se o desenvolvimento ou direcionamento e adaptação de materiais manipulativos para promover a inclusão nas...
Aprendizagem de frações no 6° ano do Ensino Fundamental na perspectiva de medição: um enfoque Fenomenológico.
O ensino e a aprendizagem de frações são temas importantes e recorrentes nas pesquisas em Educação Matemática e perpassam por inúmeras abordagens ou modos de ensinar e aprender os números fracionários. O enfoque na perspectiva da parte-todo é predominante tanto em documentos quanto nas pesquisas. Frente a isso, compreende-se que se faz necessário investir em pesquisas sob outra perspectiva, neste caso, a de medição, que tem características histórico-epistemológicas para a compreens...
Matematização: um outro estudo
Nas últimas décadas, a abordagem para o ensino da Matemática, surgida em meados da década de sessenta nos Países Baixos, denominada Educação Matemática Realística, vem sendo estudada e pesquisada no Brasil. No contexto de uma reforma escolar holandesa, Hans Freudenthal se configurou como o principal pesquisador responsável pelas ideias e pioneiro dessa abordagem na Educação Matemática. Dentre suas características fundamentais é a ideia de matematização e a ação de matematizar. No ...
O ensino por investigação e as perguntas investigáveis de ciências elaboradas por professores do ensino fundamental I em processo de formação continuada
O Ensino por Investigação (EI) possibilita o desenvolvimento de atividades que levam à construção de conceitos em aulas de Ciências. Faz parte do conjunto de estratégias para o desenvolvimento dessa abordagem, a proposição de problemas, que, nesse trabalho, ancorados em pressupostos teóricos, utilizamos o termo “Perguntas Investigáveis” (PI´s). Diante desse contexto geral, o presente estudo teve como questão de pesquisa: Como os professores que atuam com o componente curricular de C...
O Programa Residência Pedagógica como política de formação de professores: o caso da Universidade Federal da Fronteira Sul.
As transformações sociais proporcionadas pela evolução da Ciência ocorrem em uma velocidade crescente. É consenso que tais mudanças precisam também ser incorporadas pelos sistemas de ensino em seus diferentes níveis. Para tal, diferentes ações e politicas de formação de professores tem sido desenvolvidas com o intuito de avançar e quem sabe atingir a mesma velocidade de transformações a que sociedade é submetida. É necessário conhecer o estudante nato digital, nativo do processo de glob...
Sistema genital feminino: um estudo das imagens apresentadas em livros didáticos de Ciências
O livro didático (LD) é um material muito utilizado em sala de aula e de importância para o ensino, responsável pelas discussões e desenvolvimento de diferentes práticas. É importante que os textos presentes apresentem uma ligação entre a ciência, cultura e sociedade, mantendo presente o conteúdo adequado à realidade dos alunos, para a respectiva construção do conhecimento. O LD apresenta imagens, fotos, desenhos com o objetivo de ilustrar e facilitar a compreensão dos textos e co...
O ensino de ciências na educação infantil, o currículo e as percepções dos professores da rede pública municipal de ensino de Cascavel PR
O ensino de ciências na educação infantil se configura como um campo aberto para pesquisas e inovações nas ações de sala de aula, ensino este que, por muitas vezes, acaba sendo secundarizado como função pedagógica nesta etapa de escolarização. Atualmente, dada a importância crescente da didática educacional, esse ensino se apresenta desafiador para os professores, considerando a necessidade de munir a criança para que seu conhecimento empírico se aproxime paulatinamente dos aspecto...
Um dispositivo didático com potencialidades inclusivas: um estudo a respeito de problemas de estruturas aditivas com números naturais
A Educação Inclusiva foi impulsionada por discussões internacionais, e seus pressupostos foram estabelecidos em dois documentos, na Declaração Mundial de Educação para Todos e na Declaração de Salamanca. No segundo deles, é estabelecido que o princípio fundamental da escola inclusiva é proporcionar o acesso ao saber a todos os estudantes, independentemente de suas diferenças. Nesse sentido, o objetivo desta investigação foi identificar as possibilidades de acesso ao saber matemáti...
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