Share |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unioeste.br/handle/tede/4936
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | Ginásios vocacionais: memórias e resistências (1962-2018) |
Autor: | Silva, Alessandra Bastos da |
Primeiro orientador: | Souza, Aparecida Darc de |
Primeiro membro da banca: | Bosi, Antonio de Padua |
Segundo membro da banca: | Chiozzini, Daniel Ferraz |
Resumo: | O objetivo desta pesquisa é problematizar a história e a memória sobre o SEV - Serviço de Ensino Vocacional, enquanto experiência de ensino singular da Educação Pública, ocorrida no estado de São Paulo, durante os anos 1960. Por meio de entrevistas realizadas com alguns membros do movimento GVive - Associação dos Ex-Alunos, Ex- Colaboradores e Amigos do Sistema de Ensino Vocacional do Estado de São Paulo, associação constituída por antigos membros dos Ginásios Vocacionais e pessoas do próprio movimento, pretendo analisar como esses sujeitos constroem determinadas memórias acerca da experiência educacional, e como suas vivências confluíram para a criação do GVive no ano de 2005. Serão analisadas as circunstâncias sobre as quais o movimento é construído, bem como seus objetivos, os embates e os conflitos que permeiam sua existência. Além disso, será investigado como se constituiu a memória ao longo dos anos por sujeitos que fizeram, de alguma maneira, parte da experiência de ensino Vocacional. Por meio da bibliografia já escrita sobre o tema, serão problematizadas as contradições encontradas na história do SEV – Serviço de Ensino Vocacional. |
Abstract: | The objective of this research is problematize the history and memory about SEV - Serviço de Ensino Vocacional, an experience of singular teaching in history of public education happened in the state of São Paulo during 1960. Through interviews with some members of the movement GVive - Associação dos Ex Alunos, Ex Colaboradores e Amigos do Sistema Vocacional do Estado de São Paulo. An association made up of former members of Vocational’s Gym, people from the moviment, intending to analyze how these subjects build certain memories about the educational experience and how their experiences come together to create GVive in 2005. I will problematize under what circunstancies they build the moviment, what are your objectives, as well as the conflicts that permeate their existences. Besides that we will investigate how the memory was build during the years by the subjects somehow was part of the teaching experience. With the bibliography already written about the topic we will problematize the contradiction found in SEV’s story - Serviço de Ensino Vocacional. |
Keywords: | GVive Ginásios vocacionais História Memória Educação |
CNPq areas: | CIÊNCIAS HUMANAS:HISTÓRIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
Sigla da instituição: | UNIOESTE |
Departamento: | Centro de Ciências Humanas, Educação e Letras |
Program: | Programa de Pós-Graduação em História |
Campun: | Marechal Cândido Rondon |
Citation: | SILVA, Alessandra Bastos da. Ginásios vocacionais: memórias e resistências (1962-2018). 2020.146 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Marechal Cândido Rondon, 2020. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ |
URI: | http://tede.unioeste.br/handle/tede/4936 |
Issue Date: | 29-Apr-2020 |
Appears in Collections: | Mestrado em História (MCR) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Alessandra_Silva_2020 | 2.46 MB | Adobe PDF | View/Open Preview |
This item is licensed under a Creative Commons License