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dc.creatorPotulski, Alexsandra Aline-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6116536798176419por
dc.contributor.advisor1Jacondino , Eduardo Nunes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3875955392841663por
dc.contributor.referee1Jacondino, Eduardo Nunes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3875955392841663por
dc.contributor.referee2Marques, Sônia Maria dos Santos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8726117539132816por
dc.contributor.referee3Martins, Emerson-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3588751399951827por
dc.date.accessioned2020-09-08T19:09:16Z-
dc.date.issued2020-05-28-
dc.identifier.citationPOTULSKI, Alexsandra Aline. Os processos de subjetivação e o cuidado de si de alunos/karatecas: a instituição escolar e o dojô como formadores de sujeitos. 2020. 117f.. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão, 2020.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br/handle/tede/4913-
dc.description.resumoPor meio do presente trabalho analisamos as práticas de cuidado de si desenvolvidas por sujeitos que deram início à prática da arte marcial Karatê nas oficinas desenvolvidas nas escolas de tempo integral, do município de Francisco Beltrão, e que deram continuidade à arte no espaço do dojô (academia). Para isso, acompanhamos as práticas de aula de Karatê desenvolvidas na escola municipal Recanto Feliz, instituição localizada no município de Francisco Beltrão – PR. A escolha da instituição foi feita em decorrência do fato de ela ter sido uma das primeiras a adotar o regime de tempo integral; além disso, esta escola mantinha a prática da arte marcial Karatê, no seu cotidiano, há aproximadamente 22 anos. Acompanhamos esses sujeitos karatecas também no espaço do dojô, um local próprio para a prática da arte marcial Karatê, localizado no mesmo município. Ambas as instituições possuem as atividades de Karatê realizadas pelo mesmo Sensei – professor de arte marcial. O trabalho evidenciou as contribuições que a prática da arte marcial Karatê propicia no contexto da organização efetuada pelas instituições escolares, de tempo integral; notadamente no que se refere à busca pelo desenvolvimento de aspectos educacionais que vão para além dos conhecimentos advindos das disciplinas regulares, tradicionalmente ministradas. Estes aspectos são ancorados no desenvolvimento de habilidades, atitudes e valores que – assim entendido institucionalmente – contribuíam poderosamente para uma formação humana mais abrangente, calcada no desenvolvimento da autodisciplina, do autorrespeito; bem como, por consequência, no desenvolvimento da disciplina e do respeito no trato com os demais. A pesquisa foi embasada na metodologia pós-estruturalista, com contribuições teóricas desenvolvidas por Michel Foucault, a partir de conceitos como o de cuidado de si, poder e disciplina. A filosofia da diferença, desenvolvida por Friedrich Nietzsche também foi levada em consideração nos estudos. A pesquisa empregou como método o estudo de caso e como técnicas de pesquisa a observação não participante das aulas de Karatê realizadas na escola de tempo integral, a observação-participante nas aulas de Karatê realizadas no dojô; bem como entrevistas com sujeitos karatecas que iniciaram a prática da arte marcial na escola de tempo integral e prosseguiram no espaço do dojô. Também entrevistamos um sujeito karateca portador de deficiência visual e uma karateca mulher mãe de outra karateca. As entrevistas realizadas com os sujeitos karatecas que acompanhamos trouxeram reflexões acerca de suas caminhadas existenciais/marciais, de modo a confeccionarmos um material acerca da questão do cuidado de si.por
dc.description.abstractThrough this work, we analyzed the care of the self practices developed by subjects that started the practice of Karate martial art in the workshops performed in full-time schools of Francisco Beltrão and who keeped to practice the art in the dojo space (gym). For this, we accompany the Karate class practices developed at the municipal school Recanto Feliz, an institution located in the city of Francisco Beltrão - PR. The choice of the institution was made due to the fact that it was one of the first to adopt a full-time regime; in addition, this school has been keeping Karate martial art in his activities for approximately 22 years. We also accompany these karatekas on the dojo space, a dedicated place for practicing Karate martial art, located in the same municipality. Both institutions have karate activities carried out by the same Sensei - martial art teacher. The work showed the contributions that the practice of martial art Karatê provides in the context of the organization carried out by full time school institutions; notably with regard to the search of the development of educational aspects that go beyond the knowledge of regular disciplines, traditionally taught. These aspects are anchored in the development of skills, attitudes and values that - as was understood institutionally - contribute powerfully to a more wide human formation, embed in the development of self-discipline, self-respect; as well as, consequently, a development of the discipline and respect in the treatment with the others. The research was based on the post-structuralist methodology, with theoretical contributions developed by Michel Foucault, based on concepts such as the care of the self, power and discipline. The philosophy of difference, developed by Friedrich Nietzsche, was also considered in the studies. The research used as a method the case study and as research techniques the nonparticipant observation of the Karate classes held in the full-time school, the participant observation in the Karate classes held in the dojo; as well as interviews with karatekas individuals who started in the full-time school the martial art practice and proceed to the dojo space. We also interviewed a visually impaired subject and a woman karateka mother of another female karateka. The interviews conducted with the karatekas individuals that we accompany brought reflexive problems on their existential/martial evolution, in order to prepare material about the issue of the care of the self.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Juliana Correa (juliana.correa@unioeste.br) on 2020-09-08T19:09:16Z No. of bitstreams: 2 Alexsandra Aline Potulski 2020.pdf: 1394208 bytes, checksum: 247276cf106a86a49da2a3554a681c3a (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-09-08T19:09:16Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Alexsandra Aline Potulski 2020.pdf: 1394208 bytes, checksum: 247276cf106a86a49da2a3554a681c3a (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2020-05-28eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Humanaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectSujeitopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectSubjetivaçãopor
dc.subjectArte Marcialpor
dc.subjectCuidado de Sipor
dc.subjectSubjecteng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectSubjectivationeng
dc.subjectMartial artseng
dc.subjectCare of the Selfeng
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃOpor
dc.titleOs processos de subjetivação e o cuidado de si de alunos/karatecas: a instituição escolar e o dojô como formadores de sujeitospor
dc.title.alternativeHe subjectivation processes and the care of the self of students/karatekas: the school institution and the dojo as formers of subjects.eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusFrancisco Beltrãopor
Appears in Collections:Mestrado em Educação (FBE)

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