Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/4847
Tipo do documento: Dissertação
Title: Movimento das ocupações escolares: “o fazer político dos jovens secundaristas” no município de Francisco Beltrão-PR
Other Titles: School occupation movements: “the political making of high school students” in the municipality of Francisco Beltrao, Parana state
Autor: David, Franciele Maria 
Primeiro orientador: Martins , Suely Aparecida
Primeiro membro da banca: Martins , Suely Aparecida
Segundo membro da banca: Santos, Franciele Soares dos
Terceiro membro da banca: Groppo, Luís Antonio
Resumo: Em 2016 no Paraná, em resposta à Medida Provisória 746 que propôs a reforma do Ensino Médio, os estudantes secundaristas ocuparam as escolas. Foram cerca de 850 estabelecimentos de ensino ocupados neste estado. Este processo de ocupações atingiu outros estados e também universidades. As ocupações das escolas em Francisco Beltrão constituem o objeto deste estudo. A pesquisa, de caráter qualitativo, tem como objetivo analisar o processo de ocupação das escolas estaduais paranaenses ocorridos em 2016, principalmente no município de Francisco Beltrão, de modo a revelar especificamente em que medida a participação dos jovens secundaristas neste Movimento contribuiu para a formação política dos jovens participantes. Possui como objetivos específicos: analisar em que medida as experiências das ocupações das escolas se constituíram como um fazer político da juventude da classe trabalhadora, produzindo um processo autoformativo; historicizar o processo de ocupação dos estudantes em Francisco Beltrão; investigar as principais características presentes na organização dos jovens estudantes, bem como sua relação com as organizações estudantis tradicionais. Para tanto, esta pesquisa utilizou a categoria experiência, do historiador marxista E. P. Thompson, para averiguar a potencialidade formativa das ocupações. Além de pesquisa bibliográfica e análise de materiais produzidos por jornais e sites durante e após os ocupas, realizaram-se 11 entrevistas semiestruturadas com jovens participantes das ocupações em Francisco Beltrão. Iniciou-se o trabalho com o contexto histórico e social das ocupações estudantis, caracterizado pelo avanço das políticas educacionais neoliberais, especialmente a partir da década de 1990. Em seguida, visando analisar o processo das ocupações no Brasil, com base principalmente em Martins (2009), buscou-se definir a categoria ocupação e analisar as ocupações escolares compreendendo-as relacionadas a outros movimentos de ocupação na história dos movimentos estudantis. Desta forma, foram trazidos alguns exemplos de movimentos nos quais as ocupações se constituíram como estratégia de luta para, depois, adentrar-se as ocupações estudantis, especialmente em 2015 e 2016, apresentando suas principais características. Por fim, foi analisada a experiência dos jovens nas ocupações escolares em Francisco Beltrão, no Paraná, revelando o seu percurso neste município: as escolas ocupadas, as formas organizativas dos jovens, a vivência nos Ocupas e seus aprendizados, as tensões e conflitos. Destacou-se o fazer-se dos jovens secundaristas, num processo formativo em que se articularam dimensões políticas, sociais, culturais e pedagógicas e que se constituíram como importante na formação política dos jovens participantes. Nas ocupações ainda revelaram-se o formato autoorganizativo, ensaios da democracia ampliada e o tensionamento da forma escolar vigente. Os secundaristas vivenciaram outras perspectivas coletivas, possibilitando avançar no formato organizativo atual, ainda permitindo modelos contra-hegemônicos de vivência. Bem como tornou-se marco para a reorganização do movimento estudantil na cidade.
Abstract: In 2016, in the state of Parana, Brazil, in response to Provisional Measure n. 746 proposing reforming secondary schools’ system in the country, high school students went to occupy campi. Around 850 buildings were occupied in Parana only. This occupation process reached other states and universities. School occupations in Francisco Beltrao city is our study object. This qualitative research aims to analyze the state school occupation process that occurred in 2016, in particular in the city of Francisco Beltrao, so that to reveal to what extent exactly high school students’ participation in this movement has contributed to their political training. Our specific objectives are as following: analyze to what extent school occupation experiences became a political act of working-class youth, producing a self-training process; historicize students’ occupation process in Francisco Beltrao; study the main features in students’ organization and how their relationship with traditional students’ organizations happens. Thus, our study used Marxist historian E.P. Thompson’s category of experience to ascertain the training potential of the occupations. In addition to bibliographic research and an analysis over publications produced by newspapers and websites during and after the Occupy movements, we conducted 11 semi-structured interviews with young participants of occupations in Francisco Beltrao. Our account considers initially the historical and social context of these students’ occupation, a context marked by neoliberal educational policies, especially from the 90s on. Then, aiming to analyze these occupation processes in Brazil, based on Martins (2009) basically, we defined occupation as an analysis category, and see school occupations in their relationship to other occupation movements in the history of student movements. In this way, we considered some examples of movements where occupations became fighting strategies to deepen, as a consequence, students’ occupations especially in 2015 and 2016, highlighting their main features. Finally, we have analyzed students’ experience at school occupations in Francisco Beltrao, in Parana, bringing up their journey in the city: occupied schools, youngsters’ organizational forms, life in the movement, learning, tensions, and conflicts. We have also highlighted the making of these high school students, in a training process where political, social, cultural, and pedagogical dimensions are articulated and constitute important respect for a political formation of them. In such occupations, we have brought about their self-organizational format, tests of an extended democracy, and the tension of current school form. The students participating in the study have lived other collective viewpoints, enabling a breakthrough in the current organizational format, making counter-hegemonic models of experience possible. It has also become a milestone for the reorganization of the students’ movement in the city.
Keywords: Ocupação Escolar
Juventude
Experiência e Formação Política da Juventude
Ensino Médio
Schoop occupation
Youth
Youth experience and political formation
High school
CNPq areas: CIÊNCIAS HUMANAS:EDUCAÇÃO
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Humanas
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Campun: Francisco Beltrão
Citation: DAVID, Franciele Maria. Movimento das ocupações escolares: “o fazer político dos jovens secundaristas” no município de Francisco Beltrão-PR. 2019. 150 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/4847
Issue Date: 5-Nov-2019
Appears in Collections:Mestrado em Educação (FBE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Franciele Maria David 2019.pdf1.73 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons