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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/4797
Tipo do documento: Tese
Title: Influência dos comentários do professor no processo de produção de relatórios de estágio
Other Titles: Influence of professor’s comments on the production process of graduation final reports
Autor: Vescovi, Jessica Paula 
Primeiro orientador: Seide, Márcia Sipavicius
Primeiro membro da banca: Seide, Márcia Sipavicius
Segundo membro da banca: Rodrigues, Rosângela Hammes
Terceiro membro da banca: Menegassi, Renilson José
Quarto membro da banca: Baumgartner, Carmen Teresinha
Quinto membro da banca: Bidarra, Jorge
Resumo: De natureza dialógica, a linguagem revela-se por meio da interação entre os sujeitos participantes do processo comunicativo, o qual é permeado pelos múltiplos diálogos estabelecidos por estes sujeitos, constituídos por suas vivências e experiências. Face a isso, nossa pesquisa, de cunho quantiqualitativo, conduzida a partir de um estudo de caso múltiplo, objetiva investigar a influência de comentários inseridos por uma professora orientadora no processo de reescrita de relatórios de estágio de um curso de formação docente em Letras com habilitação em língua materna e em uma língua estrangeira. No curso considerado nesta pesquisa – Licenciatura em Letras de uma universidade pública do interior do Estado do Paraná –, os relatórios são o produto final da graduação, uma vez que são o ponto culminante das práticas de estágio. Na intenção de observarmos a relevância dos comentários para a reescrita dos relatórios em questão, nos dedicamos a analisar os comentários inseridos em diferentes versões de relatórios de estágio orientados por uma mesma professora orientadora e o impacto em seu processo de produção. Os relatórios foram produzidos em 2016, quando as alunas estavam no 3º ano do curso, e em 2017, quando já estavam no 4º ano do curso. Nessa perspectiva, analisamos os dados sob a ótica dialógica da linguagem, a partir das teorias postuladas por Bakhtin, além de pontuarmos sobre os comentários a partir do exposto por Hyland e Hyland (2001), Menegassi (1998, 2000 e 2001) e Seide e Natale (2017). Haja vista a importância da contextualização da pesquisa, levamos em consideração o Projeto Político Pedagógico do curso em questão, em vigor na época da geração de dados, datado de 2010, assim como os planos de ensino relativos ao ano letivo de 2016, e aplicamos, em 2016, um questionário a alunos matriculados no 3º e no 4º anos e a professores do curso para investigar que práticas de escrita ocorrem no curso e o que docentes e discentes pensam sobre essas práticas em geral e sobre a escrita de relatórios de estágio em particular. Os dados, então, foram analisados com base em Ivanic (2004). Os resultados da análise da influência dos comentários na progressão textual trouxeram evidências de que o estilo do comentário interfere sobremaneira na progressão do texto, visto que comentários de cunho sugestivo, composto por perguntas, indicações diretas ou uso de verbos no modo imperativo levaram a um desenvolvimento mais efetivo dos relatórios. Além disso, nosso estudo contribui para reiterarmos que a relação professor-aluno está além daquela estabelecida pela esfera educacional, tornando-se intrapessoal, uma vez que a análise contextualizada dos comentários nos possibilitou constatar que a relação de interlocução existente entre orientando e orientador é circundada por fatores que estão diretamente relacionados às vivências e experiências dos envolvidos.
Abstract: Having a dialogical nature, language reveals itself in the interaction between the participant subjects of the communicative process, which is surrounded by multiple dialogues established by these subjects, who are constituted by their experiences. In view of that, this research, of a quantitative and qualitative approach and conducted from a perspective of a multiple study case, aims to investigate the influence of comments inserted by a professor advisor in the rewriting process of the final report at a teacher training course in Languages (Portuguese and one Foreign Language). In the mentioned course – Degree in Languages at a public university in the countryside of the state of Paraná –, the reports are the final product of the graduation since they are the culminating point of the teacher training practices. To observer the relevance of the comments for the rewriting process of the mentioned reports, we analyze the comments inserted in different versions of the final reports guided by the same professor advisor and the impact in their production process. The reports were produced in 2016, when the students were in the 3rd year of graduation, and in 2017, when they were in the 4th year. With that in mind, we analyzed the data under the dialogical perspective of language, considering Bakhtin’s theories, besides making remarks about the comments based on what is exposed by Hyland and Hyland (2001), Menegassi (1998, 2000 e 2001) and Seide amd Natale (2017). Due to the importance of the contextualization of the research, we considered the 2010’s Political Pedagogical Project of the course which was valid in the period of data generation. We also applied, in 2016, the teaching plans of the course, a questionnaire to students attending the 3rd and 4th year and to professors of the course to investigate the writing practices which happen in the course, as well as what professors and students think of these practices in general and about the writing process of final reports, in particular. Then, the data were analyzed according to Ivanic (2004). The results of the analysis of the influence of comments in the textual progression brought evidences which show that the style of the comment interferes a lot in the text progression, since the suggestive comments, composed by questions, direct indications or use of verbs in the imperative mode led to a more effective development of the reports. Besides, our studies contribute to reaffirm that the professor-student relation is beyond the one established by the educational sphere. It becomes interpersonal, since the contextualized analysis of the comments made possible for us to verify that the relationship of dialogue existing between the student and the professor advisor is surrounded by factors which are linked directly to the experiences of the subjects.
Keywords: Dialogismo
Relatório de estágio
Reescrita
Comentários
Dialogism
Final report
Rewriting
Comments
CNPq areas: CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação, Comunicação e Artes
Program: Programa de Pós-Graduação em Letras
Campun: Cascavel
Citation: VESCOVI, Jessica Paula. Influência dos comentários do professor no processo de produção de relatórios de estágio. 2020. 245 f. Tese( Doutorado em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/4797
Issue Date: 11-Dec-2019
Appears in Collections:Doutorado em Letras (CVL)

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