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Tipo do documento: Tese
Title: Gestão do conhecimento na agricultura familiar: uma análise nos serviços de assistência técnica e extensão rural
Autor: Tagliapietra, Odacir Miguel 
Primeiro orientador: Oliveira, Irene Carniatto de
Primeiro coorientador: Bertolini, Geysler Rogis Flor
Primeiro membro da banca: Oliveira, Irene Carniatto de
Segundo membro da banca: Fariña, Luciana Oliveira de
Terceiro membro da banca: Ribeiro, Ivano
Quarto membro da banca: Silveira, Aline Dario
Quinto membro da banca: Casagrande, Luiz Fernande
Resumo: O contexto atual é denominado de sociedade do conhecimento, caracterizado pelo incremento tecnológico em todos os setores e a valorização do capital intelectual. A partir da gestão de conhecimentos, identificam-se as competências, insights e habilidades existentes nos grupos sociais e organizações. A busca pela valorização dos diversos saberes está se tornando cada vez mais uma dinâmica em todas as áreas do conhecimento. Na agricultura, a modernização proporcionou melhorias na produtividade. Por outro lado, a forma hegemônica com que foram inseridas as novas tecnologias tornou-se discriminatória, em um ambiente altamente heterogêneo, formado por diferentes tipos de populações, com seus valores, costumes e conhecimentos. No período da Revolução Verde, a metodologia adotada pela Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) para difundir os novos conhecimentos negligenciou as práticas agrícolas dos agricultores familiares, sustentadas pelos conhecimentos tradicionais. Com o PNATER (2003), houve a mudanças na forma de atuação dos extensionistas na relação com os agricultores familiares, a partir da utilização de metodologias participativas para o compartilhamento dos conhecimentos. Com esse novo paradigma, a visão disciplinar sobre a realidade dos agricultores familiares muda para uma abordagem Inter e Transdisciplinar. Há também o estabelecimento de uma relação dialógica entre os diversos atores que interagem com os agricultores familiares. Assim, baseado no problema da pesquisa, foi realizado o seguinte questionamento: como os atores da agricultura familiar percebem a atuação da ATER no processo de interação entre o conhecimento técnicocientífico e o conhecimento tradicional para a criação de novos conhecimentos visando ao desenvolvimento rural sustentável? Com isso, o objetivo desse estudo foi analisar o processo de interação entre o conhecimento técnico-científico e o conhecimento tradicional, na percepção dos agricultores familiares em relação aos serviços de assistência técnica, à extensão rural e ao desenvolvimento rural sustentável. Os métodos utilizados no estudo caracterizam-se como exploratório, qualitativo e estudo de caso. A população da pesquisa foi formada por agricultores familiares do município de Cascavel/PR. A amostra foi estabelecida por conveniência; foram entrevistados 30 agricultores pertencentes à agricultura familiar dos distritos de Barreiro, Bom Retiro, Colônia Esperança, Gramadinho, Rio 47, Sapucaia e São Salvador. Como resultado, identificou-se que o processo de interação e compartilhamento de conhecimentos entre os agricultores ocorre de forma contínua, pois os agricultores possuem como prática, em suas conversas informais e nos encontros na comunidade, trocar informações sobre seu cotidiano e suas atividades produtivas. Na relação com os agentes da ATER, mesmo havendo uma boa interação, os conhecimentos tácitos e explícitos não estão sendo socializados de maneira adequada, tendo em vista que, por haver potencialidades econômicas e de conhecimentos para agregar valor aos produtos e serviços, com atributos oriundos dos conhecimentos locais, a produção predominante ainda continua sendo os cultivos de soja e milho, que dependem da produção em grande escala.
Abstract: The current context is called the knowledge society, characterized by technological advances in all sectors and enhanced by intellectual capital. Based on knowledge management, competences, insights and skills that take part of social groups and organizations have been identified. The search for valuing several knowledges has increased dynamically in all knowledge areas. Modernization has led agriculture to improvements in yield. On the other hand, the hegemonic way in which new technologies has become discriminatory, in a highly heterogeneous environment, formed by different kinds of populations, with their values, customs and knowledge. During the Green Revolution, the methodology adopted by Technical Assistance and Rural Extension (ATER) to spread out new knowledge neglected the agricultural practices of family farmers, supported by traditional knowledge. There were changes with PNATER (2003) on how extension workers act in relation to family farmers, according to participatory methodologies application for sharing knowledge. The disciplinary overview concerning the reality of family farmers changes to an Inter and Transdisciplinary approach with this new paradigm. There is also a dialogical relationship setting among several actors who interact with family farmers. Thus, based on the research problem, the following question was: how do the actors of family farming realize the role of ATER on the process of interaction between technical-scientific knowledge and traditional knowledge to create some new knowledge aiming at sustainable rural development? Thus, this study aimed at analyzing the interaction process between technical-scientific knowledge and traditional knowledge, according to the family farmers’ perception in relation to technical assistance services, rural extension and sustainable rural development. The methods applied in the study are exploratory, qualitative and case study. The research population was formed by family farmers in the municipality of Cascavel/PR. The sample was established for convenience; 30 farmers from family farms in the districts of Barreiro, Bom Retiro, Colônia Esperança, Gramadinho, Rio 47, Sapucaia and São Salvador were interviewed. As a result, it was identified that the process of interaction and knowledge sharing among farmers occurs continuously, since farmers are used to exchange information about their daily lives and productive activities during their informal conversations and in community meetings. According to the relationship with ATER agents, even with a good interaction, tacit and explicit knowledge has not been properly socialized, considering that, due to the economic and knowledge potential to add value to products and services, with attributes derived from local knowledge, the predominant yield of soybean and corn crops still remains, since they depend on large-scale yield.
Keywords: Agricultura familiar
ATER
Conhecimento tradicional
Gestão do conhecimento
Modernização agrícola
Desenvolvimento rural sustentável
CNPq areas: CIÊNCIAS AGRÁRIAS: DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Agrárias
Program: Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável
Campun: Marechal Cândido Rondon
Citation: TAGLIAPIETRA, Odacir Miguel. Gestão do conhecimento na agricultura familiar: uma análise nos serviços de assistência técnica e extensão rural. 2019. 247 f. Tese ( Doutor em Desenvolvimento Rural Sustentável) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/4766
Issue Date: 9-Dec-2019
Appears in Collections:Doutorado em Desenvolvimento Rural Sustentável (MCR)

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