Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/4701
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorChen, Miao Shen-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8576353764277268por
dc.contributor.advisor1Malacarne, Vilmar-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2174433445359774por
dc.contributor.referee1Malacarne, Vilmar-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2174433445359774por
dc.contributor.referee2Eckstein, Luiz Carlos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0902993356114554por
dc.contributor.referee3Soligo, Valdecir-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5365966751665341por
dc.date.accessioned2020-02-12T18:37:33Z-
dc.date.issued2019-09-13-
dc.identifier.citationCHEN, Miao Shen. Ciências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental no Brasil e em Taiwan: uma análise a partir de livros didáticos. 2019. 281 f. Mestre em Educação - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br/handle/tede/4701-
dc.description.resumoO objetivo desta pesquisa é caracterizar e comparar os Livros Didáticos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental do Brasil e de Taiwan, analisando cinco livros didáticos de Ciências do quinto ano do Ensino fundamental utilizados na cidade de Cascavel (PR), Brasil, e de Kaohsiung, em Taiwan. A investigação é aplicada de natureza qualitativa com fontes em bibliografias, documentos, questionários, entrevistas e os livros didáticos, submentendo este material a Análise de Conteúdo de Bardin (1995). Inferimos que os dois países compartilham da intenção de promover uma educação que desenvolva a economia do país e, para isso, promoveram várias reformas educacionais desde 1950 até hoje. O conteúdo dos livros didáticos de Ciências utilizados por ambos os países que apresentam ideias de interdisciplinaridade entre as disciplinas de matemática e língua nacional, e as demais disciplinas das áreas de Ciências. Espera-se com este trabalho contribuir com a reflexão sobre os diferentes meandros da política de livros didáticos para a educação e sua importância na construção de um projeto de paíspor
dc.description.abstractThe present work characterizes and compare the textbooks of the Initial Years of Basic Education in Brazil and inTaiwan, analyzing 5th grade science textbook used in the city of Cascavel (PR) in Brazil and Kaohsiung in Taiwan. The present work investigates the whole context of definition, production and distribution of textbooks in both countries, as well as the perception of emigrants about the educational differences between the two countries. The research is qualitative, with sources of bibliographies, documents, questionnaires, interviews and textbooks submitting this material to Bardin's Content Analysis (1995) and comparison of the data between Brazil and Taiwan. It is inferred that the two countries share the intention to develop an education that improves the country´s economy and have had several educational reforms since 1950 until today. The contents of the science textbooks analyzed in this research present interdisciplinary ideas between the mathematics and the national language disciplines and the other disciplines of Sciences, such as Biology, Chemistry and Physics. It is hoped that this work will contribute to the reflection on the different meanders of the policy of textbooks for education and its importance in the construction of a country projecteng
dc.description.provenanceSubmitted by Rosangela Silva (rosangela.silva3@unioeste.br) on 2020-02-12T18:37:33Z No. of bitstreams: 1 Miao Chen 2019.pdf: 11622157 bytes, checksum: 8b2849ead1a8ed085a9e713d2523cd2a (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-02-12T18:37:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Miao Chen 2019.pdf: 11622157 bytes, checksum: 8b2849ead1a8ed085a9e713d2523cd2a (MD5) Previous issue date: 2019-09-13eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Comunicação e Artespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectLivro Didáticopor
dc.subjectEnsino de Ciênciaspor
dc.subjectAnos Iniciais do Ensino Fundamentalpor
dc.subjectBrasil e Taiwanpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleCiências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental no Brasil e em Taiwan: uma análise a partir de livros didáticospor
dc.title.alternativeScience in the Early Years of Elementary Education in Brazil and Taiwan: an analysis from textbookseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Mestrado em Educação(CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Miao Chen 2019.pdf11.35 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.