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Tipo do documento: Dissertação
Title: Adaptação acadêmica e relação com a evasão: identificação de indicadores
Other Titles: Academic adaptation and relations with evasion: identification of indicators
Autor: Peron, Vanessa Demarchi 
Primeiro orientador: Bezerra, Renata Camacho
Primeiro membro da banca: Pereira, Eliane Nascimento
Segundo membro da banca: Quadros, Luciana Espíndula de
Resumo: O processo de adaptação do aluno ao contexto universitário é complexo e envolve múltiplos fatores. A não adaptação pode levar a índices insatisfatórios de desempenho acadêmico, aumento nos índices de repetência e de evasão universitária. A evasão, por sua vez, gera impactos negativos para as instituições (públicas e particulares) e para a sociedade. O ensino superior é meio de ascensão social e de geração de conhecimento, emprego e renda. Além de gerar prejuízos sociais, o abandono escolar gera impactos no aspecto financeiro, pois cada desistência representa desperdício de recursos, comprometendo a sustentabilidade das instituições. O objetivo desta pesquisa foi identificar se os níveis de adaptação acadêmica podem indicar tendência a evasão universitária. O estudo foi realizado com discentes do primeiro período dos cursos de graduação do Instituto Federal do Paraná (IFPR) campus Foz do Iguaçu. Para conhecer os níveis de adaptação universitária, foi utilizado como instrumento uma versão adaptada da escala QVA-r (Questionário de Vivências Acadêmicas - versão reduzida). Após a aplicação do questionário, foi realizado um levantamento dos alunos evadidos, para então comparar o grau de adaptabilidade dos alunos que permanecem no curso com os alunos desistentes. Como resultado, identificou-se que a adaptação acadêmica, mapeada já no segundo mês de aula, pode ser preditiva da evasão, permitindo que a instituição identifique os casos críticos e desenvolva ações de apoio à adaptação e permanência.
Abstract: The process of adapting the student to the university context is complex and involves multiple factors. Non-adaptation leads to unsatisfactory levels of academic performance, increase in repetition and university dropout rates. The evasion, in turn, generates negative impacts for the institutions (public and private) and for society. Higher education is a means of social advancement and generation of knowledge, employment and income. In addition to generating social losses, dropping out of school generates financial impacts, because each drop out represents a waste of resources, compromising the sustainability of institutions. The objective of this study was to identify if the levels of academic adaptation may indicate a tendency of university dropout. The study was conducted with students from the first period of the graduate courses at IFPR campus Foz do Iguaçu. To know the levels of university adaptation, the scale used was QVA-r (Academic Experiences Questionnaire - short version). After the application of the questionnaire, a survey of the evaded students was performed, to compare the degree of adaptability of the students who remain in the course with the dropout students. As a result, it was found that academic adaptation, mapped in the second month of school, can be predictive of dropout, allowing the institution to identify the most critical cases and develop actions to support adaptation and permanence.
Keywords: Ambientação acadêmica
Desistência universitária
Abandono escolar
Ensino superior
Graduação
Academic environment
University dropout
Educational abandonment
University education
Undergrad
CNPq areas: EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Engenharias e Ciências Exatas
Program: Programa de Pós-Graduação em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade
Campun: Foz do Iguaçu
Citation: PERON, Vanessa Demarchi. Adaptação acadêmica e relação com a evasão: identificação de indicadores. 2019. 99 p. Dissertação (Mestrado em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/4650
Issue Date: 11-Dec-2019
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade (FOZ)

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