Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/4640
Tipo do documento: Dissertação
Title: O uso dos recursos tecnológicos na prática pedagógica da EJA - Educação de Jovens e Adultos: o uso do aplicativo WhatsApp como estratégia pedagógica no ensino de língua portuguesa
Other Titles: The use of technological resources in the pedagogical practice of EJA - (Educação de Jovens e Adultos): the use of WhatsApp application as a pedagogical strategy in portuguese language teaching
Autor: Linhares, Malgarete Terezinha Acunha 
Primeiro orientador: Moraes, Denise Rosana da Silva
Primeiro membro da banca: Bondezan, Andreia Nakamura
Segundo membro da banca: Walker, Maristela Rosso
Resumo: Esta pesquisa analisa a aplicação dos recursos tecnológicos como estratégia pedagógica na Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Ensino Fundamental II no CEEBJA Prof. Orides Balotin Guerra, em Foz do Iguaçu (PR), com enfoque no uso do aplicativo WhatsApp. Partindo da indagação: Como o uso dos recursos tecnológicos pode ressignificar a prática pedagógica na Educação de Jovens e Adultos?, a pesquisa visa levantar dados, por meio de questionário online, acerca do uso do celular nas ações pedagógicas envolvendo docentes e alunos e demonstrar outros elementos tecnológicos usados como estratégias de aprendizagem na Plataforma Dia a Dia Educação – Portal Educacional do Estado do Paraná, culminando com atividades de produção e edição de texto por intermédio do aplicativo WhatsApp. Além disso, a pesquisa busca ainda oportunizar a interação de alunos brasileiros e estrangeiros, por meio do aplicativo, possibilitando o estabelecimento de diálogos e o fortalecimento de vínculos afetivos. Como fundamentação teórica, a pesquisa se ancora nos Estudos Culturais e em escritores que destacam a importância da EJA, da valorização das diferentes identidades e da inserção das novas tecnologias no meio escolar, propiciando o desenvolvimento do ensino e da aprendizagem. Assim, com base em Paulo Freire (1987), discute-se sobre o sujeito e o Outro; as identidades que circulam na EJA são analisadas observando Bauman (2005) e Hall (2006); com relação à interdisciplinaridade e os saberes na fronteira, a pesquisa baseia-se em Moraes e Silva (2016). As questões centradas nas mídias são analisadas por meio dos aportes de Thompson (2011) e Kellner (2001), além de Frau-Meigs (2014), Kenski (2015), Lévy (1999), Pretto (2013) e Amaro Gomes (2017). Com uma abordagem metodológica qualitativa e também inserida na pesquisa-ação, ao final a pesquisa possibilitou observar que o celular é um objeto de uso contínuo dos alunos da EJA e que esses não apresentaram dificuldades em desenvolver as atividades propostas Com o aplicativo WhatsApp. Entre os resultados observados está o desenvolvimento das habilidades de escrita por parte de alunos que anteriormente não conseguiam desenvolver textos, independentemente do gênero discursivo. A produção e edição de textos foram possíveis por meio do dispositivo de voz do aplicativo, a partir da expressão oral transformada em texto escrito. Essa experiência com auxílio das novas tecnologias trouxe aprendizados ímpares, tanto na produção e transmissão do conhecimento, quanto na inserção das linguagens midiáticas aplicadas à prática pedagógica em turmas de EJA.
Abstract: This research analyses the technological resources as a pedagogic strategy on middle school classes of youth and adults education – EJA, from CEEBJA Prof. Orides Balotin Guerra, in Foz do Iguaçu (PR), focusing on the use of WhatsApp in class. Starting by questioning: “How can the use of technological resources redefine the pedagogical practice on youth and adults education?”, this study tends to gather data by an online questionnaire about the use of cellphones in pedagogical actions evolving teachers and students, and to present other technological elements used as learning strategies at Plataforma Dia a Dia Educação – an educational platform from the State of Paraná, resulting in activities of production and edition of texts mediated by the app Whatsapp. Furthermore, this research also aims to create opportunities for an interaction between Brazilian and foreign students, through this app, making possible to stablish dialogues and the strength of affective bonds. As a theoretical basis, the research is based on cultural studies and on authors that highlight the importance of EJA, the valorization of different identities and the insertion of new technologies in the educational environment, providing a teaching and learning development. So, according to Paulo Freire (1987), this study will discuss about the subject and the other; the identities that surround EJA will be analyzed in accordance with Bauman (2005) and Hall (2006); related to interdisciplinarity and the knowledges on frontier, the research is based on Moraes e Silva (2016). The questions focused on media will be investigated by the contributions of Thompson (2011) and Kellner (2001), as well as Frau-Meigs (2014), Kenski (2015), Lévy (1999), Pretto (2013) and Amaro Gomes (2017). For this purpose, it was carried a qualitative research and also inserted in an action-research, this study allows us to observe that cellphone is a frequently used object to EJA‟s students, which didn‟t present any kind of difficulties when asked to develop activities using WhatsApp as a tool. Beyond the results observed there is a writing skill growth by students that previously couldn‟t devolve texts, regardless its discursive genre. The production and edition of texts were possible by a voice device from the app, from the oral expression transformed into written text. This experience managed these new technologies brought to light unique learning methods, as in production and transmission of knowledge, as in media language‟s insertion due to pedagogical practices on EJA‟s classes.
Esta investigación analiza la aplicación de los recursos tecnológicos como estrategia pedagógica en la Educación de Jóvenes y Adultos (EJA) de la Enseñanza Básica en CEEBJA Orides Balotin Guerra, en Foz de Iguazú (PR), centrándose en el uso de la aplicación WhatsApp. A partir de la indagación: "¿Cómo el uso de recursos tecnológicos puede resignificar la práctica pedagógica en la educación de jóvenes y adultos?", la investigación tiene como objetivo recopilar datos, a través de un cuestionario en línea, sobre el uso de teléfonos móviles en acciones pedagógicas que involucran a maestros y estudiantes y demostrar otros elementos tecnológicos utilizados como estrategias de aprendizaje en la Plataforma Educativa Día a Día - Portal Educativo del Estado de Paraná, que culmina con actividades de producción y edición de texto por intermedio de la aplicación WhatsApp. Además, la investigación también busca dar la oportunidad de interacción de estudiantes brasileños y extranjeros a través de la aplicación, permitiendo el establecimiento de diálogos y el fortalecimiento de los vínculos afectivos. Como base teórica, la investigación está anclada en estudios culturales y escritores que destacan la importancia de EJA, la valoración de diferentes identidades y la inserción de nuevas tecnologías en el entorno escolar, proporcionando el desarrollo de la enseñanza y el aprendizaje. Así, con base en Paulo Freire (1987), se discute sobre el sujeto y el Otro; las identidades que circulan en la EJA se analizan observando a Bauman (2005) y Hall (2006); con respecto a la interdisciplinariedad y el conocimiento fronterizo, la investigación se basa en Moraes e Silva (2016). Las cuestiones centradas en los medios se analizan a través de los aportes de Thompson (2011) y Kellner (2001), así como de Frau-Meigs (2014), Kenski (2015), Lévy (1999), Pretto (2013) y Amaro Gomes (2017). Con un enfoque metodológico cualitativo y también insertado en la investigación - acción, esta investigación permitió observar que el teléfono móvil es un objeto de uso continuo de los estudiantes de EJA y que no tuvieron dificultades para desarrollar las actividades propuestas con la aplicación WhatsApp. Entre los resultados observados se encuentra el desarrollo de habilidades de escritura por parte de estudiantes que previamente no podían desarrollar textos, independientemente del género discursivo. La producción y edición de textos fue posible a través del dispositivo de voz de la aplicación, a partir de la expresión oral transformada en texto escrito. Esta experiencia con la ayuda de las nuevas tecnologías trajo un aprendizaje incomparable, tanto en la producción y transmisión del conocimiento, como en la inserción de lenguajes de medios aplicados a la práctica pedagógica en las clases de EJA.
Keywords: Educação de jovens e adultos
Recursos tecnológicos
Prática pedagógica
WhatsApp
Youth and adult education
Technological resources
Pedagogical practice
WhatsApp
Educación de jovenes y adultos
Recursos tecnológicos
Práctica pedagógica
WhatsApp
CNPq areas: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação Letras e Saúde
Program: Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiras
Campun: Foz do Iguaçu
Citation: LINHARES, Malgarete Terezinha Acunha. O uso dos recursos tecnológicos na prática pedagógica da EJA - Educação de Jovens e Adultos: o uso do aplicativo WhatsApp como estratégia pedagógica no ensino de língua portuguesa. 2019. 143 p. Dissertação (Mestrado em Sociedade, Cultura e Fronteiras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/4640
Issue Date: 6-Sep-2019
Appears in Collections:Mestrado em Sociedade, Cultura e Fronteiras (FOZ)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Malgarete_Terezinha_Acunha_Linhares_2019.pdf3.34 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons