Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/4384
Tipo do documento: Dissertação
Title: Práticas educativas de matemática implementadas no ensino médio em um colégio estadual indígena guarani
Other Titles: Mathematics educational practices implemented at high school in an Guarani indigenous state school
Autor: Ribeiro, Rhuan Guilherme Tardo 
Primeiro orientador: Lübeck, Marcos
Primeiro membro da banca: Rodrigues, Thiago Donda
Segundo membro da banca: Zara, Reginaldo Aparecido
Resumo: A legislação que estabelece os direcionamentos curriculares para Educação Básica a ser desenvolvida no Brasil descreve que a Educação Escolar Indígena precisa ser organizada a partir de um currículo específico e diferenciado de maneira que garanta aos alunos de todos os povos indígenas a preservação de sua identidade sociocultural. E, a Educação Matemática pode contribuir para a superação de diversas dificuldades: tanto dos professores em preparar suas aulas quanto dos alunos em estudar conteúdos disciplinares, pois são necessárias diferentes estratégias para ensinar e aprender Matemática, haja vista, as distintas realidades culturais envolvidas. Neste cenário, a Matemática Escolar, quando inserida na Educação Escolar Indígena, deve considerar a história, a educação e as lutas dos povos, fortalecendo a comunidade, despertando igualmente o interesse e ampliando os horizontes dos estudantes, relacionando os meios de apropriação dos conhecimentos dos alunos presentes neste espaço sociocultural, frisando a importância dos saberes e fazeres adquiridos na aldeia e as suas contribuições para a sociedade, a partir das premissas de respeito e de cooperação com os indígenas. Portanto, neste trabalho apresentamos algumas práticas educativas diferenciadas, implementadas nas aulas de Matemática, nas turmas do Ensino Médio, no Colégio Estadual Indígena Teko Ñemoingo, na Aldeia Guarani Tekoha Ocoy, situada no Município de São Miguel do Iguaçu/PR, seguindo os preceitos da pesquisa qualitativa, sob a forma de um estudo de caso realizado pelo professor-pesquisador da disciplina.
Abstract: The legislation that establishes the curricular directives for Elementary Education in Brazil, indigenous School Education needs to be organized from a specific curriculum, in a way as to assure the students of all indigenous communities the preservation of their social and cultural identity. And Mathematics Education can contribute to this and to overcome several difficulties: as for teachers in lesson planning as for students when studying the subject itself, because different strategies are needed to teach and learn Mathematics, given the different realities involved. In this scenario, School Mathematics when inserted in Indigenous Education must consider the history, education and struggles of the peoples, strengthening it and awakening the students’ interest and horizons. Similarly, the means of knowledge input for students must be observed within context, highlighting how important the knowledge and actions learned in the village are, as well as its contributions to society, from the perspective of respect and cooperation with indigenous people. Therefore, in this work we present some differentiated educational practices implemented in Mathematics classes in the High School classes at the Indigenous State School Teko Ñemoingo, and also at the Tekoha Ocoy Guarani Village, both located in the city of Sao Miguel do Iguacu, PR; following the precepts of qualitative research, in the form of a case study carried out by the professor-researcher of the discipline.
La legislación que establece los direccionamientos curriculares para la Educación Básica a ser desarrollada en Brasil, describe que da Educación Escolar Indígena necesita que sea organizada a partir de un currículo específico y diferenciado, de manera que garantice a los alumnos de todos los pueblos indígenas la preservación de su identidad sociocultural. La Educación Matemáticas puede contribuir en esto y para la superación de diversas dificultades: tanto de los profesores en el preparo de sus clases cuando de los alumnos en el estudio de contenidos disciplinares, pues son necesarias distintas estrategias para la enseñanza y aprendizaje de matemáticas, haya vista las distintas realidades culturales que están envueltas. En este escenario, las Matemáticas en la escuela, cuando inserida en la Educación Escolar Indígena, debe llevar en consideración la historia, la educación y las luchas de los pueblos, fortaleciendo la comunidad, despertando al igual, el interés y ampliando los horizontes de los estudiantes, relacionando los medios de apropiación de los conocimientos de los alumnos presentes en este espacio sociocultural, subrayando la importancia de los saberes y hechos adquiridos en la aldea y sus contribuciones para la sociedad, a partir de los supuestos de respeto y de cooperación con los indígenas. Por lo tanto, en este trabajo presentamos algunas prácticas educativas diferenciadas, implementadas en las clases de Matemáticas en la Enseñanza Media en el Colegio Estatal Indígena Teko Ñemoingo, en la Aldea Guaraní Tekoha Ocoy, ubicada en el municipio de SãoMiguel do Iguaçu/PR, siguiendo los preceptos de la investigación cualitativa, sob forma de un estudio de caso realizado por el profesor-investigador de la asignatura.
Keywords: Ensino de matemática
Educação escolar indígena
Educação diferenciada
Math teaching
Indigenous education and schooling
Variant education
Enseñanza de matematicas
Educación escolar indígena
Educación diferenciada
CNPq areas: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação Letras e Saúde
Program: Programa de Pós-Graduação em Ensino
Campun: Foz do Iguaçu
Citation: RIBEIRO, Rhuan Guilherme Tardo. Práticas educativas de matemática implementadas no ensino médio em um colégio estadual indígena guarani. 2019. 105 p. Dissertação (Mestrado em Ensino) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/4384
Issue Date: 20-Feb-2019
Appears in Collections:Mestrado em Ensino (FOZ)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Rhuan_Guilherme_Tardo_Ribeiro_2019.pdf2.18 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons