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Tipo do documento: Dissertação
Title: A organização do trabalho pedagógico no Instituto Federal do Paraná – campus Palmas: implicações para o trabalho docente
Other Titles: The organization of the pedagogical work of Federal Institute of Paraná – Palmas’ campus: implications to the teaching work
Autor: Peratz, Tatiane 
Primeiro orientador: Portelinha, Ângela Maria Silveira
Primeiro membro da banca: Portelinha, Ângela Maria Silveira
Segundo membro da banca: Baczinski , Alexandra Vanessa de Moura
Terceiro membro da banca: Francischett , Mafalda Nesi
Quarto membro da banca: Hobold , Márcia de Souza
Resumo: Esta investigação insere-se na linha de pesquisa “Cultura, Processos Educativos e Formação de Professores”, que investiga as inter-relações entre cultura e educação, formação de professores, processos educativos formais e não formais, em suas dimensões teórico-práticas, sociopolíticas e pedagógicas, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação – nível de Mestrado – da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Campus Francisco Beltrão. A temática desta pesquisa concentra-se na organização do trabalho pedagógico (OTP) do Instituto Federal do Paraná (IFPR) e tem como objeto o trabalho docente, especificamente no referente às implicações da OTP. A proposta decorre dos estudos e das pesquisas realizadas no grupo de pesquisa “Educação Superior, Formação e Trabalho Docente” (GESFORT) da qual a pesquisadora participa, bem como das experiências cotidianas como docente em um dos campi das Instituições de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e da necessidade de desvelar a realidade acerca dessa forma de organização de ensino. O objetivo da pesquisa é analisar as implicações da OTP para o trabalho docente no IFPR – Campus Palmas, na região sudoeste do estado do Paraná. A metodologia baseia-se em pesquisa bibliográfica com análise de documentos e de dados gerados via questionários, respondidos por docentes do campus de Palmas, profissionais que atenderam aos critérios estabelecidos pela investigação. As fontes utilizadas são leis federais, resoluções, normativas e portarias internas – IFs e IFPR. Nas análises, sobressai a categoria verticalização do ensino como a principal implicação para o trabalho docente e formação, uma vez que essa forma de OTP requer a atuação nos distintos níveis da educação – básica e superior. Com isso, uma segunda categoria surge, a formação de complementação pedagógica, visto que, nos IFs, constantemente ingressam servidores docentes não licenciados, que, conforme as Resoluções n.º 02/2015 (MEC) que trata, entre outras, das diretrizes para a formação de docentes para a atuação na educação básica e superior, e a Resolução n.º 06/2012 (MEC), que define as diretrizes para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio, estabelecem como formas e prazos para que os docentes em exercício nos IFs adquiram o grau exigido. Ademais, as discussões revelam contradições no que tange à OTP, ao trabalho docente e à formação para atuar na Educação Profissional. A primeira contradição emerge da intencionalidade na formação dos estudantes da instituição. Ao mesmo tempo que os prepara para atuar no mundo do trabalho, aponta para a formação cidadã. A segunda contradição revela-se durante a análise das resoluções 06/2012 e 02/2015 e no Plano de Formação Continuada dos Servidores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (PLAFOR), dado que ao docente são impostos prazos para o cumprimento da formação de complementação pedagógica ao mesmo tempo que impõem condições e determinam instituições ofertantes, o que significa que independe da escolha do docente, isto é, mesmo que esse possua condições e interesse em participar da formação, fica sujeito à possibilidade de haver ou não o curso de formação
Abstract: This research is part of the Program of Education offered by Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). It is included in the “Culture, Educational Processes and Teacher Education” research line, which aims to investigate the interrelations between culture and education, formal and non-formal educational processes in its theoreticalpractical, sociopolitical and pedagogical dimensions. The theme of this research is centered on the organization of the pedagogical work of Instituto Federal do Paraná (IFPR). Its object of analysis is the teacher’s work, specifically what refers to the implications of the organization of the pedagogical work. The purpose derives from the studies and the researches done by the research group called “Educação Superior, Formação e Trabalho Docente” (GESFORT) of which the researcher is part of. It also derives from the researcher’s teaching experiences in one of the campuses of the Institutions of Professional, Technological and Science Education and from the need to unveil the reality of this teaching organization. The objective of the research is to analyze the implications of the organization of the pedagogical work to the teacher’s work at IFPR – Campus Palmas, at the Southwest region of the State of Paraná. The methodology is based on the bibliographic research of documents and data obtained through questionnaires answered by the teachers of Campus Palmas. Federal laws, resolutions, norms and internal rules were the sources utilized. Through the analysis the vertical expansion of teaching stands out as the main implication for the teacher’s work and education, since this form of organization of the pedagogical work requires action on the distinct levels of education. With that, the pedagogical education surges as a second category, since non-licensed teachers constantly join the institution. According to Ministry of Education’s Resolution 02/2015, these teachers must take courses to obtain the required education to teach at the institution. The discussions show contradictions regarding the organization of the pedagogical and the teacher’s work. It also shows contradictions regarding the teachers’ education to work in the Professional Education. The first contradiction comes from the intentions on the education of the institution’s students: they are prepared to work, but at the same time they are prepared to be citizens. The second contradiction reveals itself during the analysis of resolutions 06/2012, 02/2015 and at PLAFOR, since deadlines to accomplish the adequate education are imposed to the teacher at the same time that there is a strict restriction over the institutions that can offer the adequate education. That means that regardless the teacher’s choice, the offering of a specific continued education course determines whether they will be able to accomplish the law.
Keywords: Organização do trabalho pedagógico
Trabalho docente
Formação continuada
Institutos Federais
Organization of the pedagogical work
Teaching work
Continued education
Institutos Federais
CNPq areas: EDUCAÇÃO::TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇAO
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Humanas
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Campun: Francisco Beltrão
Citation: PERATZ, Tatiane. A organização do trabalho pedagógico no Instituto Federal do Paraná – campus Palmas: implicações para o trabalho docente. 2019.111 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/4342
Issue Date: 28-Feb-2019
Appears in Collections:Mestrado em Educação (FBE)

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