Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/4290
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCucchi, Andréia Zuchelli-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1521567660741100por
dc.contributor.advisor1Francischett, Mafalda Nesi-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8041231173562955por
dc.contributor.referee1Francischett, Mafalda Nesi-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8041231173562955por
dc.contributor.referee2Baczinski , Alexandra Vanessa de Moura-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8269274051863809por
dc.contributor.referee3Portelinha, Ângela Maria Silveira-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0205582838717075por
dc.contributor.referee4Moreira, Jani Alves da Silva-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/8162047783765424por
dc.date.accessioned2019-05-23T14:30:57Z-
dc.date.issued2019-02-21-
dc.identifier.citationCUCCHI, Andréia Zuchelli. A atuação do diretor na gestão escolar nos centros municipais de educação infantil: um estudo de caso em Francisco Beltrão/PR. 2019. 227 f.. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão, 2019 .por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br/handle/tede/4290-
dc.description.resumoEsta dissertação intitulada “A atuação do diretor na gestão escolar nos Centros Municipais de Educação Infantil: Um estudo de caso em Francisco Beltrão/PR” é resultado de pesquisa vinculada ao Grupo de Pesquisa: Representações, Espaços, Tempos e Linguagens em Experiências Educativas – RETLEE, do Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado – Área de concentração: Educação, Linha de Pesquisa: Cultura, processos educativos e formação de professores, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE/ Campus de Francisco Beltrão/PR. Cujo objetivo é compreender como ocorre a atuação dos diretores na gestão escolar, desenvolvida nos Centros Municipais de Educação Infantil de Francisco Beltrão/PR. Seu desenvolvimento ocorreu a partir da compreensão da trajetória histórica e da implantação das primeiras instituições de educação infantil, considerando o caminho desde o contexto europeu até chegar no Brasil, no Paraná e em Francisco Beltrão. A pesquisa visa abordar a importância da formação inicial do diretor escolar, oportunizado pelas Universidades. A metodologia de pesquisa se caracteriza como estudo de caso e foram utilizados como instrumentos para coleta de dados: questionários e entrevistas semiestruturadas. A pesquisa foi realizada com 19 diretores de CMEIs, 01 (uma) ex-presidente da Associação de Proteção à Maternidade e Infância, 01 (uma) colaboradora da Associação de Proteção à Maternidade e Infância, 01 (uma) professora da Secretaria Municipal de Educação/ Departamento de Educação Infantil no período de fevereiro a junho de 2018. Os resultados mostram os avanços históricos da gestão escolar nos Centros Municipais de Educação Infantil a partir da atuação do diretor, no que se refere ao atendimento às crianças que frequentam as instituições desde o nascimento até os 3 (três) anos de idade, na valorização dos profissionais da educação que atuam na educação infantil, na regulamentação da legislação do processo de normatização para escolha da função e do processo de escolha por meio da eleição com a participação da comunidade. Assim como, das mudanças significativas na prática pedagógica dos CMEIs e na melhoria da estrutura física dos espaços educativos. Além do processo de formação continuada que contribui no aperfeiçoamento e na capacitação do diretor para o exercício da função. Isto possibilita melhorias significativas no processo de ensino e de aprendizagem e, consequentemente, o desenvolvimento das crianças que frequentam os CMEIs. A realização da pesquisa corrobora de maneira direta na compreensão da gestão escolar dos CMEIs, por meio da atuação do diretor. E justifica-se, pela necessidade de compreender as atividades inerentes a prática pedagógica e administrativa desenvolvidas nas instituições do município, por meio da atuação do professor de educação infantil ao exercer a função de diretor nos CMEIs.por
dc.description.abstractThis dissertation entitled "The actuation of the director in school management in the Municipal Centers of Childhood Education: A case study in Francisco Beltrão / PR" is a result of research linked to the Research Group: Representations, Spaces, Times and Languages in Educational Experiences - RETLEE , of the Graduate Program in Education - Master's Degree - Area of concentration: Education, Research Line: Culture, educational processes and teacher training, of the State University of the West of Paraná - UNIOESTE / Campus de Francisco Beltrão / PR. The objective of this study is to understand how the directors' activities in school management, developed in the Municipal Centers of Childhoord Education of Francisco Beltrão / PR. The objective of this study is to understand how the directors' activities in school management, developed in the Municipal Centers of Childhood Education of Francisco Beltrão / PR. Its development took place from the understanding of the historical trajectory and the implantation of the first institutions of childhood education, considering the path from the European context to arriving in Brazil, Paraná and Francisco Beltrão. The research aims to address the importance of the initial formation of the school director, opportunized by the Universities. The research methodology is characterized as a case study and were used as instruments for data collection: questionnaires and semi-structured interviews. The research was carried out with 19 directors of CMEIs, 01 (one) former president of the Association of Protection to Maternity and Childhood, 01 (one) collaborator of the Protection Association to Maternity and Childhood, 01 (one) / Department of Childhood Education from February to June 2018. The results show the historical advances of school management in the Municipal Centers of Childhood Education, based on the actution of the director, regarding the attendance of children attending institutions from birth to three (3) years of age, in the valuation of education professionals who work in children's education, in the regulation of the legislation of the process of normalization to choose the function and the process of choice through the election with the participation of the community. As well as, the significant changes in the pedagogical practice of CMEIs and the improvement of the physical structure of educational spaces. In addition to the process of continuous training that contributes to the improvement and qualification of the director for the exercise of the function. This allows for significant improvements in the teaching and learning process and, consequently, the development of children attending CMEIs. The realization of the research corroborates in a direct way in the understanding of the school management of the CMEIs, through the actuation of the director's. It is justified by the need to understand the activities inherent to the pedagogical and administrative practice developed in the institutions of childhood education of the municipality, through the actuation of the teacher of the childhood education in the exercise the function of director in the CMEIs.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Juliana Correa (juliana.correa@unioeste.br) on 2019-05-23T14:30:57Z No. of bitstreams: 2 Andreia Zuchelli Cucchi.pdf: 30516465 bytes, checksum: d42f0a4082a73e68f7e80b138e807a4f (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-05-23T14:30:57Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Andreia Zuchelli Cucchi.pdf: 30516465 bytes, checksum: d42f0a4082a73e68f7e80b138e807a4f (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2019-02-21eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Humanaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectAtuação do diretorpor
dc.subjectFormação inicialpor
dc.subjectChildhood educationeng
dc.subjectSchool managementeng
dc.subjectActuation of the directoreng
dc.subjectInitial formationeng
dc.subject.cnpqEDUCAÇÃO::TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃOpor
dc.titleA atuação do diretor na gestão escolar nos centros municipais de educação infantil: um estudo de caso em Francisco Beltrão/PRpor
dc.title.alternativeThe actuation of the director in school management in the municipal centers of childhood education: a case study of Francisco Beltrão /PReng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusFrancisco Beltrãopor
Appears in Collections:Mestrado em Educação (FBE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Andreia Zuchelli Cucchi.pdf29.8 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons