Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/4218
Tipo do documento: Dissertação
Title: Da "Meca do Contrabando" ao "Tigre Guarani" - o novo Paraguai nas páginas de Veja: mudança de enfoque ou defesa da hegemonia?
Other Titles: From the "Smuggling Mecca" to the "Guarani Tiger" - the new Paraguay in the pages of Veja: changeof focus or defense of hegemony?
De la "meca del contrabando" al "tigre guaraní" - el nuevo Paraguay en las páginas de Veja: ¿cambio de enfoque o defensa de la hegemonía?
Autor: Figueira Sobrinho, Nelson 
Primeiro orientador: Moraes, Denise Rosana da Silva
Primeiro membro da banca: Nihei, Oscar Kenji
Segundo membro da banca: André, Tamara Cardoso
Terceiro membro da banca: Baller, Leandro
Resumo: Esta pesquisa analisa o processo de mudança de enfoque por parte da revista Veja na cobertura das notícias referentes ao Paraguai, especialmente aquelas que falam da relação do país com o Brasil e estuda qual a finalidade desta nova representação midiática. A hipótese é que este novo enfoque esteja vinculado à industrialização do país guarani, advinda das instalações das maquilas, cujas matrizes, em sua maioria, são brasileiras. Tendo como marco inicial 10 de janeiro de 2007, com a publicação da reportagem “A meca do contrabando”, no caderno especial “Crime”, e marco final o dia 11 de janeiro de 2017, com a matéria “O tigre guarani”, a pesquisa tem como fim investigar se tais indícios são procedentes e identificar quais interesses da revista ao noticiar os fatos; a quem a publicação representa: se ao seu público leitor ou a uma classe, se ao Brasil ou a um governo em específico. Paralelamente, apresenta como se desenvolve o processo de mudança de enfoque por parte do semanário em relação aos materiais que versam sobre o país guarani; como são utilizados os recursos textuais e gráficos por parte da publicação para noticiar fatos relacionados ao Paraguai; qual o papel do público leitor neste processo e, por fim, como a mudança de enfoque se justifica pela suposta industrialização pela qual se dá o atual contexto. Para responder a essas perguntas, a pesquisa se embasa nos conceitos de Antonio Gramsci acerca da hegemonia e nos estudos culturais, sobretudo em Martín-Barbero, para analisar questões relativas ao fenômeno midiático. Está subdividida em uma apresentação do histórico da revista, seguida de narrativa do percurso para a escolha do método – o método indiciário, cuja referência é o historiador Carlo Ginzburg. A análise do objeto de pesquisa obedece à temporalidade e aos fatos históricos, políticos e econômicos que envolvem o Brasil e Paraguai e aos aspectos textuais, linguísticos, usados pelo semanário. Ao final, apresentam-se dados referentes às indústrias maquiladoras e relativos às áreas econômicas e sociais e busca-se confrontar as afirmações da publicação, que atribui, como demonstra-se no decorrer da pesquisa, o crescimento do país vizinho aos brasileiros. Ao final, a pesquisa constata que a revista Veja atua na defesa dos interesses hegemônicos do Brasil sobre o Paraguai, entretanto, atende às suas convicções como meio midiático, pois toma para si a voz do seu leitor, a voz da classe a qual representa – ou crê representar. Constata ainda que o semanário, liberal, defende que pela sua extensão, localização geográfica e por sua economia, o Brasil precisa ser o líder natural da América Latina e não pode abdicar dessa posição, em interesse dos brasileiros.
Abstract: This research analyzes the process of change of focus by Veja magazine in the coverage of the news related to Paraguay, especially those that talk about the relation of the country with Brazil, and studies the purpose of this new media representation. The hypothesis is that this new approach is linked to the industrialization of the Guarani country, which comes from the maquila facilities (sub-contractor companies which produce for the export market), whose matrices are mostly Brazilian. Starting on January 10th, 2007, with the publication "The Smuggling Mecca", in the special booklet "Crime", and ending on January 11th, 2017, with the story "The Guarani tiger", the purpose of this research is to investigate if such indications were pertinent and, if so, to identify the interests of the magazine and who the publication represents: whether its readers or a class, whether Brazil or a specific government. At the same time, the study also tries to point out how the weekly magazine’s process of change of focus is developed in relation to the materials that deal with the Guarani country; how textual and graphic resources are used by the publication to report facts related to Paraguay; what the role of the readers is in this process and, finally, if such a change of focus is justified by the supposed industrialization that Paraguay is undergoing. In order to answer these questions, a theoretical framework based on the concepts of Antonio Gramsci on hegemony and on cultural studies, especially the ones from MartínBarbero, is used to analyze questions related to the media phenomenon. The work is subdivided into a presentation of the magazine’s history, followed by a narrative of the path for choosing the method. In the research, it is selected the index method, whose reference is the historian Carlo Ginzburg. Right after that, the analysis of the object of research begins, obeying the temporality and the historical facts, being them political or economical, involving Brazil and Paraguay or the textual and linguistic aspects used by the magazine. At the end, data are presented concerning the maquiladora industries and related to the economic and social areas and it is tried to confront them with the statements of the publication, which attributed, as demonstrated in the course of the research, the growth of the neighboring country to the Brazilians. It’s concluded that Veja magazine acts in defense of the hegemonic interests of Brazil over Paraguay, but serving its convictions as a media, because it takes for itself the voice of its reader, the voice of the class it represents – or believes to represent. It is also observed that the confessedly liberal weekly magazine claims that Brazil should be the natural leader of Latin America because of its size, location, and economy, and that it cannot relinquish its position, in defense of the interests of Brazilians.
Esta investigación analiza el proceso de cambio de enfoque por parte de la revista Veja en la cobertura de las noticias referentes al Paraguay, especialmente aquellas que hablan de la relación del país con Brasil, y estudia cuál es la finalidad de esta nueva representación mediática. La hipótesis es que este nuevo enfoque se vincula a una supuesta industrialización del país guaraní, proveniente de las instalaciones de las maquilas, cuyas matrices, en su mayoría, son brasileñas. En el marco del 10 de enero de 2007, con la publicación del reportaje "La meca del contrabando", en el cuaderno especial "Crimen", y marco final el día 11 de enero de 2017, con la materia "El tigre guaraní", la investigación tiene como fin verificar si tales indicios son procedentes y, en caso positivo, identificar cuáles eran los intereses de la revista; a quien la publicación representa: si a su público lector o a una clase, si a Brasil o a un gobierno en específico. Paralelamente, se busca aún señalar cómo se desarrolla el proceso de cambio de enfoque por parte del semanario en relación a los materiales que versan sobre el país guaraní; como se utilizan los recursos textuales y gráficos por parte de la publicación para noticiar hechos relacionados con Paraguay; ¿cuál es el papel del público lector en este proceso y, por último, si tal cambio de enfoque se justifica por la supuesta industrialización por la que Paraguay atraviesa. Para responder a estas preguntas, se basa en los conceptos de Antonio Gramsci acerca de la hegemonía y en los estudios culturales, sobre todo en Martín-Barbero, para analizar cuestiones relativas al fenómeno mediático. El trabajo se subdivide en una presentación del historial de la revista, seguida de una narrativa del recorrido para la elección del método. En la investigación, se opta por el método indiciario, cuya referencia es el historiador Carlo Ginzburg. Luego, se inicia el análisis del objeto de investigación, obedeciendo a la temporalidad y a los hechos históricos, políticos o económicos involucrando a Brasil y Paraguay o a los aspectos textuales, lingüísticos, usados por el semanario. Al final, se presentan datos referentes a las industrias maquiladoras y relativas a las áreas económicas y sociales y se busca confrontar con las afirmaciones de la publicación, que atribuye, como se demuestra en el curso de la investigación, el crecimiento del país vecino a los brasileños. Al final, se constata que la revista Veja actúa en la defensa de los intereses hegemónicos de Brasil sobre el Paraguay, pero atiende a sus convicciones como medio mediático, pues toma para sí la voz de su lector, la voz de la clase a la que representa, o cree representar. Se constata además que el semanario, confesadamente liberal, defiende que, por su extensión, localización geográfica y por su economía, Brasil debe ser el líder natural de América Latina, no pudiendo abdicar de esa posición, en interés de los brasileños.
Keywords: Comunicação
Jornalismo
Mídias
Hegemonia
Brasil
Paraguai
Communication
Journalism
Media
Hegemony
Brazil
Paraguay
Comunicación
Periodismo
Los medios de comunicación
Hegemonía
Brasil
Paraguay
CNPq areas: COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação Letras e Saúde
Program: Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiras
Campun: Foz do Iguaçu
Citation: FIGUEIRA SOBRINHO, Nelson. Da "Meca do Contrabando" ao "Tigre Guarani" - o novo Paraguai nas páginas de Veja: mudança de enfoque ou defesa da hegemonia?. 2019. 184 p. Dissertação (Mestrado em Sociedade, Cultura e Fronteiras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/4218
Issue Date: 7-Mar-2019
Appears in Collections:Mestrado em Sociedade, Cultura e Fronteiras (FOZ)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Nelson_Figueira_Sobrinho_2019.pdf3.28 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons