Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/4112
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorButske, Francieli-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7373036320948700por
dc.contributor.advisor1Panek, Luciano-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2407960550926577por
dc.contributor.referee1Pantaleão, Carlos Henrique Zanelato-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7560571987514133por
dc.contributor.referee2Zandonade, Patricia-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4076967412733777por
dc.date.accessioned2019-02-27T13:24:21Z-
dc.date.issued2018-12-14-
dc.identifier.citationBUTSKE, Francieli. Uma proposta de protocolo de normas e legislações para a concepção de projetos arquitetônicos de instituições públicas de ensino: o caso do campus Unila. 2018. 64 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu, 2018.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br/handle/tede/4112-
dc.description.resumoOs projetos de edificações devem satisfazer seus clientes e usuários, que representam desejos e necessidades funcionais, estéticas, de conforto, etc., devendo cumprir uma série de requisitos de uso e desempenho do produto, sendo estes estabelecidos por parâmetros técnicos e legais, atrelados à normas e legislações. As instituições públicas de ensino buscam, através dos projetos de seus campi, uma integração entre diversos elementos projetuais, ou seja, edifícios, espaços abertos, vias de circulação, estacionamentos, áreas verdes e infraestrutura, além das características específicas de uma instituição de ensino, que envolve aspectos como ensino, pesquisa, extensão, seu corpo técnico e os problemas de administração desse universo. O desenvolvimento desses projetos estão sujeitos às leis municipais, estaduais e federais pertinentes, normas técnicas e recomendações projetuais, e nem sempre acompanham o ritmo dado pelas políticas de governo, visto que as equipes técnicas das universidades, são, em geral, pequenas perto da demanda existente e, pressionadas pela vontade política, decisões da reitoria, prazos de licitações e projetos governamentais, dificilmente conseguem se organizar a médio e longo prazo. Por essas demandas, este trabalho apresenta uma proposta de um protocolo contendo normas, legislações e demais regulamentações exigidas aos projetos arquitetônicos de edificações com foco nas instituições públicas de ensino, cujas limitações impostas dizem respeito à prazos exíguos para elaboração dos projetos, atrelados à processos licitatórios e cumprimento de orçamentos anuais, ao plano diretor universitário, das regras de acessibilidade, sustentabilidade, eficiência, qualidade e economicidade, utilizando como estudo de caso uma universidade pública federal, a UNILA, que representa uma demanda de projetos de toda infraestrutura acadêmica. A aplicação do protocolo contribuiu na agilização das etapas iniciais das atividades de desenvolvimento de projetos arquitetônicos em execução pela equipe técnica da instituição e considerada importante ferramenta para os arquitetos servidores da universidade, pois colaborou ao cumprimento do planejamento físico e orçamentário da instituição, servindo inclusive às demandas diárias e futuras aos projetos da infraestrutura universitária desta e demais instituições públicas de ensino.por
dc.description.abstractBuilding projects must satisfy their customers and users, which represent functional, aesthetic, comfort and desires and needs, and must comply with a series of requirements for the use and performance of the product, which are established by technical and legal parameters, linked to the standards and legislation. Public education institutions seek through the projects of their campuses an integration between several design elements, ie buildings, open spaces, circulation routes, parking lots, green areas and infrastructure, as well as the specific characteristics of a teaching institution, which involves aspects such as teaching, research, extension, its technical staff and the problems of administration of this universe. The development of these projects is subject to relevant municipal, state and federal laws, technical norms and project recommendations, and does not always follow the pace given by government policies, since the technical teams of universities are, in general, small close to the demand and, pressed by political will, rector's decisions, bidding deadlines and government projects, can hardly organize themselves in the medium and long term. Due to these demands, this paper presents a proposal for a protocol containing norms, laws and other regulations required for architectural design of buildings with a focus on public educational institutions, whose limitations are related to the tight deadlines for the elaboration of the projects, linked to the bidding processes and compliance with annual budgets, to the university master plan, of the rules of accessibility, sustainability, efficiency, quality and economics, using as a case study a federal public university, UNILA, which represents a demand for projects of all academic infrastructure. The application of the protocol contributed to the acceleration of the initial stages of the architectural project development activities carried out by the institution's technical team and considered an important tool for the university's architects, as it collaborated with the accomplishment of the physical and budgetary planning of the institution, daily and future demands to the projects of the university infrastructure of this and other public educational institutions.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Wagner Junior (wagner.junior@unioeste.br) on 2019-02-27T13:24:21Z No. of bitstreams: 2 Francieli_Butske_2018.pdf: 1720361 bytes, checksum: 927fe9fa7817641fee1fb46ed21d8e1c (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-02-27T13:24:21Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Francieli_Butske_2018.pdf: 1720361 bytes, checksum: 927fe9fa7817641fee1fb46ed21d8e1c (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2018-12-14eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Engenharias e Ciências Exataspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidadepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectProjeto arquitetônicopor
dc.subjectCampus universitáriopor
dc.subjectLegislaçãopor
dc.subjectNormaspor
dc.subjectProtocolopor
dc.subjectArchitectural designeng
dc.subjectUniversity campuseng
dc.subjectLegislationeng
dc.subjectStandardseng
dc.subjectProtocoleng
dc.subject.cnpqADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICApor
dc.titleUma proposta de protocolo de normas e legislações para a concepção de projetos arquitetônicos de instituições públicas de ensino: o caso do campus Unilapor
dc.title.alternativeA proposal for a protocolo of norms and legislation for the design of architectural projects of public education institutions: the case of Unila Campuseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusFoz do Iguaçupor
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade (FOZ)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Francieli_Butske_2018.pdf1.68 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons