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dc.creatorHeinrich, Cristiano Eduardo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6138289649295174por
dc.contributor.advisor1Rocha Jr., Weimar Freire da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0684318770321413por
dc.contributor.advisor-co1Santoyo, Alain Hernández-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3358782039748485por
dc.contributor.referee1Rocha Jr., Weimar Freire da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0684318770321413por
dc.contributor.referee2Lobo, Débora da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0460052104653239por
dc.contributor.referee3Savaris, Gustavo-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8016883581345169por
dc.date.accessioned2019-02-06T13:22:33Z-
dc.date.issued2018-09-06-
dc.identifier.citationHEINRICH, Cristiano Eduardo. Utilização do método Analytic Hierarchy Process (AHP) para análise das estradas rurais do município de Marechal Cândido Rondon-PR. 2018. 142 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional e Agronegócio) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Toledo, 2018.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br/handle/tede/4080-
dc.description.resumoO agronegócio brasileiro é um setor da economia que historicamente tem demonstrado pujança e crescimento, com destaque para a agropecuária que vem apresentando volumes de produção e taxas de produtividade cada vez mais expressivos. Apesar disso, a excepcional competitividade da produção primária brasileira dilui-se gradualmente conforme seus produtos saem da propriedade rural com destino aos elos subsequentes das cadeias produtivas. São notáveis os obstáculos logísticos enfrentados pelo agronegócio nacional para transportar suas riquezas, sendo os problemas como o desbalanceamento da matriz de transporte de cargas, infraestrutura de transportes defasada, capacidade estática de armazenagem insuficiente e “gargalos” nos portos, os mais conhecidos. No entanto, pouco sabe-se a respeito de outro componente fundamental para a eficiência logística do agronegócio: as estradas rurais. A partir do momento que a produção agrícola e pecuária sai da propriedade rural, a malha viária rural constitui-se no primeiro elemento com potencial de impacto à competitividade do agronegócio, e poucas pesquisas foram empreendidas com essa temática. Assim, o presente estudo teve por objetivo investigar e descrever os critérios que tornam uma estrada rural adequada ao transporte de insumos e da produção agropecuária. A pesquisa foi geograficamente delimitada ao município de Marechal Cândido Rondon, localizado na mesorregião oeste do estado do Paraná, em razão deste município apresentar sua base econômica pautada no agronegócio. A metodologia utilizada foi o Analytic Hierarchy Process (AHP), pois a mesma consegue mensurar matematicamente atributos subjetivos e objetivos de maneira conjunta, por meio de comparações paritárias julgadas por indivíduos com conhecimento da temática investigada. Os procedimentos metodológicos foram pesquisa bibliográfica e levantamento de campo não sistematizado para análise exploratória inicial, além de survey para o aprofundamento da investigação. Foram realizadas 97 entrevistas com aplicação de formulário junto a motoristas que transportam cargas na malha viária rural do município. A partir do levantamento exploratório inicial, foram relacionados 20 critérios potencialmente relevantes à adequação de uma estrada rural, sendo que os resultados do survey apontaram um conjunto de 7 critérios prioritários: integridade e estado de conservação em condições satisfatórias; pista de rolamento com revestimento superficial que proporcione melhores condições de suporte e trafegabilidade, principalmente pavimentação asfáltica; pista de rolamento com pouca inclinação da seção transversal; pista de rolamento íntegra e sem deformações; pista de rolamento sem materiais soltos/desagregados; plataforma com drenagem superficial adequada e baixa intensidade (volume) de tráfego. Conclui-se portanto, que estes são os atributos das estradas rurais de maior essencialidade para a consecução das atividades de transporte de cargas do agronegócio.por
dc.description.abstractBrazilian agribusiness is a sector of the economy that has historically demonstrated strength and growth, with emphasis on the agricultural sector that has been presenting production volumes and increasing productivity rates. Despite this, the exceptional competitiveness of Brazilian primary production is gradually diluted as its products leave the rural property to the subsequent links of the productive chains. The logistical obstacles faced by the national agribusiness to transport its wealth are notable, with problems such as the imbalance of the freight transport matrix, depleted transport infrastructure, insufficient static storage capacity and "bottlenecks" in the best known ports. However, little is known about another fundamental component for the logistic efficiency of agribusiness: rural roads. From the moment that the agricultural and livestock production leaves the rural property, the rural road network is the first element with potential of impact to the competitiveness of agribusiness, and few researches were undertaken with this theme. Thus, the present study aimed to investigate and describe the criteria that make a rural road suitable for the transport of inputs and agricultural production. The research was geographically delimited to the municipality of Marechal Cândido Rondon, located in the western mesoregion of the state of Paraná, because this municipality presents its economic base based on agribusiness. The methodology used was the Analytic Hierarchy Process (AHP), since it is able to measure mathematically subjective and objective attributes in a joint way, through comparisons made by individuals with knowledge of the subject matter. The methodological procedures were bibliographic research and non-systematized field survey for initial exploratory analysis, in addition to a survey to deepen the research. A total of 97 interviews were carried out with the application of a form with drivers who transport loads in the rural road network of the municipality. From the initial exploratory survey, 20 criteria potentially relevant to the adequacy of a rural road were related, and the results of the survey indicated a set of 7 priority criteria: integrity and conservation status under satisfactory conditions; track with surface coating that provides better conditions of support and trafficability, mainly asphalt paving; runway with low slope of cross section; full track without deformation; runway without loose / disaggregated materials; platform with adequate surface drainage and low intensity (volume) of traffic. It is concluded, therefore, that these are the attributes of rural roads of greater essentiality for the accomplishment of agribusiness cargo transport activities.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Marilene Donadel (marilene.donadel@unioeste.br) on 2019-02-06T13:22:32Z No. of bitstreams: 1 Cristiano_Heinrich_2018.pdf: 2433405 bytes, checksum: edbe4e8f8c5665218ffdb55af2af8ee7 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-02-06T13:22:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Cristiano_Heinrich_2018.pdf: 2433405 bytes, checksum: edbe4e8f8c5665218ffdb55af2af8ee7 (MD5) Previous issue date: 2018-09-06eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Sociais Aplicadaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Agronegóciopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectAgronegóciopor
dc.subjectEstradas ruraispor
dc.subjectLogísticapor
dc.subjectAgribusinesseng
dc.subjectAnalytic Hierarchy Processeng
dc.subjectRural roadseng
dc.subjectLogisticseng
dc.subject.cnpqECONOMIAS AGRARIA E DOS RECURSOS NATURAIS::ECONOMIA AGRARIApor
dc.titleUtilização do método analytic hierarchy process (AHP) para análise das estradas rurais do município de Marechal Cândido Rondon-PRpor
dc.title.alternativeUse of the analytic hierarchy process (AHP) to analyze rural roads in the municipality of Marechal Cândido Rondon-PReng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusToledopor
Appears in Collections:Mestrado em Desenvolvimento Regional e Agronegócio (TOL)

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