Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/4012
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCunha, Gabriella Wentz-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9448598357683612por
dc.contributor.advisor1Castela, Greice da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8222797033532931por
dc.contributor.referee1Castela, Greice da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8222797033532931por
dc.contributor.referee2Santos, Maria Elena Pires-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9605825897881271por
dc.contributor.referee3Carlos, Valeska Gracioso-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5305551484510716por
dc.date.accessioned2018-11-12T11:16:43Z-
dc.date.issued2018-06-15-
dc.identifier.citationCUNHA, Gabriella Wentz. Multiletramentos e estímulo à produção textual: o gênero causo no Ensino Fundamental. 2018. 142 f. Dissertação( Mestrado Profissional em Letras l) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2018.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br/handle/tede/4012-
dc.description.resumoAs Tecnologias da Informação e Comunicação, doravante TICs, estão presentes na vida dos jovens de hoje, diante disso, percebemos a necessidade de incorporar as tecnologias, os recursos midiáticos e os multiletramentos no cotidiano escolar dos alunos, para estimular uma motivação maior pela escrita. Uma vez que os jovens estão inseridos numa sociedade digital, as aulas também deveriam integrar as TICs em algumas de suas práticas pedagógicas, incorporando essas tecnologias no processo de ensino-aprendizagem. Essa pesquisa tem como tema multiletramentos e produção textual a partir do gênero causo no Ensino Fundamental. Visa responder a seguinte indagação: O trabalho com a sequência didática com foco no gênero causo e nas TICs promove o estímulo à produção textual na perspectiva dos multiletramentos? O trabalho está fundamentado na teoria de letramento/multiletramento, nos gêneros discursivos e na produção textual. A abordagem teórica está firmada no campo da linguística aplicada, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa interpretativista e o método de investigação é pesquisa-ação, que se preocupa com as questões sociais e com os usos reais da linguagem. O objetivo geral da pesquisa é contribuir com os multiletramentos dos alunos, sobretudo em relação à produção textual. Temos como objetivos específicos: contribuir para a produção textual e para o desenvolvimento dos multiletramentos de alunos do 7º ano do Ensino Fundamental por meio da aplicação de uma sequência didática do gênero causo que incorpora recursos disponibilizados pelas TICs; possibilitar ao aluno conhecer o gênero causo e produzir textos nesse gênero; incentivar a escrita a partir do trabalho com elementos que organizam uma produção textual para a interação presentes na sequência didática a ser elaborada; utilizar os recursos tecnológicos para possibilitar novas e variadas formas de circulação e suporte. Os dados mostram que os alunos participaram efetivamente das atividades pedagógicas, atingindo os objetivos propostos, produzindo textos no gênero textual causo, alicerçados nos multiletramentos e nas TICs.por
dc.description.abstractLas Tecnologías de la Información y Comunicación, de ahora en adelante, TICs, están presentes en la vida de los jóvenes de hoy, ante eso, percibimos la necesidad de incorporar las tecnologías, los recursos mediáticos y los multiletramentos en el cotidiano escolar de los alumnos para estimular una mayor motivación por la escritura. Una vez que los jóvenes están insertados en una sociedad digital, las clases también deberían integrar las TICs en algunas de sus prácticas pedagógicas, incorporando esas tecnologías en el proceso de enseñanza-aprendizaje. Esta investigación tiene como tema: multiletramentos y producción textual a partir del género “causo” en la Enseñanza Fundamental. Tiene como objetivo responder a la siguiente indagación: ¿El trabajo con la secuencia didáctica con énfasis en el género “causo” y en las TICs promueve el estímulo a la producción textual en la perspectiva de los multiletramentos? El trabajo fue fundamento en la teoría de letramento/multiletramento, en los géneros discursivos y en la producción textual. El enfoque teórico está firmado en el campo de la lingüística aplicada, con una investigación cualitativa interpretativista y el método de investigación es investigación-acción, que se preocupa con las cuestiones sociales y con usos reales del lenguaje. El objetivo general de la investigación es contribuir para el desarrollo de los multiletramentos de alumnos del 7º año de la Enseñanza Fundamental, principalmente en relación a la producción textual. Tenemos como objetivos específicos: contribuir con la producción textual y al desarrollo de los multiletramentos de alumnos del 7º año de la Enseñanza Fundamental por medio de la aplicación de una secuencia didáctica del género “causo” que incorpora recursos puestos a disposición por las TICs; que permite al alumno conocer el género causo y producir textos en ese género; incentivar la escritura a partir del trabajo con elementos que organizan una producción textual para la interacción presentes en la secuencia didáctica a ser elaborada; utilizar los recursos tecnológicos para posibilitar nuevas y variadas formas de circulación y soporte. Los datos muestran que los alumnos participaron efectivamente de las actividades pedagógicas, alcanzando los objetivos propuestos, produciendo textos en el género textual “causo”, fundados en los multiletramentos y en las TICs.spa
dc.description.provenanceSubmitted by Edineia Teixeira (edineia.teixeira@unioeste.br) on 2018-11-12T11:16:43Z No. of bitstreams: 2 Gabriella_Cunha_2018.pdf: 1732194 bytes, checksum: b68df0a0e89d8df7075d4c1f5c6d143c (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-11-12T11:16:43Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Gabriella_Cunha_2018.pdf: 1732194 bytes, checksum: b68df0a0e89d8df7075d4c1f5c6d143c (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2018-06-15eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Comunicação e Artespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letras - Mestrado Profissionalpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectProdução Textualpor
dc.subjectMultiletramentospor
dc.subjectCausopor
dc.subjectSequência Didáticapor
dc.subjectProducción Textualspa
dc.subjectMultiletramentosspa
dc.subject“Causo”spa
dc.subjectSecuencia Didácticaspa
dc.subject.cnpqLETRAS::TEORIA LITERARIApor
dc.titleMultiletramentos e estímulo à produção textual: o gênero causo no Ensino Fundamentalpor
dc.title.alternativeMultiletramentos y estímulo a la producción textual: el género “causo” en la Enseñanza Fundamental.eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Letras (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Gabriella_Cunha_2018.pdf1.69 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons