Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/4009
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva, Sandra Vanessa Versa Kleinhans da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5878869703245112por
dc.contributor.advisor1Alves, Lourdes Kaminski-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2502060350876295por
dc.contributor.referee1Alves , Lourdes Kaminski-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2502060350876295por
dc.contributor.referee2Menon, Maurício Cesar-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0277021640443026por
dc.contributor.referee3Silva, Acir Dias da-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6902191554348937por
dc.date.accessioned2018-11-08T13:48:45Z-
dc.date.issued2018-08-09-
dc.identifier.citationSILVA, Sandra Vanessa Versa Kleinhans da. Estética Brechtiana: da Ópera dos Três Vinténs e do Romance dos Três Vinténs aos Coletivos de Teatro Contemporâneos. 2018. 96 f. Dissertação( Mestrado em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2018.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br/handle/tede/4009-
dc.description.resumoEsta dissertação contempla um estudo comparado entre o texto dramatúrgico A Ópera dos Três Vinténs (1928) e o Romance dos Três Vinténs (1934), de Bertolt Brecht, no qual se foca a compreensão dos elementos estéticos desenvolvidos por Brecht no teatro épico: efeito de distanciamento e gestus social. A pesquisa apresenta reflexões sobre o desenvolvimento e as autoapropriações das formulações conceituais propostas por Brecht em gêneros textuais diferentes, mas que mantêm entre si a narratividade, uma vez que o teatro épico é essencialmente narrativo. Compreendendo-se as diferenças formais entre gêneros literários, temporalidades e contextos históricos, procurou-se verificar de que modo Brecht faz transmigrar elementos do seu teatro épico dialético para a narrativa romanesca e como tais elementos contribuem para para que se leia deles as relações sociais e suas temporalidades históricas e idiossincrasias. A pesquisa apresenta também um estudo sobre grupos e Coletivos de Teatro Brasileiros que reelaboram a estética brechtiana em suas peças na contemporaneidade. Desse modo, a presente dissertação está articulada a partir de três partes, intituladas como atos. O Ato I volta-se para a reflexão sobre a teoria do teatro dialético brechtiano, em especial sobre o efeito de distanciamento e o gestus social. Com base nestas reflexões, analisa-se como esses elementos do teatro brechtiano se apresentam na peça teatral Ópera dos Três Vinténs. O Ato II apresenta uma análise comparativa entre a peça e o romance, mostrando como tais elementos do teatro épico se fazem presentes no Romance dos Três Vinténs. No Ato III, refletimos sobre o alcance da estética brechtiana nos Coletivos de teatro Companhia do Latão, Companhia do Feijão, Coletivo de Teatro Alfenim, e como esses grupos ressignificam a estética brechtiana.por
dc.description.abstractThis dissertation contemplates a comparative study between the dramaturgical text The Threepenny Opera (1928) and The Threepenny Novel (1934), by Bertolt Brecht, in which focuses the comprehension of the esthetic elements developed by Brecht in the epic theater: distancing effect and social gestus. The research presents reflections on the development and self-appropriation of the conceptual formulations proposed by Brecht in different textual genres, but which maintains narrativity, since epic theater is essentially narrative. Understanding the formal differences among literary genres, temporalities and historical contexts, we tried to verify how Brecht transmigrates elements of his dialectical epic theater to the romanesque narrative and how these elements contribute to read the social relations and their historical and idiosyncratic temporalities. The research also presents a study on Brazilian theater groups and collectives that re-elaborate Brechtian aesthetics in their plays in contemporary times. So, the present dissertation is articulated from three parts, named as acts. Act One has a reflection on the theory of the Brechtian dialectic theater, especially on the distancing effect and the social gestus, and based on these reflections, it is analyzed how these elements of the Brechtian theater are presented in the play The Threepenny Opera. Act Two presents a comparative analysis between the play and the novel, showing how the epic theater elements are presented in The Threepenny Novel. In Act Three we reflected on the scope of the Brechtian aesthetics in the Brazilian Collectives of Theater Companhia do Latão, Companhia do Feijão and Coletivo de Teatro Alfenim, and how these groups reimport the Brecht’s aesthetic.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Edineia Teixeira (edineia.teixeira@unioeste.br) on 2018-11-08T13:48:45Z No. of bitstreams: 2 Sandra_Silva_2018.pdf: 1053978 bytes, checksum: 44a284d8cb94dba426f9246bfe53216d (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-11-08T13:48:45Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Sandra_Silva_2018.pdf: 1053978 bytes, checksum: 44a284d8cb94dba426f9246bfe53216d (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2018-08-09eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Comunicação e Artespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectTeatro épico teatro.por
dc.subjectBrechtpor
dc.subjectEfeito de distanciamentopor
dc.subjectGestus socialpor
dc.subjectColetivos de teatropor
dc.subjectEpic theatereng
dc.subjectBrechteng
dc.subjectDistancing effecteng
dc.subjectGestus socialeng
dc.subjectTheater collectiveseng
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTESpor
dc.titleEstética Brechtiana: da Ópera dos Três Vinténs e do Romance dos Três Vinténs aos Coletivos de Teatro Contemporâneospor
dc.title.alternativeBrechtan Aesthetics: from the threepenny opera and thes threepenny novel to the contemporary theater collectiveeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Mestrado em Letras (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Sandra_Silva_2018.pdf1.03 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons