Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/3975
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorParizotto, Rosangela-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1511684401167487por
dc.contributor.advisor1Santos, Jose Carlos dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8774702624197992por
dc.contributor.referee1Santos, José Carlos dos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8774702624197992por
dc.contributor.referee2Galter, Maria Inalva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7729468520363574por
dc.contributor.referee3Hahn, Fábio André-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5616135738264100por
dc.date.accessioned2018-10-15T19:40:58Z-
dc.date.issued2017-04-27-
dc.identifier.citationPARIZOTTO, Rosangela. Memórias para educação do munícipe: histórias do Portão do Ocoí por entre memórias escritas e memórias vividas. 2017. 151 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2018.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br/handle/tede/3975-
dc.description.resumoNa realização desta pesquisa foi utilizada dois tipos de fontes: orais e escritas, ou seja, realização de uma pesquisa bibliográfica juntamente com uma pesquisa de campo, ambas tratadas como entrevista semiestruturada, com o intuito de documentar as memórias dos personagens que auxiliaram na formação do Distrito do Portão do Ocoí, que, mesmo em meio aos conflitos da posse da terra, fizeram com que ocorresse a construção da Igreja/escola, edificação que marca a criação e a posterior transição como instituição pública, explorando os sentidos do espaço em quatro verbos: ocupar, nomear, morar e trabalhar. Considerou-se o que já existe que é o livro didático utilizado como fonte oficial da memória da origem e das tramas do ensino local. Ao lado dessa fonte oficial, foram expostas memórias registradas pela história oral. Buscou-se compreender e trazer para a escrita à densidade dessas memórias e seus conflitos e, ao mesmo tempo, demonstrar como elas se articulam com a história da educação no município de Missal e qual é a relação da escola no processo de ocupação territorial no Portão do Ocoí, território do município de Missal/Paraná. A opção foi pesquisar desde a formação do distrito administrativo em 1961 até 2017, pois ainda são muitos os moradores vivos que auxiliaram na formação dessas comunidades e que ainda dela fazem parte, auxiliando assim, para inserir significantes e novos elementos na história de formação do nosso município, no caso, na história da educação.por
dc.description.abstractIn the realization this research, I basically use two sources types: oral and written, that is, bibliographic research and field research, treated here as semi-structured interview. The intention is document these memories of the characters who helped in the formation (colonization) of the Portão do Ocoí District – Missal/PR, that even in the middle of the land tenure conflicts, caused the construction of the Church/School, which marks the creation and subsequent transition as Public institution, exploring the senses of space in four verbs: occupy, name, live and work. As it deals with research on memory history of local education, it was considered what already exists that is the didactic book, used as official source of the memory of the origin and plots of local education. Next to this official source, were recorded memories by oral history. We sought to understand and bring to writing the density of these memories and their conflicts at the same time demonstrate how they are articulated with the history education in Missal City and what the relationship of the school in the process of territorial occupation in the Portão do Ocoí, Territory of the municipality of Missal/ Paraná. I chose to research from the formation of the District in 1961 until 2017, since there are still many living inhabitants who helped in the formation of these communities and who are still part of it, thus helping to insert significant and new elements in the formation history of our municipality, in this case in the history of educationeng
dc.description.provenanceSubmitted by Edineia Teixeira (edineia.teixeira@unioeste.br) on 2018-10-15T19:40:57Z No. of bitstreams: 2 Rosangela_Parizotto2018.pdf: 3442193 bytes, checksum: e009a64727ed2388b5abd1201a752cde (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-10-15T19:40:58Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Rosangela_Parizotto2018.pdf: 3442193 bytes, checksum: e009a64727ed2388b5abd1201a752cde (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2017-04-27eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação Letras e Saúdepor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectFormação das Comunidadespor
dc.subjectMemórias Oral e Escritapor
dc.subjectMemórias e Conflitospor
dc.subjectEducação Formalpor
dc.subjectHistória da Educaçãopor
dc.subjectCommunities Formationeng
dc.subjectOral and Written Memorieseng
dc.subjectMemories and Conflictseng
dc.subjectFormal Educationeng
dc.subjectHistory Educationeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleMemórias para educação do munícipe: histórias do Portão do Ocoí por entre memórias escritas e memórias vividaspor
dc.title.alternativeMemories for citizen education: Portão Ocoí stories through written and vivid memorieseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Mestrado em Educação(CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Rosangela_Parizotto2018.pdf3.36 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons