Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.unioeste.br/handle/tede/3975
Tipo do documento: Dissertação
Title: Memórias para educação do munícipe: histórias do Portão do Ocoí por entre memórias escritas e memórias vividas
Other Titles: Memories for citizen education: Portão Ocoí stories through written and vivid memories
Autor: Parizotto, Rosangela 
Primeiro orientador: Santos, Jose Carlos dos
Primeiro membro da banca: Santos, José Carlos dos
Segundo membro da banca: Galter, Maria Inalva
Terceiro membro da banca: Hahn, Fábio André
Resumo: Na realização desta pesquisa foi utilizada dois tipos de fontes: orais e escritas, ou seja, realização de uma pesquisa bibliográfica juntamente com uma pesquisa de campo, ambas tratadas como entrevista semiestruturada, com o intuito de documentar as memórias dos personagens que auxiliaram na formação do Distrito do Portão do Ocoí, que, mesmo em meio aos conflitos da posse da terra, fizeram com que ocorresse a construção da Igreja/escola, edificação que marca a criação e a posterior transição como instituição pública, explorando os sentidos do espaço em quatro verbos: ocupar, nomear, morar e trabalhar. Considerou-se o que já existe que é o livro didático utilizado como fonte oficial da memória da origem e das tramas do ensino local. Ao lado dessa fonte oficial, foram expostas memórias registradas pela história oral. Buscou-se compreender e trazer para a escrita à densidade dessas memórias e seus conflitos e, ao mesmo tempo, demonstrar como elas se articulam com a história da educação no município de Missal e qual é a relação da escola no processo de ocupação territorial no Portão do Ocoí, território do município de Missal/Paraná. A opção foi pesquisar desde a formação do distrito administrativo em 1961 até 2017, pois ainda são muitos os moradores vivos que auxiliaram na formação dessas comunidades e que ainda dela fazem parte, auxiliando assim, para inserir significantes e novos elementos na história de formação do nosso município, no caso, na história da educação.
Abstract: In the realization this research, I basically use two sources types: oral and written, that is, bibliographic research and field research, treated here as semi-structured interview. The intention is document these memories of the characters who helped in the formation (colonization) of the Portão do Ocoí District – Missal/PR, that even in the middle of the land tenure conflicts, caused the construction of the Church/School, which marks the creation and subsequent transition as Public institution, exploring the senses of space in four verbs: occupy, name, live and work. As it deals with research on memory history of local education, it was considered what already exists that is the didactic book, used as official source of the memory of the origin and plots of local education. Next to this official source, were recorded memories by oral history. We sought to understand and bring to writing the density of these memories and their conflicts at the same time demonstrate how they are articulated with the history education in Missal City and what the relationship of the school in the process of territorial occupation in the Portão do Ocoí, Territory of the municipality of Missal/ Paraná. I chose to research from the formation of the District in 1961 until 2017, since there are still many living inhabitants who helped in the formation of these communities and who are still part of it, thus helping to insert significant and new elements in the formation history of our municipality, in this case in the history of education
Keywords: Formação das Comunidades
Memórias Oral e Escrita
Memórias e Conflitos
Educação Formal
História da Educação
Communities Formation
Oral and Written Memories
Memories and Conflicts
Formal Education
History Education
CNPq areas: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação Letras e Saúde
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Campun: Cascavel
Citation: PARIZOTTO, Rosangela. Memórias para educação do munícipe: histórias do Portão do Ocoí por entre memórias escritas e memórias vividas. 2017. 151 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/3975
Issue Date: 27-Apr-2017
Appears in Collections:Mestrado em Educação(CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Rosangela_Parizotto2018.pdf3.36 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons