Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/3971
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorDartora, Kali Silene de Lara-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8062675916316055por
dc.contributor.advisor1Francischett, Mafalda Nesi-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8041231173562955por
dc.contributor.referee1Francischett, Mafalda Nesi-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8041231173562955por
dc.contributor.referee2Toffolo, Geliane-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8798230263542489por
dc.contributor.referee3Leite, Maici Duarte-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1617412139473869por
dc.date.accessioned2018-10-11T14:05:43Z-
dc.date.issued2018-06-13-
dc.identifier.citationDARTORA, Kali Silene de Lara. Interfaces da tecnologia de informação e comunicação nos registros na Revista Brasileira de Educação. 2018. 146 f. Dissertação (Dissertação em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão, 2018.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br/handle/tede/3971-
dc.description.resumoAs Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) estão cada vez mais presentes em todos os setores da vida, nas relações pessoais, lazer, trabalho, educação, sociedade e cultura. A presente pesquisa teve como objetivo identificar as principais tendências, contribuições e categorias pedagógicas relacionadas às TICs na educação. Mais especificamente, as interfaces que se apresentam, nos artigos da Revista Brasileira de Educação (RBE) no período de 2006 a 2017. A RBE é um importante veículo de comunicação científica, nacional e internacional. A seleção dos artigos ocorreu inicialmente pela leitura do título, do resumo e das palavras-chave culminando com a leitura completa. Foram 21 artigos identificados conforme o propósito da pesquisa. As categorias identificadas foram: formação de professores, sociedade, trabalho e educação, prática pedagógica, ensino e aprendizagem. Houve discrepâncias entre os autores com relação às terminologias referentes às TICs. Aparecem abordagens e metodologias diferenciadas, e também, dificuldades para delimitar o tema. A formação inicial na modalidade de Educação on-line preocupa pela rápida expansão dos cursos, pela falta de regulamentação, uma vez que acabou banalizada e causando aligeiramento na graduação, uma ameaça à educação pública e às Universidades. Na escola, há falta de recursos físicos, materiais pedagógicos e investimentos na estrutura. Isto dificulta a implantação da cultura digital. Contudo, é consenso nas pesquisas sobre a importância de estudos, pesquisas, desenvolvimento de projetos para inclusão digital. As informações obtidas apontam algumas possibilidades. O momento atual, demanda responsabilidade, para não aumentar as desigualdades, discriminação e exclusão social. As TICs precisam ser vistas como recursos, instrumentos de socialização histórica, indispensáveis na cultura das sociedades na atualidade. Portanto, para que possamos enfrentar as barreiras encontradas nos contextos educacionais, como a indisciplina, falta de interesse e motivação dos estudantes, é preciso compreender esse processo como cultural. Obter conhecimento, intensificar as discussões e pesquisar sobre o tema, é essencial à desmistificação das TICs na educação. Como possibilidades na prática pedagógica, na formação e no ensino, se apresentam, situações de aprendizagens colaborativas, mediadas em ambientes virtuais. A construção de conhecimento real em um mundo virtual, necessita de sujeitos conscientes de seu valor social. A aprendizagem em mundo cheio de tecnologias demanda interesse, e pode contribuir para formação humana, crítica e autônoma em tempos digitais.por
dc.description.abstractThe the Information and Communication Technologies (TICs) are increasingly present in all life’s sectors, in personal relationships, leisure, work, education, society and culture. The present research aimed at identifying the main trends, contributions and pedagogical categories related to TICs in education. More specifically, the interfaces presented in the articles of the Brazilian Journal Education (RBE) from 2006 to 2017. RBE is an important vehicle for scientific communication, nationally and internationally. The selection of the articles occurred initially by reading the title, the abstract and the keywords culminating in the complete reading. There were 21 articles identified according to the purpose of the research. The categories identified were: teacher training, society, work and education, pedagogical practice, teaching and learning. There were discrepancies among the authors regarding to the terminologies referring to the TICs. Different approaches and methodologies appeared, as well as difficulties in delimiting the theme. The initial training in the online education modality worries despite of the rapid expansion of the courses, the lack of regulation, has become trivialized and causes slightness in graduation, a threat to public education and to the universities. At school, there is a lack of physical resources, pedagogical materials and structure investments. This makes it difficult to implement digital culture. However, there is consensus in the research on the importance of studies, research, and development of projects for digital inclusion. The information obtained indicates some possibilities. The current moment demands responsibility, not to increase inequalities, discrimination and social exclusion. TICs need to be seen as resources, instruments of historical socialization, indispensable in today’s culture of societies. Therefore, in order to face the barriers found in educational contexts, such as indiscipline, lack of interest and motivation of students, it’s necessary to understand this process as cultural. To obtain knowledge, to intensify the discussions and to research on the subject, is essential to the TICS demystification in education. As possibilities in pedagogical practice, in training and in teaching, there are situations of collaborative learning mediated in virtual environments. The construction of real knowledge in a virtual world requires conscious subjects of their social value. Learning in a world full of technologies demand interest and can contribute to human, critical and autonomous training in digital time.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Fabielle Cheuczuk (fabielle.cheuczuk@unioeste.br) on 2018-10-11T14:05:43Z No. of bitstreams: 2 dissertação KALI SILENE DE LARA DARTORA.pdf: 3374161 bytes, checksum: 4faa2bd8ec36ae15f5c2a554998894ea (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-10-11T14:05:43Z (GMT). No. of bitstreams: 2 dissertação KALI SILENE DE LARA DARTORA.pdf: 3374161 bytes, checksum: 4faa2bd8ec36ae15f5c2a554998894ea (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2018-06-13eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Humanaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectTecnologias da informação e comunicaçãopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectPesquisa e ensinopor
dc.subjectInformation and communication technologieseng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectTeachingeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleInterfaces da tecnologia de informação e comunicação nos registros na Revista Brasileira de Educaçãopor
dc.title.alternativeThe information and communication technologies interfaces in the records of the Brazilian Journal Educationeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusFrancisco Beltrãopor
Appears in Collections:Mestrado em Educação (FBE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
dissertação KALI SILENE DE LARA DARTORA.pdf3.3 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons