Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/3930
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorPaulo, Marcio Issler-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4825098013299442por
dc.contributor.advisor1Estrada, Adrian Alvarez-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3923063914496775por
dc.contributor.referee1Estrada, Adrian Alvarez-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3923063914496775por
dc.contributor.referee2Westphal, Ezequiel-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8264744939542546por
dc.contributor.referee3Casagrande, Ieda Maria Kleinert-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6982158992145005por
dc.contributor.referee4Schroeder , Tania Maria Rechia-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/5605834926513023por
dc.date.accessioned2018-09-12T12:52:59Z-
dc.date.issued2018-03-15-
dc.identifier.citationPAULO, Marcio Issler. Política de formação docente no Brasil: uma análise do PIBID Unioeste campus Cascavel - PR. 2018. 183 f. Dissertação (Mestrado - Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2018.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br/handle/tede/3930-
dc.description.resumoConsiderando os aspectos teóricos e políticos presentes no Programa de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID), o presente trabalho tem por finalidade apresentar uma visão panorâmica da Política de Formação de Professores no governo Luis Inácio Lula da Silva (2003 a 2010), e Dilma Rousseff (2014/ Michel Temer), a fim de que possamos compreender os movimentos que se entrelaçam de forma contraditória na realidade atual, como resquícios dos governos anteriores. Em relação ao PIBID, enquanto política educacional de formação de professores, buscamos analisar se as políticas que fundamentam o programa explicitam alguma doutrina, demonstrando dessa forma uma orientação teórica e político-pedagógica; como o PIBID foi implementado na UNIOESTE campus Cascavel, a fim de compreender os caminhos, descaminhos, os limites, as contradições existentes, bem como os sentidos que são produzidos por essa política voltada a formação de professores. Em termos metodológicos para a efetivação desta pesquisa primeiramente nos pautaremos na realização de uma pesquisa bibliográfica visando além da definição dos conceitos mais importantes, o embasamento necessário ao cumprimento dos primeiros objetivos. Nesse sentido pautamos nossas considerações teórico-metodológicas, na “abordagem do ciclo de políticas” de Stephen Ball, a qual é apresentada como uma contraposição a uma análise tradicional tendo como intenção compreender os movimentos de estruturação realizados pela política, identificando os elementos que a constituem de forma que compreendamos cada um destes elementos especificamente relacionados à conjuntura histórica da materialização da política pública educacional brasileira. Como instrumento de coleta de dados foram utilizadas entrevistas semiestruturadas, bem como um questionário estruturado, hospedado na plataforma Google Forms, por meio de um link de acesso. Para a análise dos dados obtidos, foram considerados aspectos teóricos e políticos que influenciaram de maneira direta ou indireta o objetivo deste trabalho, permitindo assim discutir as condições objetivas de trabalho que influenciam diretamente na efetivação do programa.por
dc.description.abstractConsidering the theor etical and political aspects present in the Scholarship Programs for Beginner Teachers (PIBID), the current paper aims to present a panoramic view of the Teachers Education Policy in Luis Inácio Lula da Silva (2003 - 2010), and Dilma Rousseff (2014/Michel Temer) government, regarding to understand the moviments that are intertwined in a contradictory way in the current reality, as remnants of the previous governments. In relation to the PIBID, as na educational policy for teacher seducation, we seek to analyzeifthe policies that support the program explain some doctrine, thusunderlining a the oreticaland political-pedagogical orientation; how the PIBID was implemented at UNIOESTE Cascavel campus, in order tounderstand the ways, the limits, the existing contradictions, as well as the meanings that are produced by this policy focused on teachers education. In methodological terms for the realization of this research we will firstest ablish the accomplishment of a bibliograp hicre search, ming besides the definition of themost important concepts, the necessary basist o the ful fillmento the first objectives. The before, the theoretical-methodological consideration swere guided through “the political-cycle approach”by Stephen Ball, who chis opposed to a traditional analysis. This approach is in tended to understand the structuring movement scarried out by the policy, identifying the element that constituteit so that we can understand eachoftho se elements particular lyrelated to the historical conjuncture materialisati on of Brazilian public educational policy. As in instrument of data collection for the accomplishment of this research semi-structured interviews were used, as well as a structured questionnaire, hosted on Google Forms platform, through na access link. For the analisy sof the obtained data, the oreticaland political aspects were considered whichin fluenced in a director indirect manner the objective of this work, thus allowing to discuss the practical work conditions that directly influence in the program effectiveness.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Neusa Fagundes (neusa.fagundes@unioeste.br) on 2018-09-12T12:52:59Z No. of bitstreams: 2 Márcio_Paulo2018.pdf: 3023196 bytes, checksum: 6ee4b85ef3a8aa7097ed1d3bb893e670 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-09-12T12:52:59Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Márcio_Paulo2018.pdf: 3023196 bytes, checksum: 6ee4b85ef3a8aa7097ed1d3bb893e670 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2018-03-15eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.description.sponsorshipFundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Paraná (FA)por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Comunicação e Artespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectPolítica Educacionalpor
dc.subjectPIBIDpor
dc.subjectFormação de Professorespor
dc.subjectCiclo de Políticaspor
dc.subjectUNIOESTE campus Cascavelpor
dc.subjectEducational Policyeng
dc.subjectPIBIDeng
dc.subjectTeacher Educationeng
dc.subjectPolicy Cycleeng
dc.subjectUNIOESTE Cascavel campuseng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titlePolítica de formação docente no Brasil: uma análise do PIBID Unioeste campus Cascavel - PRpor
dc.title.alternativeTeacher Education Policy in Brazil: ananalysis of PIBID UNIOESTE Cascavel – PR. Campuseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Mestrado em Educação(CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Márcio_Paulo2018.pdf2.95 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons