Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/3884
Tipo do documento: Dissertação
Title: Tecnologia educacional e experimentação docente: um desafio necessário
Other Titles: Educational technology and teaching experimentation: a necessary
Autor: Santos, Simone Francisco dos 
Primeiro orientador: Molin, Beatriz Helena Dal
Primeiro membro da banca: Molin, Beatriz Helena Dal
Segundo membro da banca: Bortolotto, Nelita
Terceiro membro da banca: Cruz, Antonio Donizeti da
Resumo: A presente dissertação, denominada Tecnologia Educacional e Experimentação Docente: um desafio necessário, vinculada à linha de pesquisa Linguagem: Práticas Linguísticas, Culturais e de Ensino, do Mestrado em Letras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste tem como tema o Programa Agrinho e suas contribuições relacionadas à prática docente observada sob a ótica da Experimentação, segundo a concepção deleuziana, nas escolas rurais municipais de Terra Roxa. Em sua parte inicial, apresentamos o histórico do Programa Agrinho e a sua proposta pedagógica para verificar se da interdisciplinaridade preconizada pelo programa chega a transpor-se para a visão transdisciplinar, segundo Basarab Nicolescu. Buscamos igualmente, observar se os professores possuem conhecimento relacionado às possibilidades de trabalho com base na concepção do Programa Agrinho e, se a extrapolam, em sua forma trabalhar os temas propostos, com o objetivo de contribuir para a importância da constante reflexão sobre a prática docente, segundo a perspectiva da Experimentação (segundo Deleuze, 2006). Diante do exposto, a pesquisa buscou responder, principalmente, aos seguintes questionamentos: as propostas metodológicas do Agrinho apresentam a clareza necessária ao entendimento e aceite por parte dos professores e são bem aproveitadas por eles no cotidiano do fazer pedagógico? Como se processa a Experimentação Docente? Que elementos um programa de formação deve apresentar para contribuir com a melhoria da qualidade educacional, segundo o que entendemos por Experimentação? Que pontos do Programa Agrinho facilitam a inferência clara dos objetivos do mesmo pelos educadores, de modo que seja incorporado de forma imediata à Experimentação? Nossa pesquisa foi realizada no formato da Pesquisa Qualitativo-interpretivista, com base na perspectiva teórica da Linguística Aplicada e, da Pesquisa-ação, tendo em vista que existe a participação e a interferência da pesquisadora, pois no ano de 2017, a mesma passou a trabalhar como suporte técnico e pedagógico na Secretaria Municipal de Educação, assumindo também a função de diretora das escolas rurais de Terra Roxa. A base teórica desta pesquisa é fundamentada por estudiosos como Deleuze (2006), Guattari (2006), Delors (2000), Dal Molin (2003), Gallo (2002), Guattari (1990), Morin (2000), Nicolescu (2000), entre outros. A pesquisa contribuiu para identificar a necessidade de reorganizar a distribuição dos programas educacionais disponibilizados no município, de forma que a adesão a um dos programas fosse uma ação docente, entendida pelos professores já no momento da distribuição de aulas. Deste modo, acreditamos que a Experimentação deleuziana seja mais uma forma de levar professores, coordenações pedagógicas e Secretaria Municipal de Educação, a obter uma melhor apropriação das oportunidades possibilitadas pelo Programa Agrinho e para além dele.
Abstract: The present dissertation, denominated Educational Technology and teaching experimentation: a necessary challenge, linked to the research line Language: Linguistic, Cultural and Teaching Practices, of the Masters in Letras of the Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE has as its theme the Agrinho Program and his contributions related to Teaching Experimentation in municipal rural schools. In its initial part, we present the history of the Agrinho Program and its pedagogical proposal based on the transdiciplinary vision. We seek to observe if teachers have knowledge related to the possibilities of work based on the essence that the Agrinho Program brings in its conception and in its form to present the subjects to be worked. From this observation, we elaborate comments with the objective of contributing to the importance of the constant reflection on the teaching practice or Teaching Experimentation (according to Deleuze, 2006). Based on the above, the research sought to answer, mainly, the following questions: The methodological proposals of Agrinho present the clarity necessary to the understanding and acceptance by the teachers and are so that they are well used by them in the daily of the pedagogical doing? How is Pedagogical Experimentation or Teaching processed? What elements should a training program present to contribute to the improvement of educational quality? What points of the Agrinho Program facilitate the clear inference of the goals of the program by the educators, so that it is incorporated immediately to the teaching experimentation? Our research was carried out in the format of the Interpretative Qualitative Research, within the theoretical perspective of Applied Linguistics and Action Research, considering that there is participation and interference of the researcher, since in the year 2017, it began to work as support technical and pedagogical at the Municipal Department of Education, also assuming the role of director of rural schools. The theoretical basis of this research is supported by scholars such as Deleuze (2006), Guattari (2006), Delors (2000), Dal Molin (2003), Gallo (2002), Guattari (1990), Morin (2000), Nicolescu (2000), among others. The research contributed to identify the need to reorganize the distribution of educational programs available in the municipality, so that adherence to one of the programs is a teaching obligation, already known at the time of class distribution. In this way, we believe that teachers can better prepare themselves to apply the suggested methodological proposals, carrying out the Teaching Experimentations with greater support of the pedagogical coordination of the schools and of the Municipal Department of Education, aiming at a better appropriation of the opportunities made possible by the Agrinho Program.
Keywords: Tecnologia educacional
Experimentação docente
Programa Agrinho
Educational technology
Teaching experimentation
Agrinho Program
CNPq areas: LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação, Comunicação e Artes
Program: Programa de Pós-Graduação em Letras
Campun: Cascavel
Citation: SANTOS, Simone Francisco dos. Tecnologia educacional e experimentação docente: um desafio necessário. 2018. 75 f. Dissertação (Mestrado - Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/3884
Issue Date: 15-Jun-2018
Appears in Collections:Mestrado em Letras (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Simone_Santos2018.pdf834.67 kBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons