Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/3875
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorDal Magro, Dóris Regina Mieth-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9917774371628760por
dc.contributor.advisor1Bottega, Rita Maria Decarli-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3331299495526036por
dc.contributor.referee1Bottega , Rita Maria Decarli-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3331299495526036por
dc.contributor.referee2Baumgartner, Carmen Teresinha-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4125351448244478por
dc.contributor.referee3Pinheiro, Alexandra Santos-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9511220028923806por
dc.date.accessioned2018-08-20T19:14:52Z-
dc.date.issued2018-03-15-
dc.identifier.citationDAL MAGRO, Dóris Regina Mieth. Textos de alunos do Ensino Fundamental: realidade, desafios e alternativas na constituição da autoria. 2018. 159 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Letras - Mestrado Profissional) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2018.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br/handle/tede/3875-
dc.description.resumoO trabalho abordou a constituição de autoria nos textos produzidos por estudantes do Ensino Fundamental e teve como foco a busca de novas possibilidades pedagógicas de trabalho para ampliar a produção escrita dos aprendizes, a fim de que os estudantes sejam formados para compreenderem a importância do ensino, da linguagem e, efetivamente, assumirem a autoria de suas palavras por meio do seu texto escrito. Com isso, espera-se que seja possível auxiliar os estudantes na sua formação pessoal e no desenvolvimento da comunidade em que vivem. Para tanto, procurou-se responder a questão norteadora da pesquisa: quais elementos de ensino da produção textual podem contribuir para a constituição do aluno-autor entre estudantes do Ensino Fundamental II – 9º ano? O objetivo geral estabelecido foi compreender como uma proposta pedagógica pode promover o amadurecimento de um aluno-autor. A fundamentação teórica da investigação baseou-se na concepção interacionista que compreende a linguagem como fenômeno da interação verbal de Bakhtin/Volochinov (2014) e suas aplicações para o ensino propostas por Geraldi (1997, 2003), Antunes (2003), Riolfi (2014), Rojo (2012), Garcez (2012), Tardiff (2017), entre outros, articuladas com as discussões sobre autoria tratadas por Bakhtin (2011), Geraldi (1997) e Possenti (2002). A abordagem metodológica utilizada para o encaminhamento do estudo foi a Linguística Aplicada, por meio da pesquisa qualitativa e o método da pesquisa-ação, que permitiu aliar os pressupostos teóricos com a prática de sala de aula. O corpus consistiu em textos escritos por alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, de um colégio público, produzidos ao final da implementação pedagógica. A proposta pedagógica, preparada em consonância com as prerrogativas do Mestrado Profissional, foi desenvolvida em forma de projeto com diversos contos da literatura brasileira abordados por meio de diferentes estratégias de leitura e interpretação, que considerou a produção de textos como um processo sistematizado e mediado pelo professor. Nesse contexto, a autoria é um elemento resultante do trabalho com a linguagem realizado pelos estudantes nos textos produzidos na escola. Os resultados demonstraram que uma prática pedagógica sistematicamente organizada e voltada para o ensino da escrita pode auxiliar a constituição de alunos autores e estimular a produção escrita dos estudantes.por
dc.description.abstractThe present study dealt with the constitution of authorship in texts produced by students of Elementary School and focused on the search for new pedagogical possibilities of work to increase the written production of students, so that such students could be trained to understand the importance of teaching, of the language and, indeed, to assume the authorship of their words through their written text. Though, it is expected that it will be possible to assist students in their personal formation and in the development of the community in which they live. In order to do so, we tried to answer the guiding question of the research: which teaching elements of textual production can contribute to the constitution of the student-author from 2nd Elementary students - 9th grade? The general objective was to understand how a pedagogical proposal can promote the maturation of a student-author. The theoretical basis of the research was based on the interactionist conception that includes language as a phenomenon of verbal interaction Bakhtin / Volochinov's (2014) and its teaching applications proposed by Geraldi (1997, 2003), Antunes (2003), Riolfi (2014), Rojo (2012), Garcez (2012), Tardiff (2017), among others, articulated with the discussions about authorship treated by Bakhtin (2011), Geraldi (1997) and Possenti (2002). The methodological approach used to guide the study was Applied Linguistics, through qualitative research and the action-research method, which allowed to ally the theoretical assumptions with the classroom practice. The corpus consisted of texts written by students of the 9th grade of Elementary School, at a public school, produced at the end of the pedagogical implementation. The pedagogical proposal, prepared in accordance with the prerogatives of the Professional Master's Degrees, was developed in the form of a project with several short stories in Brazilian literature addressed through different strategies of reading and interpretation, which considered the production of texts as a process systematized and mediated by the teacher. In this context, authorship is an element resulting from the work with the language performed by students in texts produced at school. The results showed that a systematically organized pedagogical practice focused on the teaching of writing can help the constitution of student-authors and stimulate students' written production.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Neusa Fagundes (neusa.fagundes@unioeste.br) on 2018-08-20T19:14:52Z No. of bitstreams: 2 Dóris_Dal Magro2018.pdf: 2530350 bytes, checksum: 4caf957ef8b9d556ca2d4d77ffa93bf4 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-20T19:14:52Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dóris_Dal Magro2018.pdf: 2530350 bytes, checksum: 4caf957ef8b9d556ca2d4d77ffa93bf4 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2018-03-15eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Comunicação e Artespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letras - Mestrado Profissionalpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectProdução de textopor
dc.subjectAutoriapor
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectMediação pedagógicapor
dc.subjectText productioneng
dc.subjectAuthorshipeng
dc.subjectTeachingeng
dc.subjectPedagogical mediationeng
dc.subject.cnpqLINGUISTICA::FISIOLOGIA DA LINGUAGEMpor
dc.titleTextos de alunos do Ensino Fundamental: realidade, desafios e alternativas na constituição da autoriapor
dc.title.alternativeTexts of Elementary School Students: reality, challenges and alternatives in the constitution of authorshipeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Letras (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dóris_Dal Magro2018.pdf2.47 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons