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Tipo do documento: Dissertação
Title: Deslocamentos identitários nas narrativas Mulheres de Cinzas e Americanah
Other Titles: Identity displacements in narratives Mulheres de Cinzas and Americanah
Autor: Lopes-Flois, Cleonice Alves 
Primeiro orientador: Alves, Lourdes Kaminski
Primeiro membro da banca: Alves, Lourdes Kaminski
Segundo membro da banca: Menon, Maurício Cesar
Terceiro membro da banca: Cruz, Antonio Donizeti da
Resumo: Esta dissertação tem como tema o estudo dos deslocamentos identitários nas narrativas Mulheres de Cinzas (2015) do escritor moçambicano Mia Couto e Americanah (2014) da escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie. Estas obras da literatura africana pós-colonial são analisadas pelo viés dos estudos comparados e objetivam refletir sobre o sujeito e, especificamente, o sujeito feminino a partir da abordagem da subalternidade, da outridade e da resistência. Analisar obras literárias como Mulheres de Cinzas e Americanah, que questionam e subvertem discursos hegemônicos, se justifica por ser mais uma forma de acesso ao conhecimento e à mudança de mentalidade, o que contribui no combate aos perigos da história única, termo utilizado por Chimamanda Adichie. A leitura de Adichie e Couto e suas obras propicia o acesso ao discurso de resistência e reconhecimento de diferenças culturais e de processos identitários plurais, pois possibilita para o leitor enfrentamentos capazes de produzir deslocamentos identitários e culturais por meio da leitura mais crítica do texto literário, da maneira que propõem os estudos comparados. Os modos de narrar de Adichie e Couto apresentam traços de resistência essenciais para a subversão dos discursos hegemônicos de modo a trazer à tona padrões conceituais que vão além do pertencimento cultural como tradicionalmente imaginado. Por meio da resistência das personagens das obras, a escritura dupla que permeia a escrita de Adichie e Couto se mostra trazendo uma reconceitualização da cultura incorporada a um sentimento de ambivalência, que a desterritorialização gera engendrando culturas híbridas. Essa escritura múltipla instrumentaliza a linguagem utilizada pela autora e pelo autor, de modo a torná-la ferramenta de poder. Para dar suporte teórico à analise literária das obras e refletir sobre as temáticas contidas neste estudo, busquei respaldo em Stuart Hall (1996, 2001, 2008), Frantz Fanon (1979, 2008), Homi Bhabha (2005), Gayatri Spivak (1985, 2014), Ana Mafalda Leite (2003, 2012), Carmen Lucia Tindó Ribeiro Secco (2000), Walter Mignolo (2003), Michelle Perrot (2007, 2003), Anibal Quijano (1999, 2003), Nestor Garcia Canclini (1997), Thomas Bonnici (2000, 2011), William Edward Burghardt Du Bois (1989), Paul Gilroy (2003), Tomaz Tadeu Silva (2003), Gilles Deleuze; Félix Guattari (1995a, 1995b, 1996), Roland Barthes (1975, 1978, 1999, 2004, 2004a, 2005) entre outros.
Abstract: This dissertation approaches the identity displacements in the narratives Mulheres de Cinzas (2015) by the Mozambican author Mia Couto and Americanah (2014) by the Nigerian author Chimamanda Ngozi Adichie. Those post-colonial African literary works are analyzed by the comparative studies bias and aim to reflect about the subject and, specially, the female subject starting at the approach of subalternity, otherness and resistance. To analyze literary works such as Mulheres de Cinzas and Americanah, which inquiry and subvert hegemonic discourses, justify itself for being a point to access knowledge and change of mentality, contributing to end the danger of a single story, as Chimamanda Adichie stated. The reading of Adichie and Couto provides the access to the discourse of resistance and recognition of cultural differences and plural identity processes, because it enables the reader to be in touch with confrontations capable of producing identitary and cultural displacements through the most critical reading of the literary text, as proposed by comparative studies. The ways of narrating of Adichie and Couto present traces of resistance that are essential to the subversion of hegemonic discourses bringing up conceptual standards that go beyond cultural belonging, as traditionally imagined. By means of resistance of the characters, the double writing that permeates Adichie and Couto writing reveal itself by bringing up a reconceptualization of culture incorporated in a sense of ambivalence, which deterritorialization generates by generating hybrid cultures. That multiple writing instrumentalizes the language used by the authors, in order to make it a power tool. To give theoretical support to the literary analysis of the works and reflect on the themes contained in this study, I seek support in Stuart Hall (1996, 2001, 2008), Frantz Fanon (1979, 2008), Homi Bhabha (2005), Gayatri Spivak (1997), Ana Mafalda Leite (2003, 2012), Carmen Lucia Tindó Ribeiro Secco (2000), Walter Mignolo (2003), Michelle Perrot (2007, 2003), Anibal Quijano (1999, 2003), Nestor Garcia Canclini Thomas Bonnici (2000, 2011), William Edward Burghardt Du Bois (1989), Paul Gilroy (2003), Tomaz Tadeu Silva (2003), Gilles Deleuze; Félix Guattari (1995, 1996), Roland Barthes (1975, 1978, 1999, 2004, 2004a, 2005) among others.
Keywords: Mulheres de Cinzas
Americanah
Deslocamentos Identitários
Subalternidade
Fronteiras
Resistência
Escritura Dupla
Mulheres de Cinzas
Americanah
Identity Displacements
Subalternity
Borders
Resistance
Double writing
CNPq areas: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação, Comunicação e Artes
Program: Programa de Pós-Graduação em Letras
Campun: Cascavel
Citation: LOPES-FLOIS, Cleonice Alves. Deslocamentos identitários nas narrativas Mulheres de Cinzas e Americanah. 2018.186 f. Dissertação (Mestrado - Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/3863
Issue Date: 1-Mar-2018
Appears in Collections:Mestrado em Letras (CVL)

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