Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/3840
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCamargo, Gabrieli Boenke de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5278852332234219por
dc.contributor.advisor1Zanardini, Isaura Monica Souza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6456334067333175por
dc.contributor.referee1Zanardini, Isaura Monica Souza-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6456334067333175por
dc.contributor.referee2Santos, Fabiano Antonio dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2585001774260409por
dc.contributor.referee3Sandri, Simone-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3367117319415296por
dc.date.accessioned2018-07-13T19:37:00Z-
dc.date.issued2018-02-27-
dc.identifier.citationCAMARGO, Gabrieli Boenke de. O Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos do Sebrae e a divulgação do empreendedorismo na Educação. 2018. 92 f. Dissertação (Mestrado - Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2018.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br/handle/tede/3840-
dc.description.resumoA ideologia do empreendedorismo vem ganhando visibilidade no campo educacional, nos últimos anos, propiciando à educação um caráter empresarial. Por isso, surgiu a necessidade de questionar essa ideologia, buscando compreender o que é o empreendedorismo e: como tal “ideologia educacional” está fundamentada? O que é a Pedagogia das Competências? E, por fim, o que é o curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos e como esse trata a ideologia do empreendedorismo? Para responder essas questões, postula-se como objetivo geral analisar o material proposto pelo programa do SEBRAE denominado: Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), responsável pela disseminação da ideologia empreendedora em escolas de educação básica. Os objetivos específicos são: investigar as orientações internacionais para o empreendedorismo e a pedagogia das competências; caracterizar as relações entre o empreendedorismo e a pedagogia das competências na educação básica e; analisar o curso JEPP do SEBRAE, compreendendo como o material trata a ideologia do empreendedorismo nas escolas de educação básica. A pesquisa está organizada em quatro capítulos: no primeiro, há algumas considerações sobre o mundo do trabalho, o Estado e as políticas sociais; no segundo, aborda-se sobre o Banco Mundial e suas influências para o campo da educação básica; no terceiro, apresenta-se a pedagogia das competências como reprodução do mundo do trabalho; e, no quarto, explana-se sobre o curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos. Para o desenvolvimento da pesquisa, foi realizada uma investigação bibliográfica e documental tanto em fontes primárias como em fontes secundárias, considerando os elementos sociais, culturais, econômicos e políticos fundamentais para a pesquisa.por
dc.description.abstractThe entrepreneurship ideology has been highlighted in the educational field through recent years and it is giving education a business character. Hence, the need to question this ideology in order to understand what entrepreneurship is, in what this "educational ideology" is based on and what is Competence Pedagogy? Finally, what is the Young Entrepreneurs First Steps course and how does it deal with the entrepreneurship ideology? To answer these questions, the general objective is to analyze the material proposed by the SEBRAE program called: Jovens Empreendedores Primeiros Passos - JEPP (Young Entrepreneurs First Steps), responsible for the dissemination of entrepreneurial ideology in basic education schools. The main objectives are: to investigate international guidelines for entrepreneurship and the pedagogy of competencies; to point out the relations between entrepreneurship and the pedagogy of competences in basic education; analyze SEBRAE’s JEPP course, understanding how the material deals with the ideology of entrepreneurship in basic education schools. The research is organized into four chapters: in the first, there are some considerations about the world of work, the state and social policies; in the second, the World Bank and its influences on basic education are discussed; in the third, the competence pedagogy as a reproduction of the world of work is presented; and in the fourth, the Young Entrepreneurs First Steps course is explained. For the development of the research, a bibliographical and documentary investigation was carried out both using primary and secondary sources, considering the social, cultural, economic and political elements fundamental to the research.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Neusa Fagundes (neusa.fagundes@unioeste.br) on 2018-07-13T19:37:00Z No. of bitstreams: 2 Gabrieli_Camargo2018.pdf: 993869 bytes, checksum: ef708a0d9f990e50a018dea4c024e891 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-13T19:37:00Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Gabrieli_Camargo2018.pdf: 993869 bytes, checksum: ef708a0d9f990e50a018dea4c024e891 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2018-02-27eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Comunicação e Artespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEmpreendedorismopor
dc.subjectPedagogia das competênciaspor
dc.subjectPrograma Jovens Empreendedores Primeiros Passospor
dc.subjectEntrepreneurshipeng
dc.subjectCompetence Pedagogyeng
dc.subjectYoung Entrepreneurs First Steps programeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleO Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos do Sebrae e a divulgação do empreendedorismo na Educaçãopor
dc.title.alternativeThe Sebrae Young Entrepreneurs First Steps Program and the dissemination of entrepreneurship in Educationeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Mestrado em Educação(CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Gabrieli_Camargo2018.pdf970.58 kBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons