Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/3734
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorBrassal, Vitor Augusto-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6252100745529026por
dc.contributor.advisor1Favero, Eveline-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9345934017792937por
dc.contributor.referee1Favero, Eveline-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9345934017792937por
dc.contributor.referee2Lindino, Terezinha Corrêa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0049519038542899por
dc.contributor.referee3Polinarski, Celso Aparecido-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5887561895831576por
dc.date.accessioned2018-06-05T18:10:06Z-
dc.date.issued2018-03-14-
dc.identifier.citationBRASSAL, Vitor Augusto. Percepção dos usuários sobre a implantação e funcionalidade de uma nova ciclovia na cidade de Cascavel-PR. 2018. 110 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Ambientais) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Toledo, 2018.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br/handle/tede/3734-
dc.description.resumoA relação entre a poluição ambiental e o uso dos automóveis tem levado a discussão acerca da utilização de meios alternativos de transporte, especialmente os não motorizados, no qual a bicicleta pode mostrar-se viável e eficaz. Assim, é importante conhecer o perfil das pessoas que utilizam da bicicleta, suas motivações, dificuldades e necessidades, a fim de contribuir com subsídios para políticas públicas de mobilidade urbana. Para isso, buscou-se conhecer o perfil dos ciclistas e suas percepções com relação à implantação e a funcionalidade da ciclovia na Avenida Brasil em Cascavel/PR. Buscou-se ainda identificar alguns dos impactos da implantação dessa obra na mobilidade da população e suas opiniões quanto ao uso da ciclovia. Em adição, consultou-se a opinião de informantes-chave, representantes do poder público participante do projeto da ciclovia, objetivando-se compreender o entendimento desses profissionais com relação à mobilidade urbana. Utilizou-se metodologia mista quanti-qualitativa, adotando-se os seguintes procedimentos de coleta de dados: i) delimitação da área de estudo; ii) determinação do tamanho da amostra; iii) aplicação de questionários para 219 ciclistas; e iv) entrevistas com cinco informantes-chave; v) Análise quantitativa dos dados por meio de frequência e porcentagem e análise qualitativa dos dados por meio de análise de conteúdo Dentre os principais resultados obtidos, pode-se constatar que a maioria dos usuários é composta por homens (84%), entre 21 e 40 anos de idade (51%), com renda de até dois salários mínimos (29%) e nível médio de escolaridade (28%). A maioria utiliza a ciclovia para a prática de atividade física, entretanto, muitos a usam para trabalhar (36%). A maioria (74%) concorda que a ciclovia trouxe um aumento no uso da bicicleta como forma de transporte sendo um bom investimento para o município (77%). Mais da metade (51%) usa a bicicleta diariamente e 37% não possui carro. A grande maioria dos ciclistas praticam outros esportes (71%) não sendo por recomendação médica (90%). Mais da metade dos ciclistas entrevistados trafegavam por toda extensão da ciclovia da Avenida Brasil (52%) e a maioria (76%) afirmou sentirem-se mais protegidos de acidentes quando trafegam na ciclovia ao invés da rua. Muitos (41%) acreditavam que o respeito no trânsito e melhorias na infraestrutura são os fatores mais importante para aperfeiçoar o sistema cicloviário da cidade. Na perspectiva do poder público, as entrevistas mostraram um bom entendimento sobre a importância da mobilidade urbana e das alternativas de transporte, como a bicicleta. Observou-se, no geral, que as necessidades apontadas pelos ciclistas em relação ao uso da bicicleta são compreendidas pelo poder público e estão contempladas no projeto cicloviário do município. Concluiu-se que a ciclovia da Avenida Brasil foi aprovada pela população, permitindo aos ciclistas um espaço exclusivo, confortável e seguro, o que tem atraído novos usuários. Assim, o município de Cascavel/PR se insere na tendência mundial de desenvolvimento de uma cidade mais sustentável.por
dc.description.abstractThe relation between environmental pollution and the usage of automobiles has widen discussions concerning the usage of alternate ways of transportation, especially the non-motorized, in which the bicycle is a viable and efficient alternative. Therefore, it is vital to know the profile of people using bicycle, their motivation, difficulties, and necessities to thus contribute with subsidies for public policy about urban mobility. With this objective, was investigated the profile of cyclists and their perceptions regarding the implementation and functionality of a new bicycle path on Brasil Avenue in Cascavel/PR. Moreover, was determined the impact of the path implementation in people mobility, and their opinions regarding the use of the bicycle path. In addition, was perceived the opinion of key-informants - representatives of public policy and related with the paths system project – with the objective of understand the knowledge of this professionals related with urban mobility. Was used a quali-quantitative mixed methodology with both quantitative and qualitative aspects applying data collection as follow: i) area of study delimitation; ii) determination of sampling effort; iii) application of a quiz to 219 cyclists; and 4) interviews with the five key-informants. The main results show that the majority of the bicycle path users were male (84%), between 21 and 40 years old (51%), with an income of two minimum-wage salaries (29%) and medium educational level (28%). Most people use the bicycle path for physical activities, although many uses it as a way to work (36%). Most (74%) agree that the bicycle path brought an increase in bicycle usage as transportation been a good investment for the municipality (77%). More than half of the users utilize bicycle every day (51%) and 37% do not own a car. Most of the cyclists ( 71%) practice other sports beside cycling, and not due to medical recommendation (90%). More than half of the cyclists interviewed (52%) rode through all Brasil Avenue’s bicycle path extension, and most (76%) claimed fell safer about accidents while riding on the path rather than on the street. Most of cyclists (41%) believed that respect on traffic and improvements on the infrastructure are the most important factors to improve the city’s bicycle path system. Considering the public service perspective, the interviews showed a good understand about the importance of urban mobility and alternative ways of transportation, as bicycles. In general, was observed that the necessities pointed out by the cyclists are understood by the public service and they were incorporated in paths system project. Was concluded that the Brasil Avenue bicycle path was approved by the population by allowing to the cyclists an exclusive space, safe, and comfortable, that have been attracting new users. Thus, the city of Cascavel is inserted in the global tendency when search to develop a more sustainable city.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Marilene Donadel (marilene.donadel@unioeste.br) on 2018-06-05T18:10:06Z No. of bitstreams: 1 Vitor_Brassal_2018.pdf: 2287372 bytes, checksum: 1c59275f53b2f77bd739bd15a4d647ae (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-06-05T18:10:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Vitor_Brassal_2018.pdf: 2287372 bytes, checksum: 1c59275f53b2f77bd739bd15a4d647ae (MD5) Previous issue date: 2018-03-14eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Engenharias e Ciências Exataspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências Ambientaispor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectMobilidade urbanapor
dc.subjectBicicletapor
dc.subjectPlanejamento urbanopor
dc.subjectCicloviapor
dc.subjectPsicologia ambientalpor
dc.subjectUrban mobilityeng
dc.subjectBicycleeng
dc.subjectUrban planningeng
dc.subjectBicycle patheng
dc.subjectEnvironmental psychologyeng
dc.subject.cnpqOUTROSpor
dc.titlePercepção dos usuários sobre a implantação e funcionalidade de uma nova ciclovia na cidade de Cascavel-PRpor
dc.title.alternativePerception of users about the implantation and functionality of a new bicycle path on the city of Cascavel-PReng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusToledopor
Appears in Collections:Mestrado em Ciências Ambientais (TOL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Vitor_Brassal_2018.pdf2.23 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.