Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/3706
Tipo do documento: Dissertação
Title: Dentro da caverna de Amaterasu: os imaginários sobre a diferença e o fenômeno do estigma de jovens do Centro da Juventude Professor Jomar Vieira da Rocha no município de Cascavel/PR
Other Titles: Inside Amaterasu’s cave: imaginary regarding differences and stigma phenomenon in teenagers at Professor Jomar Vieira da Rocha Youth Center in Cascavel/PR
Autor: Mendes, Marlon Jose Gavlik 
Primeiro orientador: Schroeder, Tania Maria Rechia
Primeiro membro da banca: Estrada, Adrian Alvarez
Segundo membro da banca: Barros, Eduardo Portanova
Resumo: A sociabilidade humana é um fenômeno complexo e dinâmico. Desde cedo aprendemos modos de nos socializarmos com as outras pessoas. Alguns desses modos são pautados na diferenciação e na agressão, enquanto que outros são baseados na convivência pacífica. Quando um indivíduo possui atributos divergentes das outras pessoas de seu convívio e passa a ser depreciado em razão dessas características, ele passa a ser percebido como possuidor de um estigma. A adolescência e a juventude são significativas para as construções, desconstruções e reconstruções da vivência da sociabilidade, inclusive nos processos da diferença e do estigma. Essa pesquisa foi desenvolvida considerando essas questões, e tem por objetivo descrever os imaginários dos jovens a respeito da alteridade vivida nas relações sociais, identificando quais são as características, tipos e/ou atributos que os jovens consideram diferentes de si ou do grupo a que pertencem e como se relacionam com aquilo que é considerado diferente. Como instrumento de coleta de dados, foram utilizadas entrevistas semiestruturadas realizadas com oito jovens frequentadores do Centro da Juventude Professor Jomar Vieira da Rocha, em Cascavel/PR. Também foram utilizados os conceitos da sociologia formista como ferramenta para análise dos dados coletados. Dentre os imaginários encontrados, percebeu-se que as questões relacionadas à sexualidade e ao gênero, assim como o corpo, as vestimentas, os adornos corporais, as deficiências e os grupos de pertença são significativos para a construção das relações pautadas na diferença, seja quando essa diferença é enxergada de maneira depreciativa - motivando agressões e exclusões -, seja quando ela se torna um atributo valorizado. A linguagem também exerce função ímpar na sociabilidade juvenil, sendo um parâmetro classificatório para a diferenciação de pessoas, determinando o modo como o estigma se instrumentaliza. Por outro lado, a linguagem pode ser um possível caminho para a diminuição de relações estigmatizadoras, que pode possibilitar, ainda, uma sociabilidade mais respeitosa e acolhedora no que concerne às diversidades. Tanto a diferença quanto o estigma são processos dinâmicos e se manifestam de maneira complexa e volátil na vida dos jovens. Posto isso, espera-se que a presente pesquisa possa contribuir para os estudos sobre esses fenômenos, abrindo caminho para novas pesquisas, contribuindo assim para um mundo mais respeitoso e valorizador das diversidades, em todas as suas manifestações.
Abstract: Human's sociability is a complex and dynamic phenomenon. We learned ways to socialize with other people up from the beginning. Some of these behaviors are based on differentiation, aggression or peaceful coexistence. When an individual has divergent features from other people of his socializing life and becomes to be belittled due to these characteristics, he begins to be perceive as he has some stigma. Adolescence and youth are significant for constructions, deconstructions and reconstructions of the experience of sociability, including the processes of difference and stigma. This research aimed to describe the imaginary of youngsters about the alterity lived in social relations, identifying the characteristics, types and / or attributes that the youth consider different from themselves or the group they belong to and how they relate to whom or which is considered different. So, adolescence and youth are significant for constructions, deconstructions and reconstructions of sociability experiences, including in the processes of difference and stigma. Thus this study was carried out taking into account these issues, and it aims at describing the imaginary of young people regarding the otherness experienced in social relationships, as well as identifying which characteristics, types and/or attributes are considered as different by the adolescents when they look at their own features or the group to which they belong and how they relate to what is considered different. Therefore, as a data collection instrument, semi-structured interviews were applied with 8 adolescents from Professor Jomar Vieira da Rocha Youth Center in Cascavel/PR. And the concepts of formist sociology were also used as a tool to analyze the collected data. Among the imaginary obtained, attributes related to sexuality and gender, as well as body, clothing, body adornments, disabilities and groups of belonging are significant for the relationships construction based on difference, both when it is seen in a derogatory way, which stimulates aggression and exclusion as well as when it becomes a valued attribute. The speech also plays a unique role in youth sociability, since it is a classificatory parameter in order to differ people. It also sets the way stigma happens. On the other hand, the speech can be a means to reduce stigmatizing relationships, which also provides more respectful and welcoming sociability as far as diversity is concerned. Both difference and stigma are dynamic processes and are expressed in a complex and volatile way in youth’s lives. Thus, it is expected that this research contributes to the studies on these phenomena, in such a way that it can stimulate other researches and contribute to a more respectful and valuing world concerning diversities in all its demonstrations.
Keywords: Diferenças
Estigma
Juventude
Imaginário
Differences
Stigma
Youth
Imaginary
CNPq areas: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação, Comunicação e Artes
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Campun: Cascavel
Citation: MENDES, Marlon Jose Gavlik. Dentro da caverna de Amaterasu: os imaginários sobre a diferença e o fenômeno do estigma de jovens do Centro da Juventude Professor Jomar Vieira da Rocha no município de Cascavel/PR. 2018. 183 f. Dissertação ( Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/3706
Issue Date: 23-Feb-2018
Appears in Collections:Mestrado em Educação(CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Marlon Jose Gavlik Mendes.pdf5.39 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons