Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/3636
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorOro , Maria Consoladora Parisotto-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1967073482421277por
dc.contributor.advisor1Bastos, Carmen Célia Barradas Correia-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1723065289200115por
dc.contributor.referee1Bastos, Carmen Célia Barradas Correia-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1723065289200115por
dc.contributor.referee2Luz, Sueli Petry da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6743126559084862por
dc.contributor.referee3Schroeder, Tania Maria Rechia-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5605834926513023por
dc.date.accessioned2018-05-11T12:37:46Z-
dc.date.issued2012-12-30-
dc.identifier.citationORO, Maria Consoladora Parisotto. A docência universitária e a importância do apoio institucional à formação pedagógica dos professores bacharéis: o caso da Unioeste/Campus Cascavel-PR. 2012. 93 f. Dissertação ( Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2012.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br/handle/tede/3636-
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo principal conhecer as condições pedagógicas no exercício da ação docente na universidade, para aqueles docentes que advêm de cursos de bacharelados. Alguns autores, dentre eles, Silva e Klüber (2012); Neitzel, Ferri e Leal (2009) e Pachane (2003), ao se referirem à formação do professor universitário, destacam a carência de pesquisas que evidenciem a formação pedagógica desse professor, como se a formação específica para esse nível de ensino fosse algo supérfluo ou mesmo desnecessário. Buscamos compreender o locus de formação pedagógica dos professores universitários bacharéis, por meio de pesquisa de campo direcionada a doze cursos de bacharelado da UNIOESTE – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Cascavel. O estudo realizado fundamenta-se nos princípios da modalidade de uma pesquisa qualitativa e com ênfase na técnica interpretativa baseada na Análise de Conteúdos (BARDIN, 1977) que busca conhecer o objeto de estudo como possibilidade de interpretação dos dados a partir das falas dos sujeitos, nas dimensões de dados manifestos ou latentes. A nossa hipótese principal partiu da possível fragilidade no processo de formação desses profissionais, constatando-se que a formação dos mesmos nem sempre contempla aspectos didático-pedagógicos considerados essenciais na formação e atuação docente. Nesse sentido, é razoável supor que há necessidade de se repensar as políticas de formação para suprir tais deficiências. Para que essa situação possa ser superada, a instituição de educação superior deve criar políticas próprias que permitam a formação continuada desses profissionais, visto que os mesmos nem sempre encontram nos programas de formação Stricto Sensu o espaço para se vivenciar e discutir questões específicas e fundamentais à qualidade do exercício da docência universitária. Dessa maneira, faz-se necessário também, urgentemente, rever os programas de pós-graduação, pois, muitos dos alunos que neles estão, atuarão futuramente na docência. Essas são algumas das questões que buscamos pontuar em nosso estudo, procurando chamar a atenção dos dirigentes da IES, para os resultados obtidos na pesquisa. Espera-se através deste, que se concretize uma proposta de ação voltada à formação didático-pedagógica dos profissionais liberais, e que esta possa fazer parte de um programa que seja visto como Política Institucional do Campus de Cascavel. Como disse um docente do curso de Engenharia Agrícola: “Seria admirável tal ação”.por
dc.description.abstractThe main objective of this essay is to know the pedagogical conditions in the development of the teaching process at the university, for those professors that attended only the teachers´ graduation. Some authors, among them Silva and Kluber (2012); Neitzel, Ferri and Leal (2009); Pachane (2003) when refer to professors´ graduation, highlight the lack of researches that evidence the pedagogical formation of this teacher, as if this formation were something superfluous or even unnecessary. We pursue to understand the locus of the pedagogical formation of these graduated professors, through a field research directed to twelve graduation courses of UNIOESTE – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus in Cascavel. The cited study was founded in the principles of the modality of a qualitative research and with the emphasis on the comprehension technique based on the Analysis of Content (BARDIN, 1977) which tries to know the object of study as a possibility of interpreting the data through what the people say, in the dimension of the expressed data or the latent ones. Our principal hypothesis started on the possible fragility during the process of the graduation of theses professionals, and it was found that their formation sometimes didn’t even deal with didactic-pedagogical aspects considered essential in the formation or teaching performance. This way, it’s reasonable to assume the need to think over the policies of formation, to supplement such lacks. So that this situation can be over, the college or university must create its own policies that allow the continuing education of these professionals, observing that they not always find space in the programs of Stricto Sensu graduation to go through or discuss specific and fundamental issues regarding the quality of their teaching. Besides, it’s also necessary and urgent to verify the programs of post-graduation because many of their students will be teachers someday. These are some of the issues that we try to point out in our study, calling the attention of the coordinators of colleges and universities to the results of the research. It’s hoped that this way they come up with a proposal of an action that considers the didactic and pedagogical formation of the professionals that can be part of a program which can be seen as the Policy of the Institution in the Campus of Cascavel. As said by a professor of Agricultural Engineering: “It would be admirable such an action”.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Rosangela Silva (rosangela.silva3@unioeste.br) on 2018-05-11T12:37:46Z No. of bitstreams: 2 Maria Consoladora Parisotto Oro.pdf: 1090701 bytes, checksum: 953885e6708ecd30dc228eb04dc4ec22 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-05-11T12:37:46Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Maria Consoladora Parisotto Oro.pdf: 1090701 bytes, checksum: 953885e6708ecd30dc228eb04dc4ec22 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2012-12-30eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Comunicação e Artespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectFormação pedagógica. ..por
dc.subjectAção docentepor
dc.subjectDesenvolvimento profissionalpor
dc.subjectFormação continuadapor
dc.subjectPedagogical formationeng
dc.subjectTeacher’s action. Professional developmenteng
dc.subjectContinuing formationeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA docência universitária e a importância do apoio institucional à formação pedagógica dos professores bacharéis: o caso da Unioeste/Campus Cascavel-PRpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Mestrado em Educação(CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Maria Consoladora Parisotto Oro.pdf1.07 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons