Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/3623
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorGriebeler , Janice Rosangela Cardoso-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9865888753271111por
dc.contributor.advisor1Figueiredo, Ireni Marilene Zago-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0727859600733159por
dc.contributor.referee1Deitos, Roberto Antonio-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4743456433918126por
dc.contributor.referee2Czernisz, Eliane Cleide da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4752023104497730por
dc.date.accessioned2018-05-10T16:54:37Z-
dc.date.issued2013-04-18-
dc.identifier.citationGRIEBELER , Janice Rosangela Cardoso. A política de educação profissional articulada ao ensino médio na forma integrada no Paraná: uma análise da implementação no Colégio Estadual João Manoel Mondrone no município de Medianeira – Paraná (2003-2010). 2013. 197 f. Dissertação ( Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2013.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br/handle/tede/3623-
dc.description.resumoRealizamos, neste trabalho, um estudo da política de Educação Profissional articulada ao Ensino Médio na forma Integrada no estado do Paraná e sua implementação no Colégio Estadual João Manoel Mondrone do município de Medianeira – Pr, de 2003 a 2010. Desse modo, nossa análise teve por objetivo investigar o processo de implementação dos cursos de Educação Profissional articulado ao Ensino Médio na forma integrada, com ênfase nas proposições da política e sua possibilidade de efetivação. O percurso metodológico foi de caráter qualitativo e quantitativo, contemplando a contextualização e a análise de documentos legais da política de Educação Profissional. Realizou-se coleta de dados junto a Secretaria Municipal de Educação do município de Medianeira - Pr, Núcleo Regional de Educação de Foz do Iguaçu - Pr, Colégio Estadual João Manoel Mondrone e sites do INEP e IPARDES. No capítulo A Reforma da Educação Básica e da Educação Profissional na Década de 1990, procuramos inserir a Educação Profissional na dinâmica da política educacional brasileira considerando os seus determinantes históricos, no sentido de compreender o contexto da reforma da Educação Básica e Profissional na década de 1990, a partir dos Decretos Nº 2.208/1997 e o Nº 5.154/2004. No capítulo O Processo de Implantação da Educação Profissional na forma Integrada no Estado do Paraná realizamos um estudo da polissemia existente em torno dos termos que tratam da relação da Educação Profissional com o Ensino Médio. Apresentamos, também, as bases legais que sustentam a reforma da Educação Profissional articulada ao Ensino Médio na forma Integrada, bem como a sua ampliação no estado do Paraná, no período delimitado para o estudo. No capítulo A implementação da Educação Profissional na forma Integrada no Colégio Estadual João Manoel Mondrone no Município de Medianeira - Paraná, realizamos a caracterização econômica, social e educacional do município de Medianeira – PR e a análise do processo de implementação da Educação Profissional articulada ao Ensino Médio na forma Integrada no Colégio João Manoel Mondrone. Dentre os resultados do estudo, destacamos os avanços, lacunas e fragilidades da política de Educação Profissional articulada ao Ensino Médio na forma Integrada no Paraná no período de 2003 a 2010.por
dc.description.abstractIn this study, we did an analysis of Professional Education policy articulated to high school in its integrated form in the state of Paraná and its implementation at Colégio Estadual João Manoel Mondrone, in Medianeira (PR), from 2003 to 2010. In this way, our analysis had by objective to investigate the process of implementation of Professional Education courses articulated to high school in its integrated form, with emphasis on propositions of politics and its possibility of effectiveness. The methodological course had qualitative and quantitative characteristics, contemplating the contextualization and the analysis of legal documents from Professional Education politics. We collected data at Secretaria Municipal de Educação of Medianeira (PR), Núcleo Reginal de Educação of Foz do Iguaçu (PR), Colégio Estadual João Manoel Mondrone and INEP and IPARDES websites. In the chapter A Reforma da Educação Básica e da Educação Profissional na Década de 1990, we sought to insert Professional Education in the dynamics of Brazilian educational policy, considering its historical determinants, in the sense of comprehending the context of Basic and Professional Education reformation from 1990, starting with Decree 2.208/1997 and 5.154/2004. In the chapter O Processo de Implantação da Educação Profissional na forma Integrada no Estado do Paraná, we did a study on polysemy existent around the terms about the relation between Professional Education and high school. We also presented the legal grounds which sustain the Professional Education reformation articulated to high school in its integrated form, as well as its application in the state of Paraná, at the time chosen for this study. In the chapter A implementação da Educação Profissional na forma Integrada no Colégio Estadual João Manoel Mondrone no Município de Medianeira - Paraná, we did the economic, social and educational characterization of Medianeira (PR) and the analisys of the implementation process of Professional Education articulated to high school in its integrated form to at Colégio Estadual João Manoel Mondrone. Among the results of this study, we highlight the significant advance of Professional Education policy articulated to high school in its integrated form in Paraná, from 2003 to 2010.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Rosangela Silva (rosangela.silva3@unioeste.br) on 2018-05-10T16:54:37Z No. of bitstreams: 2 Janice Rosangela Cardoso Griebeler.pdf: 1498648 bytes, checksum: ac61de743e290498d7a65cbaef2a3656 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-05-10T16:54:37Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Janice Rosangela Cardoso Griebeler.pdf: 1498648 bytes, checksum: ac61de743e290498d7a65cbaef2a3656 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2013-04-18eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Comunicação e Artespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectPolítica de Educação Profissional Integradapor
dc.subjectEducação Profissional articulada ao Ensino Médiopor
dc.subjectPolítica Educacional no Colégio João Manoel Mondrone Medianeira – PRpor
dc.subjectIntegrated Professional Education policyeng
dc.subjectEducational Politics in Colégio Estadual João Manoel Mondrone (Medianeira - PR)eng
dc.subjectProfessional Education articulated to high schooleng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA política de educação profissional articulada ao ensino médio na forma integrada no Paraná: uma análise da implementação no Colégio Estadual João Manoel Mondrone no município de Medianeira – Paraná (2003-2010)por
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Mestrado em Educação(CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Janice Rosangela Cardoso Griebeler.pdf1.46 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons