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dc.creatorMeznek, Ivone-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1623187571576263por
dc.contributor.advisor1Estrada, Adrian Alvarez-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3923063914496775por
dc.contributor.referee1Melo, Alessandro de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2762977075318460por
dc.contributor.referee2Bastos, Carmen Célia Barradas Correia-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1723065289200115por
dc.date.accessioned2018-05-10T16:38:41Z-
dc.date.issued2012-12-14-
dc.identifier.citationMEZNEK, Ivone. A universidade brasileira no período de 1960 a 2000: a influência empresarial em questão. 2012. 102 f. Dissertação ( Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2012.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br/handle/tede/3622-
dc.description.resumoNo contexto da universidade operacional (Chauí, 2003), as reformas das políticas de educação superior associam universidade e mercado, e estas mudanças vinculam-se aos determinantes macrossociais, como o avanço do neoliberalismo no ensino superior. Esta dissertação tem por objetivo principal analisar as características da universidade brasileira contemporânea, caracterizada por Chauí (2003) como Universidade Operacional. Para atender ao objetivo proposto, num primeiro momento apresenta-se um panorama geral das universidades para, em seguida, compreender o processo de criação desta instituição de ensino no Brasil. Analisa-se, também, as características da universidade brasileira na Reforma Universitária de 1968, momento este considerado o embrião do modelo atual, marcado por influências mercantis e industriais, o que se torna visível no momento seguinte do trabalho quando discute-se a universidade brasileira a partir da década de 1990, considerando a Reforma do Estado e a análise do documento Contribuições da indústria para a reforma da educação superior (CNI, 2004). Esse trabalho é fundamentado em referenciais teóricos que abordam a questão universitária como tema de estudo e apontam a necessidade e a relevância de acompanhar o direcionamento que a universidade vem tomando. A título de considerações, foi possível observar que a história da universidade brasileira é recente e foi sendo caracterizada de formas diversificadas a cada momento histórico, sendo utilizada como um instrumento de manutenção do poder e tendo sua organização voltada às necessidades políticas e econômicas de cada época.por
dc.description.abstractIn the Operational University context (Chauí, 2003), the political reforms of higher education associate university and market and these changes bind on macrosocial determinants, as the neoliberalism advance in higher education. This dissertation has its main goal to analyze the features of Brazillian Contemporary University, characterized by Chauí (2003) as Operational University. To attend to this proposed goal, at first was presented an overview of the universities and next, understand the creation process of this teaching institution in Brazil. It is also analyzed the features of Brazilian university in University Reform in 1968 such moment, considered embryo of the current model, characterized by commercial and industrial influences, which becomes visible in the next moment of this paper when it is discussed about the university in the 1990s, regarding the State Reform and the document analysis Contribution of Industry to higher education reform (CNI, 2004). This paper is based on theoretical references which approach the university as research theme and point out the necessity and relevance to follow the directions that university has been taking. Was possible to verify that Brazilian university history is recent and was characterized in several ways on each historical moment, been used as a maintenance instrument of power and having its organization focused to political and economic needs of each period.por
dc.description.provenanceSubmitted by Rosangela Silva (rosangela.silva3@unioeste.br) on 2018-05-10T16:38:41Z No. of bitstreams: 2 Ivone Meznek Lemos.pdf: 962627 bytes, checksum: ca5ad96e9f5d9c5dfe33d0e360203859 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
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dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Comunicação e Artespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.subjectConhecimentopor
dc.subjectMercadopor
dc.subjectHigher Educationeng
dc.subjectKnowledgeeng
dc.subjectMarketeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA universidade brasileira no período de 1960 a 2000: a influência empresarial em questãopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Mestrado em Educação(CVL)

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