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dc.creatorMoura, Carla Elias de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4602449775446468por
dc.contributor.advisor1Moura, Cynthia Borges de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1886037553553430por
dc.contributor.referee1Moura, Cynthia Borges de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1886037553553430por
dc.contributor.referee2Boscarioli, Clodis-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1886037553553430por
dc.contributor.referee3Figueiró, Mary Neide Damico-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0681415661245452por
dc.date.accessioned2018-04-24T16:24:50Z-
dc.date.issued2018-02-20-
dc.identifier.citationMOURA, Carla Elias de. Elaboração e avaliação de um programa de ensino sobre educação sexual para professores do ensino fundamental I. 2018. 105 f. Dissertação (Mestrado em Ensino) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu, 2018.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br/handle/tede/3569-
dc.description.resumoEste trabalho teve como objetivo avaliar a efetividade de um Programa de Ensino sobre Educação Sexual aplicado para professores do quarto e quinto ano do Ensino Fundamental I de Foz do Iguaçu – PR e identificar quais componentes deste programa foram considerados pelos professores como efetivos quanto a produção de mudanças indicadoras de melhora no nível de conforto e capacidade para trabalhar com educação sexual na faixa etária de 9 a 11 anos. Participaram da presente pesquisa 83 professores (03 do sexo masculino e 80 do sexo feminino), a maioria com idades entre 30 a 45 anos, que lecionavam no quarto e quinto ano da rede pública, distribuídos em vinte grupos. O Programa de Ensino elaborado foi intitulado “Respondo o quê? – Programa de Educação Sexual para professores”, com 3 horas de duração, sendo que seu formato foi planejado visando a padronização dos procedimentos e uso da técnica role playing. Os participantes responderam a um instrumento com situações-problema sobre temas da sexualidade antes e após a capacitação. Ao final, responderam também a um instrumento para avaliação dos componentes do Programa de Ensino. Os dados obtidos foram analisados por meio de estatística paramétrica entre amostras dependentes (Teste T), estatística descritiva e análise de conteúdo de Bardin (1970). Os resultados mostraram que houve mudança estatisticamente significativa quanto ao nível de conforto e capacidade dos professores após o Programa de Ensino. A análise de conteúdo mostrou que as dificuldades iniciais dos professores eram constrangimento com perguntas sobre o ato sexual, o que diminuiu após o Programa de Ensino, enquanto que a categoria comportamento sexual foi a destacada como a mais difícil após a capacitação. Quanto à avaliação do Programa, o componente melhor avaliado foi a técnica Hot Seat. Assim, conclui-se que o Programa proposto se mostrou efetivo para auxiliar professores a melhorar o nível de capacidade e conforto para trabalhar alguns temas da sexualidade. A avaliação dos componentes do programa forneceu dados importantes para possíveis reformulações do mesmo com o intuito de auxiliar os profissionais no trabalho com esta temática. Este estudo mostrou que a estruturação de programas de ensino para a formação de professores produz comportamentos relevantes para o desenvolvimento da educação sexual no ambiente escolar.por
dc.description.abstractThe objective of this study was to evaluate the effectiveness of a Sex Education Education Program applied to fourth and fifth year primary school teachers from Foz do Iguaçu - PR and to identify which components of this program were considered by teachers as effective in the production of changes indicative of improvement in the level of comfort and capacity to work with sex education in the age group of 9 to 11 years. A total of 83 teachers (03 males and 80 females) participated in the present study, most of them aged between 30 and 45 years, teaching in the fourth and fifth year of the public school, distributed in twenty groups. The elaborate Teaching Program was titled "What I answer? - Sexual Education Program for Teachers”, with 3 hours of duration, and its format was designed to standardize procedures and use the use of role playing technique. Participants responded to an instrument with problem situations on sexuality issues before and after training. In the end, they also answered an instrument for evaluating the components of the Teaching Program. The data were analyzed by means of parametric statistics between dependent samples (Test T), descriptive statistics and content analysis of Bardin (1970). The results showed that there was a statistically significant change in the level of comfort and capacity of teachers after the Teaching Program. The content analysis showed that the initial difficulties of teachers were embarrassing with questions about the sexual act, which declined after the Teaching Program, while the sexual behavior category was highlighted as the most difficult after the training. Regarding the evaluation of the Program, the best evaluated component was the Hot Seat technique. Thus, it was concluded that the proposed Program proved to be effective in helping teachers improve the level of ability and comfort to work on some themes of sexuality. The evaluation of the components of the program provided important data for possible reformulations of the program in order to assist professionals in working with this theme. This study showed that the structuring of teaching programs for teacher training produces behaviors relevant to the development of sex education in the school environment.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Miriam Lucas (miriam.lucas@unioeste.br) on 2018-04-24T16:24:50Z No. of bitstreams: 2 Carla_Elias_de_Moura_2018.pdf: 4030397 bytes, checksum: cb11b9f7af6033e37ca052eb6966a3e7 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-04-24T16:24:50Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Carla_Elias_de_Moura_2018.pdf: 4030397 bytes, checksum: cb11b9f7af6033e37ca052eb6966a3e7 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2018-02-20eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação Letras e Saúdepor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensinopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectDocentespor
dc.subjectProgramaçãopor
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectEducação sexualpor
dc.subjectSexualidadepor
dc.subjectTeacherseng
dc.subjectProgrammingeng
dc.subjectTeachingeng
dc.subjectSexual educationeng
dc.subjectSexualityeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS : LINGUAGENS ; TECNOLOGIAS E CULTURApor
dc.titleElaboração e avaliação de um programa de ensino sobre educação sexual para professores do ensino fundamental Ipor
dc.title.alternativeElaboration and evaluation of a teaching program about sex education for teachers of elementary schooleng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusFoz do Iguaçupor
Appears in Collections:Mestrado em Ensino (FOZ)

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