Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.unioeste.br/handle/tede/3509
Tipo do documento: Dissertação
Title: A canção sob censura: manifestações de educação informal no período ditatorial brasileiro e na redemocratização (1964-1988)
Other Titles: Music censorship:Manifestations of informal education in the Brazilian dictatorial period and in the redemocratization
Autor: Sossmeier, Luana Caroline 
Primeiro orientador: Fiuza, Alexandre Felipe
Primeiro coorientador: Orso , Paulino José
Primeiro membro da banca: Duarte, Geni Rosa
Segundo membro da banca: Oliveira, Sandra Regina Ferreira de
Resumo: A ditadura civil-militar brasileira deixou marcas em nossa história e mesmo que o período tenha se estendido por duas décadas, algumas questões merecem ser vistas sob uma nova ótica. Por esse motivo, este estudo almeja analisar a canção sob censura e seu viés educativo, valendo-se da particularidade das letras, do seu alcance e do seu extenso consumo. A discussão quanto ao caráter educativo da canção estará baseada nos conceitos de educação informal, considerando que a mesma pode estar vinculada aos processos de formação, sem uma aparente intencionalidade. A partir da bibliografia, de alguns dos pareceres censórios das letras musicais e de seu aporte legislativo, a pesquisa ocupou-se em analisar o discurso dos censores, responsáveis por zelar pela moral e pelos bons costumes, frente à postura adotada por compositores como agentes educativos e como referência aos que viam na canção uma forma de contestação, informação e alento. Dessa forma, o estudo pretende examinar a canção censurada em uma abordagem pouco explorada, mostrando de que forma ela se constituiu enquanto instância formativa.
Abstract: The Brazilian civil-military dictatorship has left its mark on our history and even if the period has extended for two decades, some issues deserve to be seen in a new perspective. For this reason, this study aims to analyze the song under censorship and its educational bias, using the letters particularity, its importance and large consume. The discussion about the educational character of the song will be based on the concepts of informal education, considering that it can be linked to the formation processes, without an apparent intentionality. From the bibliography, some of the censorial opinions of musical lyrics and your legislative contribution, the research were focused on analyzing the discourse of the censors, responsible for watching over morality and good manners, from the posture adopted by composers as educational agents and as reference to those who saw a way in the song to contestation, information and encouragement. In this way, the study intends to analyze the song censored in an approach little explored, revealing how it was constituted as a formative instance.
Keywords: Canção
Censura
Ditadura
Educação
Song
Censorship
Dictatorship
Education
CNPq areas: EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação, Comunicação e Artes
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Campun: Cascavel
Citation: SOSSMEIER, Luana Caroline. A canção sob censura: manifestações de educação informal no período ditatorial brasileiro e na redemocratização (1964-1988). 2017. 136 f. Dissertação (Mestrado - Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/3509
Issue Date: 25-Sep-2017
Appears in Collections:Mestrado em Educação(CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Luana_Sossmeier2017.pdf1.74 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons