Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/3502
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMüller, Ana Carolina Mecabô-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8320120540704989por
dc.contributor.advisor1Walter , Silvana Anita-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6055446867536139por
dc.contributor.referee1Dal Vesco, Delci Grapégia-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3321706750568197por
dc.contributor.referee2Carvalho, Luciano Castro de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2844051793998234por
dc.date.accessioned2018-03-09T14:35:44Z-
dc.date.issued2017-08-22-
dc.identifier.citationMÜLLER, Ana Carolina Mecabô. Construção social do conhecimento no ensino e na pesquisa em estratégia nos Mestrados Profissionais em Administração sob a ótica dos discentes. 2017. 222 f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Administração – Mestrado Profissional) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2017.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br/handle/tede/3502-
dc.description.resumoEste estudo objetivou analisar, sob a ótica dos discentes, a construção social do conhecimento no ensino e na pesquisa em Estratégia nos Mestrados Profissionais em Administração no Brasil. Como base teórico-empírica, exploraram-se a Sociologia do Conhecimento e o papel social sob a ótica de Berger e Luckmann (2014); o corpo do conhecimento em Estratégia; as escolhas pedagógicas empregadas no ensino de Estratégia; e as pesquisas desenvolvidas na área. Explicativa, com abordagem qualitativa, a pesquisa corresponde a um estudo multicasos de 18 Programas de Pós-Graduação em Administração, modalidade profissional. A coleta de dados primários ocorreu por meio de entrevistas com 30 discentes; e a dos dados secundários, por meio de documentos relativos aos sujeitos da pesquisa, aos professores e às disciplinas. Fez-se a triangulação dos dados coletados nas múltiplas fontes e, na análise, utilizou-se a técnica de análise de conteúdo temática. A análise do papel social dos docentes apontou múltiplas condutas relacionadas à postura em sala de aula, ao relacionamento com os alunos e à cobrança das atividades; e a análise do papel social dos discentes indicou que a formação do papel é influenciada tanto pelo processo de socialização primária quanto pelo processo de socialização secundária. Como padrão de conduta, obteve-se a realização de todas as exigências de trabalhos e, na representação do papel de aluno, a atividade regular identificada por todos os sujeitos da pesquisa foi a leitura que, em geral, é seguida por atividades secundárias. Em termos de necessidades institucionais de conduta, a análise apontou que o relacionamento entre alunos é mantido por todos os entrevistados depois da disciplina e que o relacionamento aluno-professor é mantido por alguns e atrelado a objetivos específicos. No que tange ao corpo do conhecimento, constatou-se que, em apenas seis disciplinas investigadas, foram apresentados e discutidos os diferentes conceitos de Estratégia e que as demais trabalharam com conceitos específicos e direcionados às linhas dos autores mais prolíficos. Identificaram-se diversos conteúdos, ferramentas e referências que são empregados nas disciplinas, o que indica a existência de uma fragmentação do corpo do conhecimento. Na análise das escolhas pedagógicas, destacam-se dois pontos: a necessidade de contemplar o aprofundamento teórico e a realização de discussões e reflexões que estimulem o senso crítico e a importância da aproximação com a realidade organizacional, tanto dos entrevistados quanto ampliada a perspectivas futuras. No que tange às pesquisas desenvolvidas na área, poucas disciplinas investigadas exigiram a produção discente de artigos; e nove entrevistados desenvolveram suas dissertações na área, sendo que três estavam relacionadas aos projetos de pesquisa dos orientadores e cinco, às próprias áreas profissionais dos discentes ou às organizações em que esses discentes atuavam. A compreensão da perpetuação, especialização e geração de conhecimentos na área foi possibilitada por meio de questionamentos relativos a desenvolvimentos dos entrevistados, como atuação enquanto docente e pesquisas futuras. Como contribuição teórica, teve-se a adoção da Sociologia do Conhecimento, de Berger e Luckmann (2014), para a compreensão do desenvolvimento da área de Estratégia e, como contribuição empírica, o fornecimento de informações relacionadas às práticas em uso, aos pontos críticos e às sugestões para o ensino e a pesquisa em Estratégia.por
dc.description.abstractThis study aims to analyze, under the optics of the students, the social construction of knowledge in learning and research in Strategy in professional Masters in Administration in Brazil. As theoretical and empirical foundations for this research, the Sociology of Knowledge and the social role in the optics of Berger and Luckmann (2014) have been explored; as well as the body of knowledge in Strategy; the pedagogical choices when teaching Strategy and the researches developed in the area. An explanatory research has been conducted, using qualitative approach, corresponding to a multi-case study of 18 Post Graduate programs in Administration, professional variety. The primary data collection was realized through interviews with 30 students; and the secondary data was obtained through documents related to the object of the research, the teachers and the disciplines. The data collected from multiple origins was triangulated and the thematic analysis was used. Many actions related to teachers’ conduct in the classroom, the relationship with students and the assignment of activities could be perceived by analyzing teachers’ social roles, and its analysis showed the creation of this role is influenced by primary as well secondary socialization processes. As a pattern of conduct, it is possible to state that all works have been delivered and, in the students’ role, the regular activity identified by them is reading, followed by secondary activities. Concerning institutional conduct requirements, the analysis showed that the relationship among students is maintained by all the interviewees after the discipline is finalized and the student-teacher relationship is maintained by some of them, according to specific objectives. In regard to the body of knowledge, it was stated that the different concepts of Strategy were presented and discussed only in 6 of the disciplines; the remaining ones focuses on specific concepts studying the line of thought of more prolific writers. Many contents, tools and references which are used in the discipline were identified, demonstrating there is a fragmentation of the body of knowledge. When analyzing the pedagogical choices, it is possible to highlight two aspects: the need to enhance the theoretical studies and the discussions which stimulate critical thinking; and the importance of approaching organizational reality, not only related to the interviewees but also to future perspectives. Concerning researches developed in the field, few of the studied disciplines required students to write academic articles; nine interviewees who wrote their dissertations in this area, out of only three were in relation to research projects from their teachers and five related to their own professional areas or companies where the students work. The understanding of the continuation, specialization and creation of knowledge was enabled through questions related to the progress of the interviewees, as their acting as teachers and future researches. As theoretical contribution, the Sociology of Knowledge from Berger and Luckmann (2014) has been used in order to understand the development of the Strategy field and, as empirical contribution, to give information related to the practices being used, the critical points and the suggestions for the teaching and research of Strategy.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Neusa Fagundes (neusa.fagundes@unioeste.br) on 2018-03-09T14:35:44Z No. of bitstreams: 2 Ana_Müller2017.pdf: 3180531 bytes, checksum: 03e16626559f87a0f0378e6bb7e63bd1 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-03-09T14:35:44Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Ana_Müller2017.pdf: 3180531 bytes, checksum: 03e16626559f87a0f0378e6bb7e63bd1 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2017-08-22eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Sociais Aplicadaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administração – Mestrado Profissionalpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEstratégiapor
dc.subjectPapel socialpor
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectPesquisapor
dc.subjectConstrução social do conhecimentopor
dc.subjectStrategyeng
dc.subjectSocial roleeng
dc.subjectTeachingeng
dc.subjectResearcheng
dc.subjectSocial construction of knowledgeeng
dc.subject.cnpqADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICApor
dc.titleConstrução social do conhecimento no ensino e na pesquisa em estratégia nos Mestrados Profissionais em Administração sob a ótica dos discentespor
dc.title.alternativeSocial construction of knowledge in teaching and research in strategy in Professional Masters in Administration under the opticians of the studentseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Administração (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ana_Müller2017.pdf3.11 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons