Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/3437
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSchnell, Maico-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1945681756741891por
dc.contributor.advisor1Silva, Sidnei Celerino da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0351991318658544por
dc.contributor.referee1Strassburg, Udo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1894273502372762por
dc.contributor.referee2Bastos, Carmen Celia Barradas Correia-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1723065289200115por
dc.contributor.referee3Versa, Cezar Roberto-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8686399674234591por
dc.date.accessioned2018-02-27T13:28:11Z-
dc.date.issued2017-07-13-
dc.identifier.citationSCHNELL, Maico. Influência dos fatores motivacionais no desempenho de estudantes do curso de Ciências Contábeis: um estudo multicaso sob a perspectiva da teoria da autodeterminação. 2017.127 f. Dissertação (Mestrado - Programa de Pós-Graduação em Contabilidade) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2017.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br/handle/tede/3437-
dc.description.resumoO objetivo do estudo foi conhecer como os diferentes estágios de motivação/desmotivação influenciam no desempenho dos discentes do curso de Ciências Contábeis de uma instituição de ensino privada e uma pública, conforme a Teoria da Autodeterminação. Foram selecionados alunos em estágio inicial (iniciantes) e final (concluintes) do curso, tendo sido formada uma amostra com 261 respondentes dos questionários estruturados com base na Escala de Motivação Acadêmica (EMA) e, também, contou com a participação de 25 entrevistados, considerando as três dimensões de motivação intrínseca, extrínseca e desmotivação, apresentadas pela Teoria da Autodeterminação (Deci e Ryan, 1985). Os dados coletados foram analisados com software SPSS 20 e Atlas.TI 7.0, por meio de análise descritiva e análise de conteúdo. Os resultados encontrados apontaram que existem diferenças entre os fatores que geram a motivação acadêmica entre os alunos de IES Privada e Pública. Os estudantes iniciantes de IES Privada são mais motivados extrinsecamente por identificação apresentando como fator preponderante, que a formação universitária aumentará sua competência como profissional, enquanto, os alunos concluintes são mais motivados por controle externo. Já os estudantes da IES Pública são mais motivados extrinsecamente por controle externo, sendo os fatores preponderantes, a fim de ter uma boa remuneração no futuro e, para os alunos concluintes, foi afim de obter um emprego de prestígio no futuro. Quanto aos tipos de motivação/desmotivação e o desempenho acadêmico, os alunos orientados por motivação intrínseca apresentaram-se com a nota maior de autopercepção de desempenho entre os alunos iniciantes e concluintes da IES Privada. Na IES Pública os alunos iniciantes motivados intrinsecamente são os que apresentaram maior nota de autopercepção de desempenho, com exceção dos alunos concluintes em que a nota de autopercepção foi maior entre aqueles motivados extrinsecamente, ou seja, existem diferenças entre os fatores que geram motivação/desmotivação e autopercepção de desempenho entre alunos iniciantes e concluintes e entre IES Privada e Pública. Assim, o estudo, concluiu que os estudantes reconheçam que são protagonistas no processo de formação, portanto, responsáveis pela qualidade da aprendizagem, deixando de transferir a responsabilidade aos cursos, IES e docentes. Por fim, acredita-se que os resultados deste estudo possam contribuir para o aprimoramento do ensino e da pesquisa nos Cursos de Ciências Contábeis de IES públicas e privadas do país, como também, para o ensino e pesquisa em outras áreas.por
dc.description.abstractThe objective of the study was to know how the different stages of motivation / demotivation influence the performance of the students of the course of Accounting Sciences of a private and a public institution, according to the Theory of Self-determination. A sample of 261 respondents from the questionnaires structured based on the Academic Motivation Scale (EMA) was selected, and also had the participation of 25 interviewees, considering the three dimensions of intrinsic, extrinsic motivation and demotivation, presented by the Self-Determination Theory (Deci and Ryan, 1985). The collected data were analyzed with software SPSS 20 and Atlas.TI 7.0, through descriptive analysis and content analysis. The results showed that there are differences between the factors that generate the academic motivation among the students of Private and Public HEI. Beginning students of IES Private are more motivated extrinsically by identification, presenting as a preponderant factor, that university education will increase their competence as a professional, while the final students are more motivated by external control. The students of the Public HEI are more motivated extrinsically by external control, being the factors preponderant, in order to have a good remuneration in the future and, for the final students, was in order to obtain a prestigious job in the future. Regarding the types of motivation / demotivation and academic performance, the students oriented by intrinsic motivation presented themselves with the highest self-perception of performance among the students starting and finishing the HEI Private. In the public IES, the intrinsically motivated beginner students are the ones with the highest performance self-perception score, except for the final students in whom the self-perception score was higher among those motivated extrinsically, that is, there are differences between the factors that generate motivation / demotivation and self-perception of performance among beginners and undergraduates and between private and public HEI. Thus, the study concluded that students recognize that they are protagonists in the training process, therefore, responsible for the quality of learning, failing to transfer responsibility to courses, HEI and teachers. Finally, it is believed that the results of this study can contribute to the improvement of teaching and research in the Public and Private HEI courses in public and private HEIs, as well as teaching and research in other areas.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Neusa Fagundes (neusa.fagundes@unioeste.br) on 2018-02-27T13:28:11Z No. of bitstreams: 2 Maico_Schnell2017.pdf: 1534605 bytes, checksum: 9b1897cd96f1a149eccc3d50a66b0bc4 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-02-27T13:28:11Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Maico_Schnell2017.pdf: 1534605 bytes, checksum: 9b1897cd96f1a149eccc3d50a66b0bc4 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2017-07-13eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Sociais Aplicadaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Contabilidadepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectMotivação intrínsecapor
dc.subjectExtrínseca e desmotivaçãopor
dc.subjectTeoria da autodeterminaçãopor
dc.subjectInstituições de ensino privada e públicapor
dc.subjectEnsino de Ciências Contábeispor
dc.subjectIntrinsiceng
dc.subjectExtrinsic motivation and demotivationeng
dc.subjectTheory of self-determinationeng
dc.subjectPrivate and public education institutionseng
dc.subjectTeaching accounting scienceseng
dc.subject.cnpqADMINISTRACAO PUBLICA::ORGANIZACOES PUBLICASpor
dc.titleInfluência dos fatores motivacionais no desempenho de estudantes do curso de Ciências Contábeis: um estudo multicaso sob a perspectiva da teoria da autodeterminaçãopor
dc.title.alternativeInfluence of motivational factors not performance of students of the course of accounting sciences: a multicole study under the perspective of the theory of self-determinationeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Mestrado em Contabilidade (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Maico_Schnell2017.pdf1.5 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons