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Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.unioeste.br/handle/tede/3429
Tipo do documento: Dissertação
Title: O programa de desenvolvimento educacional do Paraná (PDE/PR): permanência e avanço em relação às políticas de formação continuada dos anos 1990
Other Titles: The Paraná educational development program (PDE / PR): permanence and advance in relation to the continued training policies of the years 1990
Autor: Duarte, Luzia Franco 
Primeiro orientador: Viriato, Edaguimar Orquizas
Primeiro membro da banca: Silva, Monica Ribeiro da
Segundo membro da banca: Bastos , Carmen Celia Barradas Correia
Terceiro membro da banca: Favoreto , Aparecida
Resumo: As reformas educacionais dos anos de 1990, de corte liberal, desempenham um importante papel na formulação das políticas de formação docente no Estado do Paraná. Com o advento de novas funções à educação escolar e o resgate da ênfase pela melhoria da qualidade de ensino, no século XXI ocorre à elaboração e implementação de uma política educacional de formação continuada no governo Requião (2003-2010) sustentada pela interlocução entre a Educação Básica e o Educação Superior. Por isso, este estudo toma como objeto a análise do Programa de Desenvolvimento Educacional do Estado do Paraná (PDE/PR) enquanto uma política pública direcionada à formação continuada de professores da rede pública de ensino. A pesquisa concentra-se em sinalizar as permanências e os avanços que embasaram essa proposta de formação continuada dos professores da Educação Básica no Paraná (2007-2012) em relação às políticas de formação docente dos anos de 1990. Emprega-se como referencial teórico-analítico o método do materialismo histórico-dialético para a análise e compreensão das fontes primárias e secundárias pertinentes ao objeto de pesquisa. Para atender ao objetivo central, primeiramente, elenca-se o percurso das políticas de formação docente antecessoras e sucessoras ao PDE/PR; no segundo momento, realiza-se a caracterização analítica da proposta pedagógica e política dos documentos que nortearam o referido Programa; por fim, busca-se indicar as permanências e os avanços do PDE/PR em relação às políticas de formação continuada de professores da Rede Estadual de Ensino no Paraná a partir dos anos de 1990. A guisa de considerações finais, estabelece-se as interfaces da relação entre a Universidade e a Escola devido à interlocução formativa entre a Educação Básica e o Educação Superior, além de refletir sobre as caraterísticas de permanência e de avanço que o PDE/PR apresenta face às políticas implementadas a partir dos anos de 1990 na formação docente no Estado do Paraná.
Abstract: The liberal education reforms of the 1990 play an important role in the formulation of teacher education policies in the State of Paraná. With the advent of new functions for school education and the rescue of the emphasis on improving the quality of education, in the XXI century the elaboration and implementation of an educational policy of continuing education in the Requião government (2003-2010) is sustained by the interlocution between Education and Higher Education. Therefore, this study takes as its object the analysis of the Educational Development Program of the State of Paraná (PDE / PR) as a public policy aimed at the continuing education of teachers of the public school system. The research focuses on signaling the continuities and advances that underpinned this proposal of continuing education of teachers of Basic Education in Paraná (2007-2012) in relation to the policies of teacher training of the 1990s. It is used as a theoretical- Analytical method of historical-dialectical materialism for the analysis and understanding of the primary and secondary sources pertinent to the research object. In order to meet the central objective, it is firstly to trace the course of teacher training policies that preceded and succeeded the PDE / PR; In the second moment, the analytical characterization of the pedagogical and political proposal of the documents that guided the said Program is carried out; Finally, it is sought to indicate the continuities and advances of the PDE / PR in relation to the policies of continuing education of teachers of the State Education Network in Paraná from the years of 1990. As a final considerations, the interfaces Of the relationship between the University and the School due to the formative interlocution between the Basic Education and the Higher Education, besides reflecting on the characteristics of permanence and progress that the PDE / PR presents with the policies implemented from the years of 1990 in the formation Teacher in the State of Paraná.
Keywords: Formação continuada de professores
Política educacional
Interlocução Educação Básica - Educação Superior
Continuing education of teachers
Educational politics.
Interlocution Basic Education - Higher Education
CNPq areas: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação, Comunicação e Artes
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Campun: Cascavel
Citation: DUARTE, Luzia Franco. O programa de desenvolvimento educacional do Paraná (PDE/PR): permanência e avanço em relação às políticas de formação continuada dos anos 1990. 2014. 131 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/3429
Issue Date: 5-Jun-2014
Appears in Collections:Mestrado em Educação(CVL)

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