Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/3427
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorNojima, Rafael Galvão-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8995482873611487por
dc.contributor.advisor1Silva, Elizandra da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9858286802918763por
dc.contributor.advisor-co1Ribeiro, Ivano-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9379889784249160por
dc.contributor.referee1Bertolini, Geysler Rogis Flor-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0850609521779159por
dc.contributor.referee2Vasconcelos, Vanessa Nunes de Sousa Alencar-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2809306967239208por
dc.date.accessioned2018-02-26T17:43:53Z-
dc.date.issued2017-07-24-
dc.identifier.citationNOJIMA, Rafael Galvão. Estratégias genéricas de Michael E. Porter: um comparativo entre o posicionamento estratégico do Hotel Alfa e o setor hoteleiro de Foz do Iguaçu, Pr. 2017. 102 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Administração – Mestrado Profissional) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2017.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br/handle/tede/3427-
dc.description.resumoO sucesso alcançado pelas organizações pode estar relacionado com as estratégicas competitivas adotadas, principalmente para aquelas empresas que atuam em mercados de competição acirrada. O setor do turismo é importante na economia brasileira e, entre os diversos atrativos turísticos do Paraná, encontra-se a cidade de Foz do Iguaçu, que apresenta aproximadamente 26% dos meios de hospedagem do estado. Por esta razão, o presente estudo tem como objetivo comparar o posicionamento estratégico do Hotel Alfa com o setor hoteleiro de Foz do Iguaçu, PR, considerando as estratégias genéricas de Michael E. Porter. A coleta de dados utilizou a pesquisa documental, aplicação de questionários no setor hoteleiro de Foz do Iguaçu, entrevista com especialistas da área de turismo e hotelaria e entrevista com o gestor do Hotel Alfa. Por meio de análises qualitativas e quantitativas identificou-se a presença das três estratégias genéricas de Porter nos hotéis participantes da pesquisa, para a categoria de duas estrelas destacou-se a estratégia de liderança no custo total. Nas categorias de três e quatro estrelas a estratégia mais adotada é a de diferenciação, e na categoria de cinco estrelas destacaram-se a estratégia de diferenciação e enfoque. Um tipo de estratégia híbrida, que junta características de mais de uma estratégia genérica, também foi identificada. Voltado para a qualidade de seus serviços, sem se distanciar do controle de custos, o Hotel Alfa apresentou características predominantes da estratégia de diferenciação. As informações coletadas junto às empresas hoteleiras do município e do Hotel Alfa estão alinhadas com a visão dos especialistas, trata-se de um mercado diversificado, com controle de custos e serviço de qualidade como necessidades primordiais. Tendo em vista a competitividade do mercado hoteleiro de Foz do Iguaçu, o estudo contribui com empresários e órgãos competentes proporcionando uma visão estratégica do mercado hoteleiro municipal. Os instrumentos de coleta utilizados na pesquisa poderão servir de roteiro de autoanálise para as empresas que pretendem verificar o posicionamento estratégico que estão adotando.por
dc.description.abstractThe success achieved by organizations may be related to the competitive strategies adopted by them, especially as far as markets with fierce competition are concerned. The tourism and hospitality sector is important to the Brazilian economy and, among the several touristic attractions in the state of Paraná, there is the city of Foz do Iguaçu, where about 26% of the state’s means of accommodation are concentrated. Thence, the present study aims at comparing the strategic positioning of Hotel Alfa in relation to the hospitality sector in the city of Foz do Iguaçu, PR, in light of Michael E. Porter’s generic strategies. Data collection was done by means of document research, application of questionnaires in hotels in Foz do Iguaçu, interviews with experts in the field of tourism and hospitality and an interview with the manager of Hotel Alfa. Through qualitative and quantitative analysis, three of Porter’s generic strategies were identified in the hotels that participated in this research. In the two-star category, the total cost leadership strategy stood out. In the three-star and four-star categories, the most largely adopted strategy was the differentiation one, and in the five-star category there was a preponderance of the differentiation and focus strategies. A type of hybrid strategy, with characteristics of more than one of Porter’s generic strategies, was also identified. Hotel Alfa predominantly presented the differentiation strategy, aiming at the quality of services offered and not neglecting cost control. The information collected from the hotels in the city and from Hotel Alfa are in line with the view of experts. It is a diverse market that has cost control and quality services as primary needs. Considering the competitiveness of the hospitality market in Foz do Iguaçu, the present study contributes to businessmen and competent agencies in the field in the sense that it provides them with a strategic view of the city’s hospitality market. The instruments of data collection used may serve as a means of self-analysis for the businesses which intend to review their current strategic positioning.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Neusa Fagundes (neusa.fagundes@unioeste.br) on 2018-02-26T17:43:53Z No. of bitstreams: 2 Rafael_Nojima2017.pdf: 2850879 bytes, checksum: 93b6ed72f5cba57c23969db5003e049d (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-02-26T17:43:53Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Rafael_Nojima2017.pdf: 2850879 bytes, checksum: 93b6ed72f5cba57c23969db5003e049d (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2017-07-24eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Sociais Aplicadaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administração – Mestrado Profissionalpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEstratégiapor
dc.subjectCompetitividadepor
dc.subjectEstratégias competitivaspor
dc.subjectStrategyeng
dc.subjectCompetitivenesseng
dc.subjectCompetitive strategieseng
dc.subject.cnpqADMINISTRACAO DE EMPRESAS::ADMINISTRACAO DA PRODUCAOpor
dc.titleEstratégias genéricas de Michael E. Porter: um comparativo entre o posicionamento estratégico do Hotel Alfa e o setor hoteleiro de Foz do Iguaçu, Prpor
dc.title.alternativeMichael E. Porter's generic strategies: a comparative study on the strategic positioning of the Hotel Alfa and the hospitality sector in Foz do Iguaçu, Preng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Administração (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Rafael_Nojima2017.pdf2.78 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons