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Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.unioeste.br/handle/tede/3408
Tipo do documento: Dissertação
Title: Formação de professores e sustentabilidade: um estudo de ambientalização curricular nos cursos de licenciatura da Unioeste
Other Titles: Teacher training and sustainability: a curricular environmentalization study in teacher training course
Autor: Rosa, Talita Rechia Vasconcellos da 
Primeiro orientador: Malacarne, Vilmar
Primeiro membro da banca: Bastos, Carmen Celia Barradas Correia
Segundo membro da banca: Cândido Júnior, José Flávio
Terceiro membro da banca: Abreu , Claudia Barcelos de Moura
Resumo: Este trabalho procura contribuir com as discussões em torno da sustentabilidade, no que diz respeito à educação formal. Um dos caminhos a seguir é a inserção da Educação Ambiental (EA) nas instituições de ensino de todos os níveis. Esta pesquisa tem como objetivo geral verificar a inserção de conteúdos de sustentabilidade nos cursos de licenciaturas da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOSTE), procurando responder à seguinte problemática: “Os cursos de formação de professores da UNIOESTE do campus de Cascavel estão em um processo de ambientalização curricular?” São objetivos desta pesquisa: (i) compreender os significados de sustentabilidade e suas vertentes considerando os diversos pontos de vista por meio de uma pesquisa bibliográfica (ii) analisar as legislações nacionais para a Educação Ambiental e currículos dos cursos de licenciatura da Unioeste por meio de pesquisa documental (iii) entrevistar alunos, professores e coordenadores por meio de áudio-gravações e questionários em uma pesquisa de campo (iv) identificar se os cursos utilizados como objeto de estudo desta pesquisa estão em um processo de ambientalização curricular utilizando como parâmetro as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) e a Rede de Ambientalização Curricular do Ensino Superior (ACES). O referencial teórico busca a compreensão dos seguintes temas: sustentabilidade, desenvolvimento sustentável, ecodesenvolvimento, meio ambiente, educação, educação ambiental, currículo, ambientalização curricular. A compreensão do referencial teórico orientou os caminhos metodológicos e os critérios utilizados para coleta e análise de dados, através da inflexão da técnica de Bardin (2010) de Análise de Conteúdo. Os resultados apontam para uma frágil formação de professores no que se refere à Educação Ambiental e que ela, por ter um caráter inter e transdisciplinar, pode permear por qualquer área de conhecimento, basta que as instituições de ensino estejam comprometidas a tornarem-se espaços educadores sustentáveis. Diante dos resultados desta pesquisa, são feitas reflexões sobre as relações da educação formal com a natureza a qual fazemos parte.
Abstract: This work seeks to contribute to discussions around sustainability, in relation to formal education. One way to follow is the insertion of Environmental Education (EA) in educational institutions of all levels. This research has as main objective to verify the insertion of sustainability content in the undergraduate courses at the Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) in order to answer to the following problematic: "The teacher training courses, from UNIOESTE of the campus of Cascavel, are in a process of a curriculum environmentalization?" The objectives of this research are: (i) to understand the meanings of sustainability and its variations considering the different points of view through a bibliographic research (ii) to analyze national legislation for environmental education and curricula of undergraduate courses at Unioeste through document research (iii) to interview students, teachers and coordinators through audio recordings and questionnaires in field research (iv) to identify if the courses used in this research as object of study are in a curriculum environmentalization process using as parameter the Diretrizes Curriculares Nacionais (National Curriculum Guidelines - DCNs) and the Rede de Ambientalização Curricular do Ensino Superior (Curriculum Environmentalization on Higher Education Network - ACES). The theoretical framework seeks to understand the following themes: sustainability, sustainable development, eco-development, environment, education, environmental education, curriculum, curriculum environmentalization. The understanding of the theoretical framework guided the methodological approaches and criteria used for data collection and analysis, through the inflection of Bardin (2010) technique with Content Analysis. The results indicate a fragile teacher training regarding to environmental education and that it, by having an inter and transdisciplinary character, can permeate on any area of knowledge, being sufficient a commitment from the educational institutions to become into a sustainable educators spaces. Given the results in this research, reflections are made about the relationships of formal education to the nature in which we belong
Keywords: Desenvolvimento Sustentável
Currículo
Formação
Sociedade
Futuras Gerações
Sustainable development
Curriculum
Formation
Society
Future generations
CNPq areas: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação, Comunicação e Artes
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Campun: Cascavel
Citation: ROSA, Talita Rechia Vasconcellos da. Formação de professores e sustentabilidade: um estudo de ambientalização curricular nos cursos de licenciatura da Unioeste. 2015. 135 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/3408
Issue Date: 14-Dec-2015
Appears in Collections:Mestrado em Educação(CVL)

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