Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/3386
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSgarioni, Prescila Daga Moreira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2194211734195906por
dc.contributor.advisor1Strieder, Dulce Maria-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4981747301070724por
dc.contributor.referee1Tolentino Neto, Luiz Caldeira Brant de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5626168979329885por
dc.contributor.referee2Malacarne, Vilmar-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2174433445359774por
dc.contributor.referee3Soligo, Valdecir-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5365966751665341por
dc.date.accessioned2018-02-21T18:56:20Z-
dc.date.issued2017-05-19-
dc.identifier.citationSGARIONI, Prescila Daga Moreira. O processo de seleção do livro didático de ciências dos anos iniciais do ensino fundamental da rede pública Municipal de Ensino de Cascavel/Pr. 2017. 199 f. Dissertação (Mestrado - Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2017.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br/handle/tede/3386-
dc.description.resumoAcompanhado do currículo o livro didático foi instituído como um dos principais instrumentos utilizados nas instituições de ensino para abordar e transpor os conhecimentos científicos acumulados pela humanidade. Surge com a própria escola e se apresenta no percurso da história, em todas as sociedades. Apesar da existência de outros recursos didáticos e dos avanços tecnológicos disponíveis, compreendemos o livro didático como recurso precursor de informações a préstimo do professor e do estudante, mediando à construção do conhecimento, fazendo parte da cultura de muitas gerações. Mesmo ao longo de tantas transformações da sociedade, o livro ainda hoje permanece com relevante atribuição no processo de ensino e aprendizagem. No contexto brasileiro, as políticas públicas referentes aos livros didáticos contam com o Programa Nacional do Livro Didático – PNLD, responsável pela organização do processo de seleção e distribuição das obras didáticas aos estudantes das instituições públicas de ensino do país. Dessa forma, com o objetivo de investigar quais elementos caracterizam o processo de seleção do livro didático de Ciências para a escola pública municipal de Cascavel-PR, optamos pela pesquisa qualitativa no intuito de realizar a caracterização tanto em nível de envolvimento dos professores, como das orientações e critérios de seleção dos livros didáticos de Ciências estabelecidos pelos órgãos responsáveis. No percurso do estudo foram utilizadas três modalidades de pesquisa científica: a pesquisa de campo, a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental. Como instrumento de coleta de dados utilizou o questionário com os professores regentes dos 5º anos do Ensino Fundamental e com os coordenadores pedagógicos escolares, responsáveis pela organização do processo de seleção nas escolas municipais. Também fizemos uso de entrevistas áudio gravadas com os coordenadores pedagógicos municipais responsáveis pela organização do processo de seleção no referido município. No tratamento dos dados foram estabelecidas categorias e subcategorias com base na análise de conteúdo, segundo Bardin (2016), o que permitiu concluirmos que o processo de seleção do livro didático de Ciências para o Ensino Fundamental anos iniciais no município de Cascavel-PR, transcorreu de maneira aligeirada, num curto período de tempo, acarretando uma ínfima participação dos professores, apesar do município ter seguido as orientações repassadas pelo Ministério da Educação e almejado a participação de todos os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem.por
dc.description.abstractAccompanied by the curriculum, the textbook was established as one of the main instruments used in education institutions to approach and transpose the scientific knowledge acquired by humanity. It arises with the own school and is presente, in the course of history, in all societies. Even thought there are others teaching resources and technological advances, we understand the textbook as a precursor at the teacher and the student which measures the construction of knowledge and that is parto f the culture of many generations. Even with many transformations in society, the textbook still remains with relevant attribution in the teaching and learning process. In the Brazilian context, the public policies regarding textbooks count on the Textbook National Program - PNLD, responsible for the organization of the process of selection and distribution of textbooks to the students of the public educational institutions in the country. In doing so, with the objective of investigating which elements characterize the selection process of Science textbook for the municipal public school of Cascavel - PR. We opted for qualitative research in order to characterize the level of involvement of teachers, the guidelines and selection criteria of Science textbooks established by the responsible agencies. In the course of the study, three typs of scientific research were used: field research, bibliographical research and documentary research. The questionnaire was the data collection instrument used, applied to the teachers of the 5th grade of elementar school and to the pedagogical coordinators, responsible for organizing the selection process in municipal schools. We also used audio interviews recorded with the pedagogical coordinators responsible for organizing the selection process in Cascavel - PR. The data were organized in categories and subcategories were established based on content analysis, according to Bardin (2016), which allowed us to conclude that the process of selecting the textbook of Sciences for Elementary School, initial years in the municipality of Cascavel - PR, Occurred in a quick way, in a short period of time. This made the participation of teachers small, even though the municipality followed the guidelines passed by the Ministry of Education and have desired to involve all those the teaching and learning process.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Neusa Fagundes (neusa.fagundes@unioeste.br) on 2018-02-21T18:56:20Z No. of bitstreams: 2 Prescila_Sgarioni2017.pdf: 4765220 bytes, checksum: a11dc5944de8cf62bde59aa5b2ce8434 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-02-21T18:56:20Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Prescila_Sgarioni2017.pdf: 4765220 bytes, checksum: a11dc5944de8cf62bde59aa5b2ce8434 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2017-05-19eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Comunicação e Artespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectLivro didáticopor
dc.subjectEnsino de Ciênciaspor
dc.subjectProcesso de seleçãopor
dc.subjectTextbookeng
dc.subjectScience educationeng
dc.subjectSelection processeng
dc.subject.cnpqCIENCIA POLITICA::ESTADO E GOVERNOpor
dc.titleO processo de seleção do livro didático de ciências dos anos iniciais do ensino fundamental da rede pública Municipal de Ensino de Cascavel/Prpor
dc.title.alternativeO processo de seleção do livro didático de ciências dos anos iniciais do ensino fundamental da rede pública Municipal de Ensino de Cascavel/Preng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Mestrado em Educação(CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Prescila_Sgarioni2017.pdf4.65 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons