Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/3378
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorPeletti, José Armando-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4680025724211097por
dc.contributor.advisor1Deitos, Roberto Antonio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4743456433918126por
dc.contributor.referee1Maron , Neura Maria Weber-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0922031012900104por
dc.contributor.referee2Figueiredo , Ireni Marilene Zago-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0727859600733159por
dc.contributor.referee3Zanardini, João Batista-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5660324798334927por
dc.date.accessioned2018-02-21T17:37:51Z-
dc.date.issued2016-08-12-
dc.identifier.citationPELETTI, José Armando. A política educacional para EJA – educação de jovens e adultos: o CEEBJA – centro estadual de educação básica para jovens e adultos – professora Joaquina Mattos Branco – Cascavel – Paraná. 2016. 126 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2016.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br/handle/tede/3378-
dc.description.resumoEsta pesquisa busca compreender a história e objetivos da criação desta escola. Analisaram-se livros de matrículas, PPP – Projeto Político Pedagógico – da escola, legislação pertinente, relatórios da CONAE, dos ENEJAS dos FÓRUNS de EJA, e das CONFINTEAS e, também, relatórios produzidos pelo próprio MEC e SEED/PR sobre a temática da EJA. Buscou-se analisar a política pública em Educação de Jovens e Adultos - EJA, implementada no Paraná a partir da criação do CESVEL (Centro de Estudos Supletivo), e hoje denominado CEEBJA – Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos – Professora Joaquina Mattos Branco, Cascavel, Paraná, para compreender se a demanda historicamente criada, de pessoas jovens, adultas e idosas com necessidade de uma forma de educação diferenciada, de acordo com suas idades, seus tempos, perfis e perspectivas, está sendo atendida por uma modalidade de educação proposta e desenvolvida, no Paraná especificamente no CEEBJA, de modo a propiciar a verificação da efetividade das políticas adotadas para o acesso e permanência a uma população que não teve oportunidade de frequentar a escola comum em idade dita apropriada. Desta forma, analisou-se a política pública em Educação de Jovens e Adultos - EJA, implementada no Paraná a partir de 1984, especificamente no CEEBJA, considerando sua forma de organização, o perfil dos alunos que a ela recorrem, a necessidade histórica de sua existência e da oferta desta modalidade de ensino. Constatou-se que, pelos próprios relatórios dos órgãos públicos e dos organismos sociais que discutem a educação, sobretudo a EJA, desde o princípio desta escola, proposta para atender aqueles que não podem frequentar a escola comum, houve poucos incentivos. Melhorou? Em alguns pontos sim, mas muitos ainda estão fora das escolas, em idade “avançada”, com poucos anos de escolaridade ou sequer alfabetizadospor
dc.description.abstractWe seek for understanding the history and objectives of the creation of this school. It was object of analysis of matriculation books, PPP – Pedagogical Political Project – of the school, apt legislation, CONAE reports, of ENEJAS of the EJA FORUNS, and of the CONFINTEAS and also, reports that were produced by the own MEC and SEED/PR about the EJA theme. The aim was to analyze the public policy in Young and Adults Education – EJA, implemented in Paraná stem from the creation of CESVEL (Supplementary Studies Center), and today named CEEBJA – State Center for Young and Adults Basic Education - Teacher Joaquina Mattos Branco, Cascavel, Paraná, to understand if the historical demand created, a demand of Young, adult and old people needing a different education method, according to their ages, their time, profiles and prospect, is being met by a education method proposed and developed, in Paraná specifically in CEEBJA, therefore providing the verification of the effectiveness of the policy adopted for the access and permanency to a population that haven‟t had an opportunity to attend the ordinary school in the so called suitable age. This way, it was analyzed the public policy in Young and Adults Education – EJA, implemented in Paraná since 1984, specifically in CEEBJA, considering the way it‟s organized, the students‟ profile that seek for it, the historical need for its existence and the offer of this teaching modality. It could be seen that, by the own reports of the public organs and the social organisms that discuss the education, mainly EJA, that since the beginning of this school, proposed to attend those ones who couldn‟t attend the ordinary school, it was little encouraged. Has it improved? Some points have, but many of them are still out of schools, at an „old‟ age, with few years at school or not even literate.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Edineia Teixeira (edineia.teixeira@unioeste.br) on 2018-02-21T17:37:51Z No. of bitstreams: 2 Jose_Peletti2016.pdf: 2830928 bytes, checksum: 2192084363afdb5e1eec1217dda4d2fe (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-02-21T17:37:51Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Jose_Peletti2016.pdf: 2830928 bytes, checksum: 2192084363afdb5e1eec1217dda4d2fe (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2016-08-12eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Comunicação e Artespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectPolítica educacionalpor
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospor
dc.subjectPerfil do profissional e educandos da EJA e Sociedadepor
dc.subjectEducational policyeng
dc.subjectEducation for Young and Adultseng
dc.subjectProfile of the Professional and students of EJA and Societyeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA política educacional para EJA – educação de jovens e adultos: o CEEBJA – centro estadual de educação básica para jovens e adultos – professora Joaquina Mattos Branco – Cascavel – Paranápor
dc.title.alternativeThe educational policy for EJA – Education for Young and Adults: CEEBJA – Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos – Professora Joaquina Mattos Branco - Cascavel – Paranáeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Mestrado em Educação(CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Jose_Peletti2016.pdfTexto completo2.76 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons