Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/3357
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorLoureiro, Daniel Zampieri-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5825434531146122por
dc.contributor.advisor1Klüber, Tiago Emanuel-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5540300916224438por
dc.contributor.referee1Klüber, Tiago Emanuel-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5540300916224438por
dc.contributor.referee2Vertuan, Rodolfo Eduardo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7270314006427713por
dc.contributor.referee3Ciani, Andréia Büttner-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8781713201857857por
dc.date.accessioned2018-02-20T19:22:50Z-
dc.date.issued2016-03-08-
dc.identifier.citationLOUREIRO, Daniel Zampieri. Abordagem do conteúdo matemático em Modelagem Matemática na Educação Matemática: um metaestudo das produções didático pedagógicas do Programa de Desenvolvimento Educacional – PDE/PR. 2016. 154 f. Dissertação ( Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2016.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br/handle/tede/3357-
dc.description.resumoConsiderando a preocupação, advinda da formação inicial, em compreender como vêm sendo abordados os conteúdos matemáticos, em diferentes metodologias e sobre diferentes perspectivas, o texto dissertativo apresentado reflete o interesse em iluminar a obscuridade do que nos sensibiliza. Assim, aliamos a temática – abordagem de conteúdo – à tendência da Modelagem Matemática na Educação Matemática. Essa, por sua vez, tem ganhado importância nos últimos anos, o que pode ser verificado pela diversidade de eventos que a comunidade acadêmica e científica tem promovido, além de uma diversidade de publicações e trabalhos técnicos - dissertações e teses - produzidos sob essa orientação. O interesse pela tendência pode se justificar pela sua dinamicidade, pelas alternativas proporcionadas através de diferentes concepções, pelas reflexões desenvolvidas no interior do grupo de pesquisa a que somos vinculados e pelos estudos desenvolvidos e que revelam caminhos que ainda não foram percorridos. Nesse sentido, levando-se em conta nossa motivação inicial e a tendência em questão, é conveniente estabelecer uma relação de coexistência, ou seja, buscamos investigar a abordagem de conteúdos matemáticos em atividades desenvolvidas à luz da Modelagem Matemática. Para tanto, optamos por lançar olhar para as atividades desenvolvidas no âmago do Programa de Desenvolvimento Educacional – PDE, entendendo que pesquisas nesse sentido são ainda incipientes. Para tanto, nossa pesquisa se sustenta na interrogação “O que se mostra da abordagem dos conteúdos matemáticos nas produções didático-pedagógicas dos professores PDE, que apresentaram como temática principal, o trabalho com Modelagem Matemática?”. Destacamos que a pesquisa afina-se ao modo qualitativo de proceder, apoiada numa diversidade de procedimentos. A postura por nós assumida é a fenomenológica-hermenêutica, já que buscamos ir-à-coisa-mesma, olhar o fenômeno tal como ele se manifesta. O caminho a ser trilhado é iluminado a partir de nossa interrogação e essa nos direciona para os trabalhos desenvolvidos pelos professores PDE, mais precisamente os artigos finais. Enfatizamos, porém, que buscamos aqueles que trazem em seu escopo o desenvolvimento de práticas de Modelagem Matemática, já que esses podem ser entendidos como um meio pelo qual temos a possibilidade de acessar nosso objeto de pesquisa – abordagem dos conteúdos matemáticos –, frente a isso, nossa pesquisa assume um caráter de metapesquisa, ou seja, a pesquisa que incide sobre a pesquisa. Cabe mencionar que as análises desenvolvidas foram efetuadas a partir do software Atlas t.i. o qual é caracterizado como uma ferramenta de análise qualitativa. Destacamos que a sua dinamicidade depende “única e exclusivamente” da postura assumida pelo pesquisador. Levando-se em conta a postura assumida por nós e o “ferramental” disponível para análise, buscamos as reduções – epoché – que culminam em grandes convergências – categorias –, que foram descritas e, na sequência, interpretadas em um metatexto, buscando a totalidade daquilo que se mostrou das categorias à luz de nossa interrogação. Nessa direção, revelou-se diferentes aspectos sobre a abordagem dos conteúdos em atividades de modelagem. Esses aspectos dizem, de abordagens efetivas, em que a apropriação do conhecimento se concretiza, tanto no que tange ao professor quanto ao aluno. Porém, dizem também, de abordagens inócuas, até mesmo descaracterizadas. Ao que se mostra, a abordagem dos conteúdos é oriunda da relação do professor PDE com o orientador, da literatura utilizada em Modelagem Matemática na Educação Matemática, dos recursos utilizados para a abordagem dos conteúdos matemáticos, da compreensão da própria Modelagem Matemática e, de outros aspectos no trabalho com conteúdos em atividades de modelagem.por
dc.description.abstractConsidering the concern, arising from the initial teacher education, to understand how the mathematical contents have been addressed, in different methodologies and different perspectives, the argumentative text reflects the interest in illuminating the darkness of sensitizes us. Thus, we combine the theme - content approach - to Mathematical Modeling in Mathematics Education tendency. This, in turn, has gained importance in recent years, which can be verified by the diversity of events that the academic and scientific community has promoted, in addition to a variety of publications and technical works - dissertations and theses - produced under this guidance. The Interest in the trend can be justified by their dynamism, by alternatives provided through different conceptions, the reflections developed within the research group and studies that reveal ways that have not been covered. In this sense, taking into account our initial motivation and the tendency in question, it is appropriate to establish a relationship of coexistence, that is, we seek to investigate the approach of mathematical content in activities of Mathematical Modeling. Therefore, we chose to look at the activities of the Educational Development Program - PDE, understanding that research here is still incipient. Therefore, our research is based on the question "What is shows the approach of mathematical content in the didactic and pedagogical production of PDE teachers, who presented the main theme, the Mathematical Modeling?" We emphasize that the research thins to the qualitative way of proceeding, supported by a variety of procedures. The position assumed by us is the phenomenological-hermeneutics, as we seek to go-tothing- same, look at the phenomenon as it manifests itself. The way to go is illuminated from our question and this leads us to the work done by PDE teachers, more precisely the final articles. We emphasize, however, we seek those who bring in their scope the development of mathematical modeling practices, as these can be understood as a means by which we are able to access our research object - approach to mathematical content -, to this, our research takes on a metasearch character, that is, research that focuses on the research. It is worth mentioning that the developed analyzes were performed from the Atlas T.i. software which is characterized as a qualitative analysis tool. We point out that their dynamics depends "solely" the stance taken by the researcher. Taking into account the stance taken by us and the "tools" available for analysis, we seek the -epoché- reductions that culminate in large convergences - categories - which have been described and, as a result, interpreted in a metatext, seeking all what proved to be the categories in the light of our question. In this direction, it proved different aspects of the content approach to Modeling activities. These aspects say, effective approaches in the appropriation of knowledge is realized, both with respect to the teacher and the student. But they also say, innocuous approaches, even disfigured. When shown, the approach of the content comes from the PDE teacher's relationship with the supervisor, the literature used in Mathematical Modeling in Mathematics Education, the resources used to address the Mathematical content, understanding of own Mathematical Modeling and other aspects of working with content in Modeling activities.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Edineia Teixeira (edineia.teixeira@unioeste.br) on 2018-02-20T19:22:50Z No. of bitstreams: 2 Daniel_Loureiro2016.pdf: 1821297 bytes, checksum: 807990a1e6fc8114c5f56efed0175fd9 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-02-20T19:22:50Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Daniel_Loureiro2016.pdf: 1821297 bytes, checksum: 807990a1e6fc8114c5f56efed0175fd9 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2016-03-08eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Comunicação e Artespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectMetodologias de Ensinopor
dc.subjectMetapesquisapor
dc.subjectEnsino de Ciências e Matemáticapor
dc.subjectFenomenologiapor
dc.subjectTeaching methodologieseng
dc.subjectMetasearcheng
dc.subjectScience and Mathematics Educationeng
dc.subjectPhenomenologyeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleAbordagem do conteúdo matemático em Modelagem Matemática na Educação Matemática: um metaestudo das produções didático pedagógicas do Programa de Desenvolvimento Educacional – PDE/PRpor
dc.title.alternativeApproach to Mathematical content in Mathematical Modeling in Mathematics Educationeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Mestrado em Educação(CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Daniel_Loureiro2016.pdfTexto completo1.78 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons