Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/3260
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorScher, Aline Juliana-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0712661500688785por
dc.contributor.advisor1Oliveira, Edson Marques-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7211302835649885por
dc.contributor.referee1Oliveira, Edson Marques-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7211302835649885por
dc.contributor.referee2Cesconeto, Eugênia Aparecida-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7970756374755211por
dc.contributor.referee3Prates, Angela Maria Moura Costa-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4400117915574015por
dc.date.accessioned2017-12-19T19:46:31Z-
dc.date.issued2017-08-18-
dc.identifier.citationSCHER, Aline Juliana. Acesso e permanência estudantil na Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Realeza-PR: uma equação possível?. 2017. 154 f. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Toledo, 2017.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br/handle/tede/3260-
dc.description.resumoEsta Dissertação, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Serviço Social (nível Mestrado) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, apresenta os resultados de uma investigação que teve o objetivo de analisar se após o acesso à Universidade, os programas de Assistência estudantil têm conseguido garantir a permanência e a conclusão de curso dos acadêmicos da Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Realeza. A pesquisa caracteriza-se como estudo de caso e utiliza como técnicas a pesquisa bibliográfica e documental. Foram analisados documentos internos da Universidade, como relatórios, editais e históricos escolares. A documentação do universo de participantes dos programas de assistência foi pesquisada, totalizando 572 (quinhentos e setenta e dois) estudantes que estiveram inseridos nos programas de auxílios socioeconômicos entre 2010 e 2016. A trajetória acadêmica no curso e sua participação nos programas foram analisadas e os registros feitos em planilha eletrônica. O tratamento estatístico permitiu o cruzamento de dados e a elaboração de gráficos e relatórios. Os resultados apontaram que o perfil dos acadêmicos assistidos é composto majoritariamente por mulheres, 59,8% do total de participantes são jovens, possuíndo entre 21 e 25 anos no momento da pesquisa; 91,4% são oriundos da Região sul, dos quais 78,5% são paranaenses; e 92,5% ingressaram na universidade por meio do ENEM. Do total de estudantes atendidos pelos programas, 1,6% trancaram matrícula; 1,7% realizaram transferência de curso dentro do campus; 26% concluiram a graduação, 22% desligaram-se da instituição e 48,6% permanecem com vínculo ativo, dos quais 56% apresentam retenção. Por fim, a investigação evidenciou que grande parcela dos estudantes permanecem na instituição. Se somados os índices de permanência e conclusão de curso, observa-se que os resultados têm sido positivos. No entanto, a taxa de retenção é alta, o que permite concluir que os objetivos elencados pelo PNAES e o Programa de Auxílios socioeconômicos da UFFS têm sido alcançados parcialmente. Os resultados permitem inferir que a instituição deve incidir mais ativamente sobre as questões relacionadas aos processos pedagógicos e de ensino-aprendizagem, bem como outras demandas e dificuldades apresentadas pelo corpo discente que possam prejudicar seu desempenho e a qualidade do processo formativo.por
dc.description.abstractThis dissertation is the result of the research developed in the Stricto Sensu Post-Graduation Program in Social Service (Master level) of the Universidade Estadual do Oeste do Paraná and presents the results of an investigation that had the objective of analyzing whether after access to the University, the student assistance programs have been able to guarantee the permanence and the completion of course the academics of the Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Realeza. The research is characterized as a case study and uses bibliographic and documentary research as techniques. Internal documents of the University were analyzed, such as reports, edicts and school histories. The documentation of the universe of participants in the assistance programs was researched, totaling 572 (five hundred and seventy-two) students who were included in the socio-economic aid programs between 2010 and 2016. The academic career on the course and their participation in the programs were analyzed and the records made in the spreadsheet. Statistical analysis allowed data to be crossed and graphs and reports were prepared. The results showed that the profile of the assisted students is composed mainly of women, 59.8% of the total of participants are young, having between 21 and 25 years old at the time of the research; 91.4% come from the Southern Region, of which 78.5% are from Paraná state; And 92.5% entered the university through ENEM. Of the total number of students enrolled in the programs, 1.6% locked registration; 1.7% did a course transfer on campus; 26% graduated, 22% retired from the institution and 48.6% remained active, of which 56% were retained. Finally, the investigation showed that a large part of the students remain in the institution. If we add the indices of permanence and completion of course, we can observe that the results have been positive. However, the retention rate is high, which leads to the conclusion that the objectives of the PNAES and the UFFS Socioeconomic Aid Program have been partially achieved. The results allow us to infer that the institution should focus more actively on the issues related to teaching and learning processes, as well as other demands and difficulties presented by the student body that could impair their performance and the quality of the formation process.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Marilene Donadel (marilene.donadel@unioeste.br) on 2017-12-19T19:46:31Z No. of bitstreams: 1 Aline_J_Scher_2017.pdf: 1792038 bytes, checksum: 59ba8debdda83af31593307324232fe8 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-12-19T19:46:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Aline_J_Scher_2017.pdf: 1792038 bytes, checksum: 59ba8debdda83af31593307324232fe8 (MD5) Previous issue date: 2017-08-18eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Sociais Aplicadaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Serviço Socialpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.subjectAcessopor
dc.subjectPermanênciapor
dc.subjectAssistência estudantilpor
dc.subjectUFFSpor
dc.subjectHigher educationeng
dc.subjectAccesseng
dc.subjectPermanenceeng
dc.subjectStudent assistanceeng
dc.subject.cnpqTOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::ENSINO PROFISSIONALIZANTEpor
dc.titleAcesso e permanência estudantil na Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Realeza-PR: uma equação possível?por
dc.title.alternativeStudent access and permanence at the Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Realeza/Paraná/Brazil: a possible equation?eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusToledopor
Appears in Collections:Mestrado em Serviço Social (TOL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Aline_J_Scher_2017.pdf1.75 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.