Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/3094
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCavalheiro, Kaline-
dc.contributor.advisor1Alves, Lourdes Kaminski-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2502060350876295por
dc.contributor.referee1Silva, Acir Dias da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6902191554348937por
dc.contributor.referee2Tofalini, Luzia Aparecida Berloffa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8271859827025848por
dc.date.accessioned2017-09-28T17:54:25Z-
dc.date.issued2017-02-20-
dc.identifier.citationCAVALHEIRO, Kaline. Autobiografia e memória de Gabriel García Márquez: ficcionalização de si. 2017. 91 f. Dissertação (Mestrado - Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2017.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br/handle/tede/3094-
dc.description.resumoOs estudos autobiográficos e da escrita de si constituem-se em uma vertente do campo dos estudos da linguagem, da literatura e das artes cada vez mais crescente nas ultimas décadas. Este gênero de escrita permite aos autores refletirem sobre a experiência da escritura, acionarem memórias individuais e coletivas e ao mesmo tempo refletirem sobre a própria obra e sobre a literatura. A literatura latino americana tem sido um campo fértil para pesquisas com este foco, a exemplo da obra de Gabriel Garcia Márquez. A produção deste gênero nos apresenta um contexto literário que abrange ao mesmo tempo uma escrita crítica e uma escrita criativa, nos textos os autores fundem diferentes estilos de escritas deixando aparecer um texto híbrido. Refletindo sobre autobiográficos e da escrita de si, a presente pesquisa explora estes gêneros onde o ficcional e histórico se fundem a exemplo de autobiografia, memória, relatos, reportagens, entrevistas que revelam o sujeito escritor. Tomamos, aqui, a obra de G. G. Márquez com o foco na análise de sua autobiografia Viver Para Contar (2002). Como complemento para nossa análise, no âmbito da escrita ficcional temos as obras A incrível e triste história da Cândida Erêndira e sua avó desalmada (1972), Relato de um Náufrago (1970) e Crônica de uma Morte Anunciada (1981) que contemplam aspectos da autobiografia e da memória coletiva e captam dados da história e do contexto colombiano. O estudo destes textos nos permite verificar como G. G. Márquez reelabora a historicidade de seu tempo nas obras ficcionais. A partir das leituras e análises realizamos uma reflexão sobre a potencialidade da autobiográfica ou escrita de si, em conjunto com os textos ficcionais, para a compreensão do contexto histórico Latino Americano e sobre o papel dos intelectuais que vivenciaram a história das ditaduras latino-americanas e que tiveram que se reinventar e reelaborar estratégias de escrita e expressão do pensamento. Nossa contribuição com a presente pesquisa é que observado o processo de escritura de G. G. Márquez, verificamos que há uma fusão e por que não dizer justaposição entre as categorias autor, personagem e narrador na confluência entre autobiografia, memória e ficção, por isso denominamos de autoescrita, sendo, justamente este modo de narrar bastante expressivo na obra de G. G. Márquez. O tema da presente dissertação se propõe a refletir sobre a relação imbricada entre história e literatura na obra do autor, um tecido que revela diversas camadas do real, do imaginado, da história oficial e da memória pessoal. Intenta-se apresentar o autor não apenas como um construtor da obra literária, mas como construtor de um pensamento crítico articulando obra, vida social e práticas culturais contemporâneas em conjunto com sua escrita híbrida que vai do real, ao imaginário, memorialístico, histórico, critico, entre outros gêneros que se aproximam. Para realizar este estudo refletimos sobre as teorias de construções autobiográficas, partindo das definições de Philippe Lejeune (2008), aprofundando esta base teórica, avançamos para outras abordagens, a exemplo de Paul Ricoeur (2007), Diana Klinger (2012), entre outros. Estas abordagens teóricas iluminam o corpus selecionado para esta pesquisa, a exemplo das escritas de si no processo de reelaboração da memória pessoal e do movimento da história e seu contexto captados.por
dc.description.abstractThe autobiographical and self-written studies constitute a branch of the field of language studies, literature and the arts that has been increasing in recent decades. This genre of writing allows authors to reflect on the experience of writing, to trigger individual and collective memories, and at the same time to reflect on the work itself and literature. Latin American literature has been a fertile field for research with this focus, such as the work of Gabriel Garcia Marquez. The production of this genre presents us with a literary context that encompasses both critical writing and creative writing, in the texts the authors merge different styles of writing, allowing a hybrid text to appear. Reflecting on autobiographical and self-writing, the present research explores these genres where the fictional and historical merge to the example of autobiography, memory, reports, reports, interviews that reveal the subject writer. We take here the work of G. G. Márquez with the focus on the analysis of his autobiography Viver Para Contar (2002). As a complement to our analysis, in the scope of fictional writing we have the works A incrível e triste história da Cândida Erêndira e sua avó desalmada (1972), Relato de um Náufrago (1970) and Crônica de uma Morte Anunciada (1981) that contemplate aspects of Autobiography, collective memory and explore the data from the Colombian context and history. The study of these texts allows us to verify how G. G. Márquez re-elaborates the historicity of his time in the fictional works. From the readings and analyzes, we carried out a reflection on the potential of the autobiographical or self-written, together with the fictional texts, to understand the Latin American historical context and the role of intellectuals who have lived the history of Latin American dictatorships and Who had to reinvent themselves and reelabor strategies of writing and the expression of thought. Our contribution with the present research is that in observing the writing process of G. G. Márquez, we verified that there is a fusion and why not to say juxtaposition between the categories author, character and narrator in the confluence between autobiography, memory and fiction, by what we call autowriting , Being precisely this way of narrating quite expressive in the work of G. G. Marquéz. The theme of this dissertation proposes to reflect on the imbricated relationship between history and literature in the author 's work, a fabric that reveals several layers of the real, imagined, official history and personal memory. It attempts to present the author not only as a constructor of the literary work, but as a constructor of a critical thinking articulating work, social life and contemporary cultural practices together with his hybrid writing that goes from the real to the imaginary, memorialistic, historical, critical , Among other genres that are approaching. In order to carry out this study we reflect on the theories of autobiographical constructions, starting from the definitions of Philippe Lejeune (2008), deepening this theoretical basis, we advance to other approaches, like Paul Ricoeur (2007), Diana Klinger (2012), among others. These theoretical approaches illuminate the corpus selected for this research, as the self-writing in the process of reworking personal memory and the movement of history and its context captured.por
dc.description.provenanceSubmitted by Neusa Fagundes (neusa.fagundes@unioeste.br) on 2017-09-28T17:54:25Z No. of bitstreams: 1 Kaline_Cavalheiro2017.pdf: 870951 bytes, checksum: 2d0d5cb52f9316a09479b95045a9c009 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-09-28T17:54:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Kaline_Cavalheiro2017.pdf: 870951 bytes, checksum: 2d0d5cb52f9316a09479b95045a9c009 (MD5) Previous issue date: 2017-02-20eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Comunicação e Artespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectGabriel García Márquezpor
dc.subjectAutobiografiapor
dc.subjectEscrita de sipor
dc.subjectMemóriapor
dc.subjectHistóriapor
dc.subjectTextos híbridospor
dc.subjectGabriel García Márquezeng
dc.subjectAutobiographyeng
dc.subjectSelf-writingeng
dc.subjectMemoryeng
dc.subjectHistoryeng
dc.subjectHybrid textseng
dc.subject.cnpqLETRAS::TEORIA LITERARIApor
dc.titleAutobiografia e memória de Gabriel García Márquez: ficcionalização de sipor
dc.title.alternativeAutobiography and memory of Gabriel García Márquez: fictionalisation of yourselfeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Mestrado em Letras (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Kaline_Cavalheiro2017.pdf850.54 kBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.