Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/2940
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorBalla, Cristiane de Bastiani-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3892706392415166por
dc.contributor.advisor1Moraes, Denise Rosana da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8181629756218639por
dc.contributor.referee1Moraes, Denise Rosana da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6545283027670184por
dc.contributor.referee2Teruya, Teresa Kasuko-
dc.contributor.referee3Ozelame, Josiele Kaminski Corso-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8181629756218639por
dc.contributor.referee4André, Tamara Cardoso-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/9519719491233229por
dc.date.accessioned2017-08-25T18:10:27Z-
dc.date.issued2016-12-21-
dc.identifier.citationBALLA, Cristiane de Bastiani. Mídia e educação: representações culturais de professoras e professores da educação básica. 2016. 117 f. Dissertação (Mestrado em Sociedade, Cultura e Fronteiras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná,Campus de Foz do Iguaçu, 2016.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br/handle/tede/2940-
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo tratar do tema das representações e, para isso, discutir a mídia como artefato cultural no campo educacional, mais especificamente, na escola. Assim, o objeto deste estudo é investigar como os/as professores/as representam e produzem significados acerca da inserção da mídia em sua ação educativa e, com isso, problematizar a mídia, sua representação na educação e na prática pedagógica de professores/as de uma escola pública de educação básica. Investiga, ainda, como a escola, diante da sociedade contemporânea, que influencia a identidade cultural, oferece diferentes meios de socialização, ao mesmo tempo em que promove o descentramento da cultura. A pesquisa é de cunho qualitativo e se assenta em referenciais teóricos cuja concepção contempla os Estudos Culturais. Esse campo teórico tem raízes no materialismo cultural, pois engloba a mídia, bem como faz análise dos meios de comunicação e tem grande contribuição de pesquisadores que se debruçam a investigar essas relações, configurando-se um campo eminentemente interdisciplinar. A metodologia consistiu em aplicação de entrevista semiestruturada, a um grupo de professores/as a fim de conhecer, em primeira aproximação, as suas representações sobre a inserção das mídias no contexto educacional. A partir das respostas seguiu-se análise desses dados obtidos e que subsidiaram uma resposta ao problema inicial da pesquisa, que indaga: De que forma os artefatos culturais contribuem para a organização do trabalho pedagógico de professores/as da educação básica? ─Quais são as representações sobre a sua inserção na escola? Os resultados da análise das entrevistas mostraram que a inserção das mídias nos espaços escolares pode contribuir de forma significativa para a melhoria da aprendizagem, bem como para melhor acesso à ciência por seus mais variados meios, contribuindo tanto para alunos/as quanto para os/as professores/as em sua organização do trabalho pedagógico.por
dc.description.abstractThis research aims at the representations, discussing the media in the educational field, more specifically in the school. It investigates how the teachers represent and produce meanings about the insertion of the media in their educational action, thereby problematizing the media, their representation in the education and pedagogical practice of teachers in a public basic education school. It also investigates how the school in the face of contemporary society, which influences cultural identity, offers different means of socialization, while at the same time promoting the decentering of culture. The research, of a qualitative nature, is based on theoretical references whose conception contemplates the Cultural Studies. This theoretical field has roots in cultural materialism, as it encompasses the media as well as media analysis and has a great contribution by researchers who investigate these relationships by forming an eminently interdisciplinary field. As a methodology it is proposed semi-structured interviews aimed at a group of teachers in order to know in the first approximation their representations about the insertion of the media in the educational context followed by data analysis that subsidized the answer to the initial problem of the research, Which asks: "How do teachers represent and produce meanings about the insertion of the media into their educational action? The results of the analysis of the interviews showed that the insertion of the media in the school spaces can contribute in a significant way with the improvement of the learning as well as, access to science through its varied means contributing to both students and teachers in their organization of pedagogical work.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Miriam Lucas (miriam.lucas@unioeste.br) on 2017-08-25T18:10:27Z No. of bitstreams: 2 Cristiane Balla 2016.pdf: 962703 bytes, checksum: c245cdcca70bea7bc8abf28adb57111c (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-08-25T18:10:27Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Cristiane Balla 2016.pdf: 962703 bytes, checksum: c245cdcca70bea7bc8abf28adb57111c (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2016-12-21eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Letras e Saúdepor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectMídiaspor
dc.subjectRepresentaçõespor
dc.subjectProfessorespor
dc.subjectMediaeng
dc.subjectRepresentationseng
dc.subjectTeacherspor
dc.subject.cnpqSociedade, Cultura e Fronteiraspor
dc.titleMídia e educação: representações culturais de professoras e professores da educação básica.por
dc.title.alternativeMedia and education: cultural representations of teachers and teachers of basic education.eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusFoz do Iguaçupor
Appears in Collections:Mestrado em Sociedade, Cultura e Fronteiras (FOZ)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Cristiane_Balla_2016.pdf940.14 kBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons