Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.unioeste.br/handle/tede/2586
Tipo do documento: Dissertação
Title: O adolescente infrator na mídia TV: diálogos interdisciplinares.
Other Titles: El adolescente infractor en los medios de TV: diálogos interdisciplinario
Autor: Marinoski, Laura Duarte 
Primeiro orientador: Moraes, Denise Rosana da Silva
Primeiro membro da banca: Ozelame, Josiete Kaminski Corso
Segundo membro da banca: Muller, Verônica Regina
Terceiro membro da banca: Dittrich, Ivo José
Resumo: O mundo vem sendo transformado pelas tecnologias, mais precisamente, a partir do século XIX, em que as mídias se acentuaram no cotidiano, intervindo de maneira direta na sociedade; a mídia televisiva tem possibilitado mudanças significativas nos padrões de vida, pois reestrutura poderosamente as formas de acesso à informação e à comunicação. A pesquisa tem como objeto analisar a construção da identidade do adolescente em conflito com a lei na mídia televisão, tendo em vista o grande alcance que essa mídia tem sobre a população e o capital simbólico do qual é dotada, a ponto de tornar-se autoridade em muitos assuntos. Evidenciamos a luz dos Direitos Humanos e dos Estudos Culturais, o caminho interdisciplinar desta pesquisa, que tem como pressuposto interrogar a seguinte questão: De que maneira a mídia televisão influencia na construção da identidade do adolescente infrator? Neste escopo, com base nos modos de endereçamento (Ellsworth, 2001) analisa o movimento cultural que a televisão privilegia seus porta vozes, e consequentemente, sua significância à manutenção das relações vigentes e, nesse contexto, a ausência de problematizações sobre o adolescente com direitos violados e a forte influência para a redução da maioridade penal. Como resultado aborda questões fundamentais a serem debatidas, principalmente no campo da educação e da formação docente. Aproxima ainda a universidade, por meio da pesquisa, à escola.
Abstract: El mundo viene siendo transformado por las tecnologias, más precisamente, a partir del siglo XIX, en que médios de comunicación se acentuaran en el cotidiano, interviniendo significativamente en los padrones de vida, pues reetrutucraran poderosamente las formas de aceder la información y comunicación. Así, la investigación tiene como su objetivo, analizar la construción de la identidade del adolescente infractor em el médio televisivo, teniendo em cuenta su gran alcance sobre la población y el capital simbólico del cual eres dotado, al punto de tornarse autoridade em muchos assuntos. Evidenciamos a luz de los Derechos Humanos y de los Estudios Culturales, el caminho interdisciplinario de esta investigación, que detiene como presupuesto interrogar la siguiente cuestión: esta investigación, que detiene como presupuesto interrogar la siguiente cuestión: De cual manera el medio televisión influencia em la construción de la identidad del adolescente infrator? Em esto objetivo, com base los modos de direccionalidad analisa el movimento cultural que la televisión privilegia sus portavoces, y consecuentemente, su significación em la manutención de las relaciones vigentes y, em este contexto, la ausência de problematización sobre el adolescente infractor y la influencia para reducir la mayoridad penal.
Keywords: Interdisciplinaridade
Identidade
Formação de professores
Mídia TV.
Identidad
Interdisciplinaria
Medio TV.
CNPq areas: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS:COMUNICACAO
Idioma: por
País: BR
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Parana
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação, Letras e Saúde
Program: Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiras
Campun: Foz do Iguaçu
Citation: MARINOSKI, Laura Duarte. O adolescente infrator na mídia TV: diálogos interdisciplinares. 2016. 141 f. Dissertação (Mestrado em Sociedade, Cultura e Fronteiras) - Universidade Estadual do Oeste do Parana, Foz do Iguaçu, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/2586
Issue Date: 26-Feb-2016
Appears in Collections:Mestrado em Sociedade, Cultura e Fronteiras (FOZ)

Files in This Item:
File SizeFormat 
Laura_Marinoski_2016.pdf1.04 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.