Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/2548
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorLegnani, Andréa Marcia-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1440616005823127por
dc.contributor.advisor1Martins, Fernando José-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5242496231137438por
dc.contributor.referee1Santos, José Carlos dos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8774702624197992por
dc.contributor.referee2Silva, Fabricio Pereira da-
dc.date.accessioned2017-07-10T19:07:24Z-
dc.date.available2014-07-15-
dc.date.issued2014-02-24-
dc.identifier.citationLEGNANI, Andréa Marcia. A concepção de integração da América Latina presente nas práticas educativas da Escola Latino Americana de Agroecologia. 2014. 137 f. Dissertação (Mestrado em Sociedade, Cultura e Fronteiras) - Universidade Estadual do Oeste do Parana, Foz do Iguaçu, 2014.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/2548-
dc.description.resumoO presente estudo aborda a temática da integração da América Latina na perspectiva da Escola Latino-Americana de Agroecologia (ELAA). Trabalha, como categorias centrais de estudo, a Integração da América Latina e os Movimentos Sociais, com o objetivo de compreender e analisar a concepção de integração latino-americana presente nas práticas educativas da ELAA. Os debates sobre integração da América Latina estão focados no âmbito econômico; este estudo procura dar uma ideia do que seria a integração econômica, pois é central apresentar uma concepção a partir da integração dos povos. O primeiro capítulo, Integração da América Latina: Conceito, História, Acordos e Tratados estabelece um plano teórico que propicia um entendimento do objeto de estudo, fazendo um resgate histórico da ideia de América Latina, bem como da ideia de sua integração, levantando o debate em torno da integração versus fragmentação, procurando apresentar uma síntese dos principais projetos integracionistas implantados na América Latina desde a década de 1960 até os dias atuais. No segundo capítulo, A Categoria Movimentos Sociais e a Integração da América Latina , o objetivo é trabalhar a categoria Movimentos Sociais, apresentando um conceito do que se entende aqui por Movimento Social, trazendo um pouco da trajetória dos movimentos sociais na América Latina, descrevendo e analisando a integração latino-americana, principalmente sob o prisma do MST, correlacionado a seus princípios educativos. O terceiro capítulo, A Concepção de Integração da América Latina sob a Perspectiva da Escola Latino Americana de Agroecologia (ELAA) , apresenta a ELAA e sua dinâmica, vinculando à descrição, à compreensão e análise da concepção de integração da América Latina na perspectiva da Escola, buscando apreender, em suas práticas educativas, como é trabalhada esta temática. A concepção de integração da América Latina para a ELAA, presente em suas práticas educativas, é de uma integração entre os povos proporcionada pelo intercâmbio de conhecimentos e experiências, com preservação das culturas e soberania dos países, tendo a educação um papel fundamental de contribuição para essa integração.por
dc.description.abstractThis study addresses the theme on the Latin America integration from the Latin American School of Agroecology (ELAA) perspective. It deals with a central category of study the Integration of Latin America and Social Movements in order to understand and analyze the design of Latin American integration in the educational practices of ELAA. The debates on Latin America integration are focused on economic aspects; the study is aimed at presenting an idea of what would be the economic integration, as it is important to present a concept based on the integration of people. The first chapter, "Integration of Latin America: Concepts, History, Treaties and Agreements", establishes a theoretical plan that provides an understanding of the subject matter, making a historical review of the Latin America idea, as well as the idea of its integration, raising the debate on integration versus fragmentation, thus seeking to provide a summary of the main integrationist projects implemented in Latin America since 1960. In the second chapter, "The Social Movements Category and the Integration of Latin America", our goal is to work the Social Movements category by introducing a concept seen as a Social Movement, bringing a little of the trajectory of social movements in Latin America, describing and analyzing Latin American integration, specially under through the prism of MST (Landless Workers' Movement), correlated to their educational principles. The third chapter, "The Conception of the Latin America Integration from the Latin American School of Agroecology (ELAA) perspective", presents ELAA and its dynamics, connected to the description, understanding and analysis of the concept of Latin America integration from the School perspective, and seeking to apprehend, in their educational practices, how such theme works. The concept of Latin America integration to ELAA in their educational practices is the integration between the peoples, provided by the exchange of knowledge and experiences, with preservation of cultures and the sovereignty of countries, as education plays a key role in contributing to such integration.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-10T19:07:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao ANDREA Legnani2.pdf: 2585809 bytes, checksum: 500ce584859410915ccdc912e835df8e (MD5) Previous issue date: 2014-02-24eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranapor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Letras e Saúdepor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectAmérica Latinapor
dc.subjectmovimento socialpor
dc.subjectintegraçãopor
dc.subjectLatin Americaeng
dc.subjectsocial movementeng
dc.subjectintegrationeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS:SOCIOLOGIApor
dc.titleA concepção de integração da América Latina presente nas práticas educativas da Escola Latino Americana de Agroecologiapor
dc.title.alternativeThe concept of integration in Latin America in the educational practices of Latin American School of agroecologyeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusFoz do Iguaçupor
Appears in Collections:Mestrado em Sociedade, Cultura e Fronteiras (FOZ)

Files in This Item:
File SizeFormat 
Andrea_Legnani_2014.pdf2.53 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.