Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/2528
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorBernardi, Eviliane-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7396141730972021por
dc.contributor.advisor1Sella, Aparecida Feola-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3297322988541357por
dc.date.accessioned2017-07-10T18:56:36Z-
dc.date.available2012-07-12-
dc.date.issued2012-03-09-
dc.identifier.citationBERNARDI, Eviliane. Analysis of the anaphoric process in texts produced by students in the third year of High School of a public school in Cascavel-PR.. 2012. 143 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Oeste do Parana, Cascavel, 2012.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/2528-
dc.description.resumoEsta pesquisa tem por objetivo investigar o processo de referenciação realizado por meio das anáforas correferenciais recategorizadoras e não correferenciais nos textos pertencentes ao gênero redação escolar produzidos por alunos do terceiro ano do ensino médio de uma escola pública de Cascavel-PR e verificar de que maneira o produtor do texto lida com o processo de retomada em suas produções escritas, (re)construindo objetos-de-discurso, os quais permitem verificar juízos de valor e propostas argumentativas do produtor do texto. Para isso, procedeu-se à seleção e a uma análise do corpus constituído por textos produzidos por alunos do terceiro ano do ensino médio de uma escola pública de Cascavel-PR. Pautamo-nos em obras de autores fundamentados na perspectiva sociocognitiva e interacionista da linguagem, que consideram a linguagem uma forma de cognição sócio-histórica e de caráter eminentemente interativo, tais como Mondada e Dubois (2003), Koch (2005), Marcuschi (2007a, 2007b, 2007c), Apothéloz e Reichler-Béguelin (1995, 1999). Observamos que as expressões referenciais contribuem para elaborar o sentido, indicando pontos de vista, assinalando direções argumentativas, além de atuarem na progressão e na coesão textual. No decorrer da pesquisa, verificamos que a seleção dos elementos lexicais presentes nos textos representam formas de conceber não somente o tema proposto em sala de aula mas também de avaliação vinculada a um projeto discursivo dos locutores. Consideramos este estudo importante para o ensino, pois contribui para que o professor, a partir das considerações de que o processo de referenciação pode auxiliar na construção da argumentação, desenvolva a competência linguística do aluno para a produção textual.por
dc.description.abstractThis research aims to investigate the referentiation process performed by the recategorization coreferential anaphora and non-coreferential in texts belonging to the school essay genre, produced by students of the High School third year of a public school in Cascavel PR and we intend to investigate how the producer of the text deals with the process of recovery, (re) constructing discourse objects, that allow verifying judgments and argumentative proposals of the producer. For this, we proceeded to the selection and analysis of the corpus constituted by texts produced by students of the High School third year of a public school in Cascavel PR. The research is guided by works of authors based on the sociocognitive interactionist language conception, who consider the language as a form of socio-historical cognition and of interactive character, as Mondada e Dubois (2003), Koch (2005), Marcuschi (2007a, 2007b, 2007c), Apothéloz e Reichler-Béguelin (1995, 1999). We observed that the referential expressions contribute to elaborate the meaning, indicate points of view, point out argumentative directions, and act in the progression and textual cohesion. We noted that the lexical elements selection in the text represent ways of understanding not only the subject in the classroom but also evaluation linked to a discursive project of the speakers. We consider this study important for teaching, because it contributes to the teacher, considering that the referentiation process can assist in the construction of the argumentation, develop the language proficiency of students to the textual production.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-10T18:56:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Eviliane.pdf: 573493 bytes, checksum: 1e218b258f3ecb7a07fe00cf8666b748 (MD5) Previous issue date: 2012-03-09eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranapor
dc.publisher.departmentLinguagem e Sociedadepor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação "Stricto Sensu" em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectReferenciaçãopor
dc.subjectObjetos-de-discursopor
dc.subjectAnálise textual - Argumentaçãopor
dc.subjectSociocognitivismopor
dc.subjectCompetência linguísticapor
dc.subjectProdução textual Processo anafóricopor
dc.subjectreferentiationeng
dc.subjectdiscourse objectseng
dc.subjectsociocognitivismeng
dc.subjectargumentation.eng
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.titleAnálise do processo anafórico em textos produzidos por alunos do terceiro ano do ensino médio de uma escola pública de Cascavel- PR.por
dc.title.alternativeAnalysis of the anaphoric process in texts produced by students in the third year of High School of a public school in Cascavel-PR.eng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Letras (CVL)

Files in This Item:
File SizeFormat 
Eviliane.pdf560.05 kBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.